4 vantagens para implementar a telefonia na nuvem em sua empresa

4 vantagens para implementar a telefonia na nuvem em sua empresa

Por Equipe Wittel
Com as mudanças tecnológicas evoluindo a cada dia, as empresas precisam se manter abertas para uma dinâmica de inovação. Uma revolução muito importante nessa era foi a introdução de soluções em nuvem em vários setores, inclusive o de comunicação. Antes da chegada das soluções em nuvem, grande parte das empresas precisavam manter uma equipe de TI dedicada para organizar todo o processo de comunicação garantindo uma estabilidade dentro e fora da empresa.   O tempo fez com que essas mudanças tecnológicas limitassem as indústrias e boa parte da infraestrutura vem se tornando obsoleta. Com as soluções em nuvem, as empresas como um todo se tornam independentes de custos com instalações, equipes de TI, manutenções em hardware e software.  

O que é telefonia em nuvem?

  A telefonia em nuvem é um sistema telefônico que funciona através de uma conexão com a Internet e que pode substituir facilmente o seu serviço de telefonia convencional. Com a telefonia em nuvem é possível agilizar a comunicação empresarial e pode se adaptar ao crescimento de seus negócios. Seja abrindo novos escritórios, contratando funcionários remotos ou expandindo suas equipes internas, com a telefonia em nuvem é possível tornar a expansão fácil e econômica.  

Como funciona a telefonia na nuvem?

  O serviço de telefonia em nuvem funciona por meio de um provedor de serviço de internet, isso faz com que este tipo de tecnologia converta os sinais de voz analógicos em dados e faz a transmissão através da conexão com a internet.   Todo o processo de migração de um sistema de telefonia convencional para um sistema de telefonia na nuvem é simples e rápido, basta conectar o seu equipamento e fazer a gestão em seu painel administrativo.   Como este tipo de tecnologia é executada na nuvem, você pode gerenciar todo o seu sistema telefônico acessando um painel online para que sua empresa tenha um controle total sobre números de telefone, encaminhamento de chamadas, adição de novos usuários, performance de seus colaboradores e muito mais. Um ponto importante a ser considerado na telefonia em nuvem é a eliminação de equipamentos físicos, ou seja, sua equipe pode se comunicar entre si e com seus clientes utilizando qualquer dispositivo conectado à Internet. Basta terem acesso a internet via Wi-Fi ou 4G.   Um outro ponto importante na telefonia em nuvem é que a sua estrutura pode ser facilmente escalável, sem intermediários. A equipe de telefonia pode acessar o painel administrativo e inserir novas linhas de forma simples e ágil.  

Quais os benefícios que a telefonia na nuvem proporciona?

  Com a telefonia em nuvem é possível integrar outros benefícios para sua empresa. São eles:  

1 – Melhor custo benefício.

  Com a telefonia implementada na nuvem, os recursos são reduzidos de acordo com a configuração realizada de maneira virtual, impactando de forma positiva o investimento e planejamento financeiro nessa frente.  

2 – Confiabilidade e Segurança.

  Por ser uma tecnologia em nuvem, existem vários data centers distribuídos ao redor do mundo fornecendo tecnologia de ponta fazendo com que haja redundância na distribuição de sinal, isso proporciona um serviço de qualidade para o cliente final.   Além da redundância é necessário ressaltar a segurança que a solução de telefonia na nuvem proporciona. Considerado uma das grandes barreiras, a segurança é muito questionada pela privacidade de dados. É incontestável que uma infraestrutura em nuvem proporciona mais segurança possibilitando rastrear todas as ações realizadas.  

3 – Maior escalabilidade e flexibilidade.

  Com a telefonia em nuvem o crescimento é contínuo, este tipo de tecnologia permite que você possa adicionar quantos usuários quiser com apenas alguns cliques.   Um sistema de telefonia em nuvem além de facilmente escalável, é simples de gerenciar e sua empresa não precisa de um especialista em TI. Por exemplo, se por algum motivo o mercado aquece e consequentemente o seu fluxo de ligações aumentam, você pode adicionar ou remover qualquer linha facilmente. Isso é possível devido a um sistema flexível, personalizável e em adaptável ao seu negócio.   A telefonia em nuvem é a solução ideal para empresas que adotam o trabalho remoto, têm escritórios satélites ou vários escritórios e que precisam de fazer uma gestão simples de sua infraestrutura de telefonia.  

4 – Resiliência e confiabilidade no trabalho com comunicação integrada.

  Em um mercado competitivo, a sua empresa não pode ficar indisponível para os seus clientes? Caso isso aconteça, quais seriam as consequências para o seu negócio?   Uma solução de telefonia em nuvem é extremamente confiável, fornece segurança e garante a continuidade do seu negócio. Isso é possível pela redundância de infraestrutura, fazendo com que sua empresa não perca chamadas e que haja backup.   A telefonia em nuvem possibilita consolidar tudo em uma única interface de usuário. Você pode usá-lo para colaborar com colegas, gerenciar informações, analisar dados em tempo real, coletar feedback e levar projetos importantes adiante.  

Você conhece o Webex Calling?

  Uma solução para gestão de telefonia na nuvem deve ser confiável e segura, proporcionando controle das chamadas telefônicas, gestão e escalabilidade.   Planejada com base nas necessidades dos clientes que buscam soluções de colaboração e integração, o Webex Calling reune funcionalidades que viabilizam uma comunicação inteligente, obtendo mais produtividade e eficiência em seus processos.   As empresas estão cada vez mais receptivas a telefonia na nuvem, e nos dias de hoje, realizar este tipo de migração do convencional para a nuvem é o melhor caminho para transformar a experiência de colaboração, interação e comunicação na sua empresa.  
Compartilhe:

Navegue pelas nossas curadorias e confira outros conteúdos!

Compartilhe:


Quer receber conteúdos como essa exclusividade?

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente!