Insights

9 ideias para garantir a escalabilidade nas operações da empresa

Wittel
Escrito por Wittel

A escalabilidade é um fator essencial para as empresas que precisam crescer e ampliar o faturamento. Ela permite aumentar a produtividade e o rendimento sem gerar mais custos para o empreendedor. Para tanto, é essencial investir em estratégias que podem aperfeiçoar as operações da empresa e melhorar o relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

Quer descobrir o que deve ser feito para que a sua empresa se torne escalável? Acompanhe o post!

O que é uma operação escalável?

Possuir escalabilidade significa ter sucesso, mesmo quando a empresa está em desenvolvimento. É ter um potencial de expansão e aproveitar as soluções do mercado para chegar mais longe.

Para tanto, é essencial entender o potencial de escalabilidade da corporação e investir no aprimoramento de processos. Dessa maneira, a empresa tem condições de ampliar sua cartela de clientes e gerar lucro — sem necessariamente aumentar os custos.

Portanto, uma companhia escalável costuma apresentar um baixo custo de operação, pois não possui muitos gastos com funcionários ou com estoque de produtos. Ela também é capaz de testar processos, corrigir falhas e replicar as práticas que geram resultados.

Qual a vantagem da escalabilidade em empresas?

O principal benefício de estruturar bem o negócio para mantê-lo escalável é a possibilidade de receber investimentos externos. Esses aportes permitem o crescimento acelerado da empresa e, em troca, os investidores recebem um valor de participação depois que os resultados aparecem.

Quais são os exemplos de corporações escaláveis?

O modelo de serviço do Airbnb, por exemplo, é um negócio escalável. A sua sistemática reúne donos de imóveis que têm interesse em ganhar uma renda extra com turistas que precisam de uma acomodação. Com isso, o proprietário da empresa não necessita aumentar os custos para ter um faturamento maior. Ele apenas precisa oferecer mais propriedades para locação e encontrar os viajantes interessados. Sendo assim, o custo de manutenção do imóvel é totalmente do dono.

O Mercado Livre é outro exemplo. Ele disponibiliza produtos, sem precisar mantê-los em estoque. Assim que um cliente faz o pedido, o dono do negócio o recebe e envia o produto. Diante desses exemplos, o que acha de conhecer estratégias que podem melhorar a escalabilidade da sua companhia?

Afinal, como ter escalabilidade na empresa?

Para aperfeiçoar os processos e deixar a corporação escalável, é preciso cuidar dos seguintes aspectos:

1. Crie um plano de sucessão de carreiras

Um critério de escalabilidade é a facilidade de ensinar os processos de produção para qualquer funcionário da empresa. Dessa forma, o gestor tem a possibilidade de trocar pessoas de funções sem perder a produtividade.

Sendo assim, é possível ofertar um cargo melhor para o profissional que apresentou alta performance sem se preocupar com a antiga atividade que ele exercia. Afinal, a empresa já planejou essas etapas e sabe como ensinar a tarefa para um novo colaborador. Com isso, a corporação mostra que valoriza seus funcionários e os estimula a produzir mais e melhor.

2. Valorize a gestão de conhecimento

Identifique as competências essenciais para a manutenção do seu negócio. A partir disso, é possível promover o treinamento de colaboradores para aprimorar as habilidades exigidas para o cargo.

Por exemplo: uma empresa de desenvolvimento de softwares precisa que seus funcionários dominem técnicas de atendimento ao cliente. Ao perceber essa necessidade e identificar que alguns colaboradores não têm esse conhecimento, o gestor pode promover uma capacitação da equipe.

Dessa maneira, sempre que um cliente precisar de suporte técnico toda a equipe estará preparada para atendê-lo da melhor maneira possível. Além disso, quando um funcionário sair de férias, a sua empresa não ficará desfalcada se houver pessoas capacitadas para a função.

3. Defina um código de cultura

O código de cultura de uma companhia permite manter os funcionários satisfeitos e engajados. Ele ainda é uma ferramenta essencial para promover os valores da empresa, fortalecendo a marca tanto interna quanto externamente. Além disso, uma boa cultura organizacional contribui para atrair candidatos que se interessam pelos valores adotados e que vão “se encaixar” no modelo de conduta da companhia.

4. Conheça os processos da concorrência

Desenvolva a aprendizagem empresarial — ou bechmarking. A técnica baseia-se no desenvolvimento de pesquisas sobre as práticas que podem ser adotadas no dia a dia e sobre os processos utilizados pela concorrência. Dessa forma, o gestor consegue visualizar o que pode ser implantado na companhia e quais os processos que a sua empresa desempenha de forma mais adequada do que seus concorrentes, agregando valor aos trabalhos desenvolvidos.

5. Utilize soluções de Cloud Computing

As soluções de cloud computing favorecem a otimização dos processos e a segurança das informações da empresa. Elas também têm como característica a elasticidade, uma vez que o usuário pode utilizar mais ou menos a solução conforme a demanda. Com isso, evita-se o desperdício de recursos financeiros, pois o gestor pode contratar serviços no modelo em que se paga apenas pelo que é realmente utilizado.

6. Transforme rotinas manuais para aumentar a escalabilidade

A capacidade de automação dos processos também é essencial para melhorar a escalabilidade da corporação. A medida leva mais agilidade e eficiência às operações, diminuindo erros e falhas no atendimento aos clientes.

Ao adotar o uso de sistemas e ferramentas que permitem a padronização das atividades, você entrega um serviço final com mais qualidade. Essas características são essenciais para um negócio escalável.

Ao utilizar um software no modelo SaaS, por exemplo, é possível ofertar o mesmo serviço para várias empresas. Nesse caso, não é preciso desenvolver um novo produto para cada cliente. Para tanto, é necessário possuir servidores robustos, capazes de absorver todas as informações.

7. Utilize serviços de outsourcing

O que acha de investir no desenvolvimento de uma área específica da empresa? Ao contratar serviços de outsourcing (terceirização), o gestor consegue se concentrar nas atividades que realmente importam para a empresa. Enquanto isso, a contratada fica responsável por administrar outras questões.

Contratando um serviço de suporte em TI, a empresa terceirizada fica responsável por fazer a manutenção dos servidores, atualizar sistemas e prevenir problemas. Com isso, os colaboradores podem se dedicar às tarefas essenciais para promover o crescimento da corporação.

 8. Adote soluções de contact center

Você conhece a carga de trabalho do seu contact center? Com sistemas de atendimento online, é possível dar mais agilidade às operações. Outra vantagem é a possibilidade de deixar os funcionários disponíveis para outras demandas mais urgentes.

Mas como fazer isso? Algumas soluções do mercado disponibilizam um portal de voz de autoatendimento. Ele é um sistema humanizado em que o cliente pode interagir por meio de imagens e vídeos. Esse tipo de solução estreita os laços ao manter um contato efetivo.

Outras ferramentas permitem monitorar a jornada de compra do cliente e acompanhar todas as interações feitas. Desse modo, o gestor consegue ajustar as formas de contato com o consumidor e proporcionar uma experiência única.

9. Acompanhe os indicadores

Para conhecer os resultados das ações e contatos com os clientes, é essencial acompanhar as métricas. Ao utilizar soluções visuais e intuitivas, é possível obter relatórios por meio do cruzamento de dados sobre a empresa. Com isso, o gestor pode analisar as tendências e projeções e mudar as abordagens de acordo com os problemas apresentados.

Ao seguir essas dicas, você poderá aprimorar a escalabilidade da empresa e conquistar novos patamares para o seu negócio. Gostou deste post? Aproveite para descobrir como trazer a transformação digital para sua empresa!

Sobre o autor

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixar comentário.

Share This