Inovação

Descubra como trazer a transformação digital para a empresa

Wittel
Escrito por Wittel

Notadamente uma das características mais marcantes do mercado empresarial atual, a transformação digital tem ditado o ritmo de crescimento e de inovação nos mais diversos setores.

A tecnologia é, de longe, um dos pilares para a otimização de processos. Ferramentas tecnológicas transformam a rotina das organizações, promovendo melhorias como a redução de custos, facilidade e agilidade na execução de processos.

Mas, como trazer todos esses benefícios da transformação digital para dentro da empresa? Como inovar e continuar competitivo em um mercado tão dependente da tecnologia?

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Transformação digital: será mesmo o que pensamos?

Essa é uma expressão que tem se tornado cada dia mais comum em ambientes corporativos.

Os grandes avanços tecnológicos, somados a todas as modificações realizadas no mercado e nas empresas, são marcos evidentes da tão falada transformação digital. Mas será que ela é só isso?

Ao analisarmos a expressão, notamos que a palavra transformação tem um grande impacto em nosso imaginário, de modo que, intuitivamente, visualizamos mudanças maiores e mais consistentes. A transformação digital é exatamente isso!

Nos últimos anos, as empresas vivenciaram — e continuam a vivenciar — inúmeras inovações em suas estruturas.

O surgimento de tecnologias e soluções, a mudança de hábitos de consumo, bem como a valorização das informações, são algumas provas de como tudo vem se transformando.

Hoje, muito se fala em mobilidade e alta conectividade. Essas são as bases de novos modelos de atuação pautados em recursos online, na interação por mídias digitais, na utilização massiva da rede mundial de computadores e na automação dos processos.

O que se percebe são mudanças sensíveis na estrutura operacional das empresas graças a adoção de diversas tecnologias. A transformação digital é, então, todo esse contexto de transição que fomenta o aprimoramento dos negócios.

A inovação está chegando? Não, ela já chegou!

Se, no passado, os líderes e gestores se reuniam com as suas equipes para debater sobre a necessidade de se preparar para a chegada das novas tecnologias, hoje, isso já é uma realidade. A inovação chegou e está presente em muitas empresas — e não é difícil perceber isso. Nunca houve tanta discussão e preocupação com um tema relacionado a esse contexto: a disrupção digital.

A disrupção é, sem dúvida, um dos grandes receios dos empresários, atualmente — especialmente para aqueles que entendem o impacto causado pelo atraso e pelo baixo investimento em tecnologia.

O tema é relevante e muitas empresas já se movimentam para experimentar os benefícios da transformação digital.

Em um estudo global recente, a CA Technologies, organização norte-americana especialista em softwares, mensurou o quão benéfica é a adoção de inovações tecnológicas nas empresas.

O estudo ouviu 1.770 executivos de TI em 21 países — incluindo 76 brasileiros —, e constatou que os investimentos em transformação digital foram responsáveis por:

  • elevar a receita de empresas globais;

  • aumentar a eficiência operacional;

  • ampliar o número de clientes satisfeitos;

  • gerar funcionários mais produtivos.

Pesquisas como essa servem para confirmar que a inovação já chegou e que muitas empresas já se beneficiam dela. Quer fazer parte dessa mudança?

Então, descubra como conquistar todas essas vantagens.

Como trazer a transformação digital para dentro da empresa?

O cenário é bem positivo no que diz respeito aos impactos da transformação digital nas empresas. Porém, experimentar todas as vantagens envolvidas depende, em grande parte, da postura da própria empresa e de algumas ações.

Confira alguns dos pilares que sustentam essa mudança:

Visualize o futuro digital da empresa

O primeiro passo para trazer a transformação digital para dentro da empresa é enxergar as oportunidades que serão criadas para o seu negócio. Estamos cientes de que existem muitas vantagens. Porém, é imprescindível que elas sejam analisadas e confrontadas com a realidade da sua empresa.

Ao visualizar o que a empresa pode aprimorar, fica mais fácil conduzir o processo de mudanças. Assim, é possível tornar a inovação em uma verdadeira cultura da companhia — o que pode ser uma maneira de engajar os colaboradores e conseguir apoio para a transformação.

Lidere a mudança

A transformação digital deve partir de algum lugar, de modo que nada mudará se você não agir.

Enquanto tomador de decisões, é essencial conduzir o processo de transformação, tomar a iniciativa e estabelecer um plano estratégico para a execução em tempo adequado.

A transformação digital é um conceito amplo e complexo que precisa partir do topo e se estratificar por todo a estrutura da empresa.

Conheça os elementos tecnológicos disponíveis no mercado

A transformação digital é um processo amplo e envolve a junção de diversos conceitos: ferramentas mobile, analytics e cloud computing são apenas alguns deles e você deve dominá-los para imergir na transformação completa.

É preciso ir além e conhecer novas tendências e soluções. Mais do que isso, é necessário elaborar maneiras de extrair o máximo proveito dos recursos tecnológicos que a empresa tem à disposição ou vier a adquirir.

Um grande exemplo de ferramenta útil e inovadora é o WE Tools. Por meio dele, a empresa pode aproveitar todo o potencial das tecnologias adotadas, mapeando continuamente os sistemas e checando a existência de falhas nos processos.

Essa ferramenta permite, ainda, ajustes precisos na utilização de recursos contratados, alinhando-os com as necessidades da empresa.

Entenda sobre o ciclo de vida dos serviços digitais

A sua empresa pode até ter adotado bons sistemas e soluções de serviços digitais. Contudo, é preciso lembrar que a transformação digital é um processo contínuo. Logo, além de ter bons serviços que atendem ao seu negócio, é necessário entender o ciclo de vida dessas ferramentas.

Não sabemos como estará o mercado no futuro e nem se todos os recursos utilizados ainda estarão alinhados ao conceito de transformação digital. Por isso, é importante atentar ao ciclo de vida, pois, assim, será possível realizar os ajustes necessários ao longo do tempo e manter a utilidade das tecnologias empregadas.

Por fim, a transformação digital é, sem dúvida, um fenômeno que provoca mais do que simples alterações estruturais nas empresas, pois há uma mudança de paradigmas. O mercado se modificou, os hábitos de consumo também — e a sua empresa precisa mudar.

Gostou do post? Quer se manter informado com conteúdos relevantes sobre este e outros assuntos? Assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog diretamente em sua caixa de entrada!

Sobre o autor

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixar comentário.

Share This