Conferências e Colaboração

Baixa produtividade? Veja como aumentar o rendimento dos funcionários

Escrito por Wittel

Já aconteceu de seus funcionários não baterem as metas propostas pela empresa? De chegarem atrasados e contarem as horas para irem embora? Você sente que eles não estão 100% comprometidos com o trabalho? Tais situações podem ser sinais de baixa produtividade e falta de engajamento da equipe.

Vamos entender melhor nesse artigo maneiras de aumentar a produtividade dos funcionários.

Baixa produtividade

Para sua empresa funcionar da melhor maneira possível, o engajamento dos funcionários é essencial. Eles são os seus “primeiros clientes” e por isso precisam entender e participar das ideias da empresa.

Aumentar o engajamento dos funcionários é, por isso, uma das maiores preocupações dos gestores empresariais. Os bons gestores sabem que o engajamento está diretamente relacionado com a produtividade interna. E que a falta dela pode gerar problemas, como:

  • Mau aproveitamento de recursos;
  • Tempo de ociosidade;
  • Investimentos em vão;
  • Motivação baixa;
  • Má influência na cultura corporativa.

Todos esses problemas levam ao aumento de custo, desperdício de tempo e dificultam a exploração da capacidade individual. Isso porque cada funcionário possui um potencial que, se explorado, pode trazer grandes benefícios, tanto ao indivíduo, quanto à empresa.

Vamos ver agora soluções para engajamento e produtividade.

1. Gamificação

A busca por capacitação e desenvolvimento de competências profissionais tem inovado a área de gestão de pessoas. Uma dessas inovações é a gamificação nas empresas.

O jogo vem, não somente para entreter, mas para estimular o processo de ensino-aprendizagem nas corporações. Isso porque, os métodos tradicionais, como palestras e longos treinamentos, nem sempre conquistam os resultados esperados.

Com a gamificação é possível treinar com situações reais e encontrar a melhor solução para os problemas do cotidiano. Dialogar, interagir e motivar a equipe com a colaboração e compartilhamento de experiências são outras possibilidades.
Confira mais vantagens da gamificação:

  • Melhora a capacidade de concentração;
  • Estimula a capacidade de comunicação;
  • Combate a desmotivação;
  • Aumenta a capacidade de realizar múltiplas tarefas.

O sistema é baseado ainda em atribuições de badges e troféus, que estimula a competição saudável e a busca por atingir metas.

Imagem: shutterstock

2. Metas, objetivos e criação de cultura corporativa

Seu negócio pode ter uma equipe de uma ou duzentas pessoas. Não importa o número. Alinhar todos em prol de um conjunto de metas e visões compartilhadas é essencial para a produtividade empresarial.

Esse ambiente de metas de negócios compartilhadas:
•favorece a criação de um senso de responsabilidade nos diferentes níveis e setores da empresa
•é uma base para integração entre equipes.

Dois elementos essenciais para uma forte base empresarial que gerará uma cultura corporativa interessante para o negócio.

É necessário refletir sobre como você e sua equipe estão em relação à cultura corporativa e aos objetivos estipulados. Pode ser difícil determinar áreas que precisam ser incentivadas a aderir à cultura, sem o uso de uma comunicação interna eficiente.

Se você não tiver esse valores bem definidos, sua empresa pode ficar para trás rapidamente. E, se você tiver isso determinado, porém não passar essa mensagem à equipe, o caminho para o fracasso também será curto.
Por isso, objetivos e valores bem definidos podem ajudá-lo a estabelecer um padrão consistente de alto desempenho e produtividade.

3. Reconhecimento

Estabelecer objetivos e valores não é tudo. Reconhecer quem alcança as metas e valoriza os princípio da empresa também é imprescindível.
Quem não gosta de ser valorizado pela qualidade com a qual exerce sua função? E por iniciativas positivas que pratica no ambiente de trabalho?

Recompensas como prêmios, reconhecimento público e incentivo monetário para os funcionários mais dedicados são ótimas formas de estimular a produtividade deles. O colaborador interno se sente valorizado, e serve também como incentivo para os demais colegas.

Quer mais dicas? Confira nosso material sobre a nova era da comunicação interna! E entenda como modernizar esse setor.

4. Envolvimento

O envolvimento interno é um grande incentivador para os colaboradores quererem trabalhar. Estar cercado de pessoas com quem você tem afinidade melhora o ambiente e a satisfação profissional.

Para incentivar este envolvimento entre os funcionários, a empresa pode tomar algumas atitudes. Produzir eventos sociais, ou oferecer cursos que reúnam pessoas em torno de um assunto pode motivá-las a conversar e interagir.
Aproximar a alta liderança dos demais funcionários também é interessante. Isso possibilita o contato pessoal e direto para que os profissionais falem sobre dificuldades, dúvidas e sugestões.

A identificação entre funcionários e líderes também inspira colaboradores a buscar metas e faz com que se sintam ouvidos. Um estratégia que faz os colaboradores se sentirem verdadeiramente integrados com a empresa.

Saiba como as outras empresas têm auxiliado a conversa entre lideranças e funcionários neste info-book: Panorama da Comunicação Interna .

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This