Inovação

Por que já começar a pensar em soluções de inteligência artificial?

Escrito por Wittel

Executivos devem estar conscientes da necessidade de adotar soluções de inteligência artificial em suas empresas. Afinal, o modelo é uma renovação inevitável em vários aspectos — e as organizações que não conseguirem se beneficiar da AI estarão obsoletas em breve.

Hoje, mostramos alguns exemplos de como a inteligência artificial já se faz presente no dia a dia das empresas e evidenciaremos por que você deve começar a pensar em aderir a essas soluções agora mesmo. Vamos lá?

Soluções de inteligência artificial automatizam tarefas repetitivas

Hoje, não há um negócio que não envolva a execução de uma série de tarefas muito semelhantes, que tomam parte considerável do tempo da sua equipe e diminuem a produtividade. Pense no gerenciamento de leads ou na manutenção das redes sociais, por exemplo.

Ter tais tarefas cumpridas por soluções de inteligência artificial, por outro lado, pode não substituir as pessoas, mas definitivamente torna o trabalho mais eficiente.

Imagine como seu processo comercial pode ser automatizado com a inteligência artificial. E lembre-se de que essa tecnologia não só é capaz de realizar as mais diversas tarefas, mas também pode trabalhar 24 horas por dia.

De e-mails a reservas de voos, tudo pode ser automatizado para poupar recursos.

AI monitora e controla sua infraestrutura com mais eficiência

Controle contínuo e monitoramento de infraestrutura são preocupações de todas as empresas — e outra oportunidade para usar a inteligência artificial.

Em uma empresa de energia francesa, a Engie, uma combinação de drones e algoritmos de processamento de imagens é responsável por inspecionar equipamentos e evitar possíveis danos.

Quando é necessário reduzir riscos e fornecer segurança para a sua empresa, sistemas de monitoramento e controle baseados em AI são perfeitos e eficientes. Eles podem desencadear manutenções preventivas com precisão, avaliando o funcionamento de recursos e evitando desperdícios.

Unidades de Resposta Audível inteligentes são um upgrade em seu call center

URAs — ou Unidades de Resposta Audível — são sistemas de atendimento automático para contact centers que vocalizam as opções do menu para que eles sejam selecionados por números.

São ferramentas comuns em empresas com elevado fluxo de chamadas, como bancos e companhias de TV por assinatura. Há URAs de digitação, reconhecimento por voz e call back.

Uma URA inteligente — alimentada por soluções de inteligência artificial — pode acelerar a produtividade do seu call center, diminuir o tempo médio de atendimentos, melhorar a comunicação entre a sua empresa e os clientes e, ainda, reduzir custos.

Ao contrário de funcionários humanos, elas funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana — e, geralmente, resultam no aumento da satisfação do cliente, que pode ser atendido no seu próprio ritmo e no momento mais oportuno.

E-mail e outras ferramentas comuns podem ser mais eficientes com AI

Pense em uma ferramenta simples, como o seu e-mail. Não há nada de inovador que pode ser feito para transformá-lo em um hub de produtividade, certo? É aí que você se engana.

Hoje, e-mails são muito mais inteligentes do que no passado. Caixas de entrada podem registrar automaticamente a chegada de mensagens, adicionar eventos a um calendário e criar listas de afazeres sem que você tenha de se envolver com esforços manuais.

Ideias como o Smart Reply, da Google, utilizam a inteligência artificial para verificar o conteúdo das suas mensagens e oferecer várias opções de respostas. Elas podem não ser perfeitas — ainda —, mas, para os e-mails que só precisam de um simples follow-up, a tecnologia já economiza um tempo precioso e otimiza rotinas de trabalho.

Inteligência artificial acelera a análise preditiva

Soluções de inteligência artificial processam grandes quantidades de dados, revelando conexões importantes e prognosticando o futuro. E isso é muito bom para empresas que devem atender aos chamados do consumidor com precisão, mas não podem dedicar todos os recursos apenas para isso.

Por um custo muito baixo, é possível desenvolver alternativas personalizadas às suas exigências. Seja para antecipar o comportamento do consumidor ou prever a necessidade de investir em estoque em uma determinada época do ano, a AI pode tomar conta disso.

A inteligência artificial mostra resultados impressionantes em termos de previsão devido à sua capacidade de aprendizado, denominada machine learning — ou aprendizado de máquina.

Contrariamente a abordagens de previsão tradicionais, a análise preditiva se adapta com facilidade à evolução do comportamento do mercado. Além disso, o desempenho é aprimorado à medida que o algoritmo entra em contato com novos dados.

Chatbots alavancam o serviço ao consumidor

O suporte ao consumidor é sobre a interação entre pessoas e marcas. Ou seja, independentemente do segmento em que seu negócio se encaixa, é necessário pensar no atendimento ao cliente.

Ao lidar com instituições, lojas ou mesmo com prestadores de serviços, As pessoas têm dúvidas e problemas. E no mundo digital, isso não é — e nem poderia ser — uma exceção.

Há, por outro lado, inúmeros desafios para se oferecer um bom atendimento. Mas as soluções de inteligência artificial são propositivas e querem descomplicar essa situação.

Já pensou na quantidade de chamados de atendimento que a sua empresa poderia atender se tivesse mais funcionários? É provável que sim. No entanto, o alto custo dessa ampliação costuma ser uma barreira para negócios de pequeno e médio porte.

A inteligência artificial ajuda a aliviar esse problema com o uso dos chatbots. Implementando bate-papos que funcionam não com scripts de múltipla escolha, mas com algoritmos de deep learning — ou aprendizagem profunda —, sua empresa pode oferecer mais recursos de atendimento para um número maior de pessoas.

E as vantagens não param por aí. Chatbots são mais envolventes do que outras formas de atendimento automático — e falam o mesmo idioma que seus usuários.

Isso significa que eles proporcionam interações mais próximas e, por este motivo, conseguem manter os usuários interessados no atendimento recebido.

As interfaces simplificadas fazem com que chatbots sejam acessíveis para todos os tipos de usuários com diferentes níveis de conhecimento. Além disso, o custo de aquisição de um robô de texto é ainda muito baixo e uma equipe de desenvolvedores pode utilizar plataformas já disponíveis, como o Facebook e o Telegram, para construir seu próprio chatbot em apenas alguns dias.

Embora eles não sejam capazes de substituir atendentes humanos, especialmente em chamados mais complexos, os chatbots trazem uma série de benefícios para os negócios e são provavelmente um dos melhores motivos para começar a pensar em soluções de inteligência artificial.

Agora que você já conhece algumas soluções de inteligência artificial e suas aplicações, que tal ficar ainda mais por dentro do assunto? Leia nosso post sobre o potencial dos robôs de autoatendimento.

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This