Insights

Conheça os 6 principais desafios da mobilidade corporativa

Wittel
Escrito por Wittel

A mobilidade corporativa é uma realidade dentro de empresas em todos os setores, mas a sua está adotando a tecnologia da melhor forma possível?

Apesar de todos os benefícios que a tecnologia móvel traz para um negócio, a falta de planejamento e uma implementação inadequada podem tornar os obstáculos ainda maiores e comprometer a eficiência da solução.

Quer entender como? Nós te contamos os 6 principais desafios para que você se prepare e os enfrente da melhor forma possível!

A importância da mobilidade corporativa

Investir em mobilidade hoje não é apenas uma praticidade para o trabalho e a comunicação de funcionários e diretores. Empresas em todo o mundo estão utilizando essa tecnologia como vantagem competitiva por meio de uma implementação estratégica.

A mobilidade corporativa reduz custos de deslocamento, aumenta a produtividade com a economia de tempo e processos remotos, além de exigir menos estrutura física, deslocando capital parado para o investimento em serviços.

Portanto, por melhor que seja o negócio, não apostar na tecnologia em um futuro próximo e se adaptar à nova realidade operacional com o uso de dispositivos móveis pode significar perder fôlego diante da concorrência, talvez o suficiente para que seja impossível recuperar o tempo perdido.

Os 6 principais desafios da mobilidade corporativa

Mas a adoção de tecnologia móvel dentro da empresa não pode ser feita de qualquer jeito. Dentre as vantagens que a mobilidade corporativa traz para o negócio, existem vários desafios que precisam ser levados em conta e trabalhados com cuidado para garantir o máximo proveito de um novo mercado. Veja os 6 principais:

1. Segurança

Apostar em uma mudança de processos para se adequar aos novos tempos significa uma mudança também na forma como a empresa lida com a segurança. O uso de sistemas colaborativos e remotos, além da adoção de BYOD para os funcionários adicionam dezenas de terminais, principalmente smartphones, que podem servir de brechas para ataques ou injeções de software malicioso.

A preocupação com segurança deve aumentar de acordo com a pulverização do sistema, ainda mais quando se lida com edição de dados corporativos e a comunicação remota entre equipes. Felizmente, bons softwares de gestão e parceiros tecnológicos oferecem suporte ativo e um time especializado para lidar com a proteção.

2. Uso adequado da tecnologia

Boa parte não só da segurança, mas também do ganho em produtividade e eficiência de uma empresa com soluções de mobilidade corporativa está ligada ao uso que é feito da tecnologia por todos os envolvidos.

Um grande desafio é criar, aplicar e cobrar termos de uso bem definidos sobre como usuários podem interagir com o sistema da empresa de forma confiável. Isso evita que, por exemplo, usuários loguem através de seus dispositivos fora do horário de trabalho, criando conflitos trabalhistas que podem atrapalhar o negócio no futuro.

No entanto, o maior problema enfrentado por empresas é chamado de Shadow IT, quando funcionários, seja por má fé ou descuido, utilizam aplicativos não autorizados pela TI para acessar arquivos confidenciais ou visualizar informações sensíveis.

Sem um cuidado especial com o uso da tecnologia, a operação corre riscos desnecessários e ainda pode perder performance pela interação não desejada entre softwares estranhos.

3. Monitoramento

A solução para garantir o uso adequado e a segurança na mobilidade corporativa é o monitoramento constante e automatizado do sistema. Empresas que apostam na tecnologia precisam de metodologia e ferramentas confiáveis para garantir que tudo esteja funcionando como o planejado.

Um bom monitoramento vem da busca por excelência em três etapas: uma coleta de dados eficiente, uma análise multidisciplinar e a geração de relatórios objetivos para que os gestores possam traçar metas de ajuste. A busca por esse tipo de eficiência garante uma empresa mais segura e produtiva.

4. Performance e disponibilidade

Mas não é apenas na parte de segurança que o uso remoto do sistema se mostra um desafio. Não basta ser confiável, a mobilidade corporativa deve mostrar uma performance satisfatória e estar disponível para uso na maior quantidade de tempo possível.

Essa se torna uma prioridade principalmente quando a empresa investe na tecnologia móvel para seu contact center. Seja para a comunicação interna ou atendimento ao público, um sistema instável com infraestrutura insuficiente pode comprometer a operação, causar prejuízos financeiros e até manchar a credibilidade da companhia no mercado.

5. Gerenciamento de dispositivos

Esse cuidado com performance e disponibilidade traz junto um outro desafio, que é o gerenciamento adequado de dispositivos utilizados na mobilidade corporativa.

Por mais confiável que seja o sistema, os terminais de acesso são o gargalo da produtividade e eficiência com que a equipe trabalha e se comunica. Uma boa atitude é manter uma lista restrita de modelos de aparelhos que estão autorizados a serem utilizados como ferramenta de trabalho.

Uma solução ainda melhor para esse desafio, apesar de mais custosa, é a aquisição do equipamento necessário para que ele seja distribuído entre os funcionários que precisam de acesso remoto ao sistema.

6. Gerenciamento de contratos

E esse é o gancho para o último grande desafio de se adotar a tecnologia: a atenção especial com os contratos de compras e serviços relacionados à uma estrutura móvel de operação.

A mobilidade corporativa é muito dependente de uma estrutura eficiente, tanto nos aparelhos utilizados, que precisam ter um desempenho satisfatório, quanto nas soluções SaaS para operar, gerir e monitorar o sistema.

Contratos com empresas que oferecem um suporte ativo e políticas de atualização na entrega (seja na compra de novos aparelhos ou versões atualizadas de softwares) podem ser a diferença entre garantir a continuidade do negócio ou uma produção comprometida.

O planejamento como solução para desafios

Por mais que os desafios sejam grandes, um bom planejamento de negócio é suficiente para atacar cada um desses pontos. Por isso, não caia na mesma armadilha de muitos gestores que confundem proatividade com pressa. Prever os obstáculos do futuro é uma forma de se preparar para enfrentá-los e torná-los muito menores quando a hora da implementação chegar.

E é nesse momento de traçar objetivos e estratégias que a terceirização pode ser a melhor solução para vencer desafios. Buscar ajuda especializada, seja para uma operação móvel ou para a implementação de mobilidade no contact center, é uma forma de avaliar a sua necessidade da melhor forma possível e criar o plano certo para usar a tecnologia a seu favor.

Afinal, a mobilidade corporativa deixou de ser uma simples vantagem de processos para se tornar um grande impulsionador de negócios. Com o planejamento certo e uma implementação adequada, sua empresa estará preparada para enfrentar a ponta do mercado.

E aí, ficou ainda alguma dúvida sobre os desafios da mobilidade corporativa? Você está enfrentando algum outro obstáculo que não listamos aqui? Então deixe o seu comentário e vamos conversar mais sobre o assunto!

Sobre o autor

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixar comentário.

Share This