Conferências e Colaboração

Aproveitando o Natal para engajar funcionários

engajamento de equipe - natal
Wittel
Written by Wittel

Sabemos que o Natal é uma época em que a demanda aumenta em diversos setores da economia, especialmente no comércio. Para os trabalhadores, isso pode significar um período de correria, pressão e até estresse, por causa do aumento de tarefas.

Por isso, ações de engajamento passam a ser ainda mais valiosas e motivadoras nessa época. Elas proporcionam um melhor ambiente aos colaboradores e isso é um incentivo frente ao aumento das exigências.

Vamos entender como fazer de um período tenso, um motivo de engajamento na equipe!

Engajamento de equipe no Natal

Como dissemos, o Natal pode ser uma grande oportunidade para motivar os funcionários. A época é propícia para a empresa realizar ações que motivem o engajamento e o sentimento de pertencimento à equipe. Assim como, a valorização individual de cada colaborador.

Uma estratégia é a realização de campanhas como forma de motivação. Os objetivos das campanhas são alcançar, favorecer e oferecer:

  • Incentivo;
  • Integração;
  • Reconhecimento.

Há diversas ideias de implementação interessantes para essa época do ano. Colocá-las em ação, certamente irá aumentar o engajamento e unidade empresarial. Vamos conhecer algumas:

Incentivo e reconhecimento

Todo funcionário gosta de ser reconhecido quando exerce um trabalho de qualidade. Assim, sempre que a gestão identificar uma dedicação especial depositada no serviço realizado, deve oferecer seu reconhecimento ao colaborador.

É interessante, então, promover ações de reconhecimento aos funcionários que se destacarem.

Uma sugestão é coletar dados de meses anteriores, como elogios, eficiência, prazos cumpridos e conduta profissional dos colaboradores. Uma breve análise desses dados identificará as melhores performances. Cabe então à empresa reconhecer publicamente os que tiveram melhor desempenho durante o ano. Podem ser oferecidas premiações em categoria diversas, desde a eficiência e os maiores casos de sucesso, até categorias como “Melhor elogio do cliente” e “Funcionário mais popular”.

Além de os colaboradores se sentirem valorizados, isso servirá de incentivo para os demais trabalhadores a continuarem o trabalho com qualidade.

Outra forma de valorização, é reconhecer o trabalho daqueles funcionários com mais tempo na empresa. Muitas vezes eles são vistos pelos novos colaboradores como mentores e exemplos. Então é duplamente importante mantê-los motivados.

É essencial que se sintam reconhecidos (1) por todo o serviço prestado ao longo dos anos e (2) para que os novos colaboradores percebam que o tempo de dedicação é recompensado.

Decoração temática

Por que não deixar o ambiente de trabalho com a cara do Natal?
Árvore de Natal, luzes, laços e objetos temáticos, alegram o ambiente de forma simples e agradável. Pode parecer até bobo que simples objetos tenham alguma influência sobre o ambiente de trabalho, não, é? Porém, esses elementos remetem a momentos e sentimentos bons em grande parte das pessoas.
Até a vestimenta dos funcionários, como gorros natalinos e roupas customizadas podem reforçar o engajamento da equipe.

Se a equipe for multicultural é interessante promover isso, para que ninguém se sinta deslocado da equipe.
O Hanukkah pode ser lembrado, ou outras festividades deste período. Informar-se diretamente com os funcionários sobre suas tradições é uma maneira de demonstrar atenção individual e valorização, antes de decidir quais culturas serão representadas.

engajamento de equipe - natal

Imagem: Shutterstock

Confraternização

Já sabemos que o Natal é época de celebração. E por que não celebrar na sua empresa? Há diversas maneiras de comemorar o final do ano. Amigo secreto, festa de confraternização, almoço coletivo em que cada um pode levar um prato diferente.

Esses pequenos gestos favorecem a integração das equipes, cujos funcionários muitas vezes não têm contato no dia a dia. A empresa também pode marcar reuniões externas, oferecer jantares e momentos de diversão.
A integração entre os funcionários favorece a boa relação entre eles. E isso vai motivá-los a se sentirem bem no ambiente de trabalho.

Dinâmicas de grupo

Elas podem ser o terror de muitos funcionários, especialmente os mais tímidos. Porém, para valorizar o espírito da época, a ideia é realizar dinâmicas de equipe que favoreçam os bons sentimentos. As dinâmicas devem ser feitas de forma descontraída e espontâneas para não constranger ninguém. Aqui vão algumas ideias de dinâmicas:

Balão da sorte

A dinâmica do balão da sorte tem como o objetivo oferecer uma mensagem positiva para o próximo ano. Funciona assim: cada pessoa recebe um balão vazio e um pedaço de papel para escrever uma mensagem positiva e incentivadora para o próximo ano.

Ao terminar de escrever a frase, a pessoa deverá colocar a mensagem dentro do balão, inflá-lo e amarrar. Quando todos terminarem, os funcionários deverão jogar os balões para cima e pegar um aleatoriamente. Então, cada colaborador deve estourar o balão que tiver em mãos e ler a mensagem em voz alta.
É uma forma divertida de desejar boas coisas aos colegas de trabalho para o ano que virá.

Quiz

A cultura da empresa é algo muito importante e que deve ser compreendido por todos os colaboradores. E nada melhor que um quiz divertido para reforçar os ideais da empresa. As perguntas podem ser sobre a história, momentos marcantes, aspectos internos etc. É uma forma de reunir diversão e conhecimento e promover união entre os funcionários.

Há outras formas de dinâmica e jogos. O importante é escolher atividades que aliem descontração e diversão a conhecimentos sobre a empresa e sua área de atuação.
Mas, além do Natal, sempre é uma hora boa para pensar em melhorar o ambiente de trabalho. Você pode também conferir nosso artigo sobre com 7 maneiras de fazer isso e agregar às dicas vistas aqui.

Bônus

Para aplicar as sugestões vistas neste artigo, é essencial contar com a melhor tecnologia possível. É por isso que a Wittel oferece o WE-Tools. Nossa plataforma de serviços que aumenta a produtividade e prevê imprevistos nas operações, a partir da coleta e análise de dados.

Baixe nosso e-book gratuito para saber mais e entre em contato com nossa central.

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This