Insights

Treinamento corporativo: como fazê-lo por meio da internet?

Wittel
Written by Wittel

Investir na equipe sempre foi uma boa ideia e, com a evolução tecnológica, isso se tornou ainda mais fácil. Afinal, a opção de fazer treinamento corporativo online está cada vez mais sofisticada e acessível — tanto para os profissionais quanto para as empresas.

Isso porque esse tipo de treinamento utiliza soluções dinâmicas que, por serem executadas em um ambiente virtual, influenciam de forma positiva o aproveitamento do aluno.

Em conjunto com o preparo do instrutor e os recursos disponíveis, a ferramenta tem grande potencial, pois permite oferecer conteúdo de qualidade que engaja o público. E o melhor: ela pode ser adaptada à necessidade da empresa e ao orçamento disponível.

Em resumo, a tecnologia é uma grande aliada do aprendizado. Quer saber como o treinamento corporativo online pode trazer resultados interessantes para a sua organização? Neste post, falamos mais sobre isso. Continue com a gente e confira!

O treinamento corporativo online

Esse tipo de treinamento aumenta a produtividade da equipe. O motivo é claro: o colaborador que domina suas atividades e está sempre bem informado sobre as melhores formas de executá-la, certamente está apto a produzir mais, em menor tempo e com menos risco. Assim, o treinamento corporativo online garante retorno financeiro e de motivação e confiança.

Além disso, para o profissional, receber treinamento no próprio ambiente de trabalho ajuda a visualizar de forma prática a aplicação do aprendizado. E o melhor é que a empresa pode se concentrar no que realmente importa e, com isso, cortar gastos desnecessários e usá-los de forma mais inteligente.

Treinamento com ferramentas de webconferência

Esse tipo de treinamento usa ferramentas de webconferência que ajudam a aproximar até pessoas que estão em países diferentes (muitos custos são eliminados graças a essa facilidade). Porém, para garantir a qualidade, é essencial que se usem ferramentas certificadas, já que isso aumenta as chances de sucesso.

Enquanto um treinamento presencial tem gastos com infraestrutura, deslocamento, material impresso e recursos físicos, quando se opta por uma plataforma virtual de webconferência, tudo está online.

Além disso, o material produzido para o curso pode ser reutilizado quantas vezes forem necessárias — e por todos aqueles que sentirem necessidade, seja para relembrar conhecimentos, seja para adquiri-los.

O orçamento do treinamento, então, deixa de ser gasto com passagens e diárias de hotel e pode ser destinado à qualidade do conteúdo, ao pagamento de um instrutor capacitado, à criação de material de qualidade, a um planejamento mais eficiente, à oferta de uma experiência de aprendizado inovadora, a processos de análise de aproveitamento, e assim por diante.

O que considerar ao criar o treinamento

Primeiramente, como em qualquer treinamento corporativo, é preciso fazer um levantamento das necessidades de capacitação dos diferentes setores da empresa.

Depois, com base no perfil do público-alvo, devem-se definir os temas, as formas como o conteúdo vai ser abordado e como ele deve ser preparado — webinars ou vídeos curtos, por exemplo.

Assim, evita-se oferecer, por exemplo, longas apostilas de papel a millennials, já que essa audiência tem mais interesse em vídeos rápidos, que são capazes de atrair sua atenção e os ajudam a reter a aprendizagem. Quando o treinamento corporativo online é adequado ao perfil do público, é mais fácil alinhar a equipe e levá-la a alcançar até as metas mais difíceis.

Nesse sentido, é importante que o curso apresente, além de aspectos teóricos, a aplicabilidade do conhecimento no dia a dia da empresa. Por esse motivo, vale equilibrar a teoria com atividades práticas que mostrem como o aprendizado adquirido pode ajudar na solução de problemas.

Os benefícios do ambiente virtual

Mais prático, o espaço virtual facilita o aprendizado dos colaboradores, que podem participar da capacitação sem sair do escritório — e a interação com o instrutor está garantida por meio de chat na própria ferramenta. Confira, a seguir, outras vantagens do treinamento corporativo online.

Ambiente completo de ensino

As plataformas de educação a distância (EAD) oferecem funcionalidades que permitem fazer a gestão completa do conteúdo de forma a oferecer experiências ricas para os participantes. Elas têm design inteligente e de fácil navegação que garante a interatividade e flexibilidade, assim, as adaptações futuras são facilitadas.

Instrutores renomados

Sem as barreiras da distância e dos custos de deslocamento, quando a empresa adota o treinamento corporativo online, ela pode convidar especialistas conceituados para cuidar do conteúdo.

Afinal, são eliminados gastos com viagem, hospedagem e outras demandas. Além disso, como o curso ocorre online, pode ser feito nos dias e horários mais convenientes tanto para o instrutor quanto para o público.

Maior alcance

Se a empresa precisar treinar vários grupos de profissionais em diferentes localidades (ou momentos), um único conteúdo pode ser usado para a mesma finalidade.

Assim, o mesmo curso é aproveitado por um número maior de pessoas. E as equipes ainda podem interagir durante o processo e obter o mesmo nível de informação.

Material reutilizável

Enquanto o conteúdo estiver atual, um treinamento corporativo online gravado em vídeo pode ser usado diversas vezes. Essa é uma ferramenta muito útil para a capacitação de novos colaboradores, por exemplo. E aqueles que já realizaram o curso podem consultar o material sempre que tiver dúvidas.

Motivação dos colaboradores

Todas as facilidades oferecidas pela tecnologia deixam os participantes mais satisfeitos com a experiência. Afinal, além de aprender com grandes especialistas, isso é feito de forma autônoma, flexível, no próprio local de trabalho (ou até mesmo em casa) e ainda permite que o material seja consultado sempre que necessário.

Antes de reunir um grupo para participar da capacitação, é essencial confirmar que tudo funciona como planejado. Assim, deve-se verificar se a dinâmica do conteúdo está adequada, se a conexão com a internet é suficiente e se os equipamentos de áudio e vídeo estão ajustados.

Após o treinamento corporativo online, materiais extras podem ser enviados aos participantes para que eles aprofundem o conhecimento sobre o tema.

E vale, ainda, aplicar uma pesquisa de opinião para avaliar a eficácia do curso e solicitar sugestões de melhoria — assim, o processo pode ser aprimorado no decorrer do tempo.

Quer conhecer outras possibilidades desse tipo de treinamento? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos em primeira mão diretamente na sua caixa de e-mail — isso vai garantir que você fique sempre bem informado sobre esse e outros assuntos relevantes da área!

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This