Contact Center

As vantagens e desvantagens de um call center home based

Wittel
Written by Wittel

A prática de serviço “home based” tem se tornado cada vez mais comum. Esse modelo representa menores custos para a empresa e pode trazer mais qualidade de vida para os operadores.

Dois importantes motivos pelos quais muitos call centers têm adotado essa modalidade de serviço.

Nesse artigo vamos apresentar para você algumas vantagens e desvantagens de ter um call center home based.

Call center home based

O call center home based já é uma realidade para muitas empresas estrangeiras. O país que mais adota o trabalho de atendimento feito no local de residência do funcionário são os Estados Unidos. E esse modelo também tem ganhado mais força no Brasil nos últimos anos.

O home based permite que o operador faça os atendimentos na sua própria casa através de tecnologias que redirecionam chamadas para o ponto do operador, onde quer que ele esteja. Outras ferramentas também possibilitam este trabalho à distância, como o monitoramento remoto dos atendimentos.

Vamos entender melhor quais são as vantagens e desvantagens do call center home based:

Vantagens de um call center home based

Os benefícios do home office tangem tanto a empresa, quanto os funcionários.

Investimento baixo

A vantagem para a empresa é cortar muito do investimento inicial em duas grandes frentes. Uma delas é a compra de hardware e a outra é toda a infra-estrutura permanente do contact center (o espaço físico onde ficam os operadores).

Redução de custos recorrentes

Além do baixo valor de investimento, adotar a prática home based pode ser um aliado na hora de reduzir custos. As despesas relacionadas com a presença de colaboradores na empresa diminuem consideravelmente.
Estes custos dizem respeito desde as contas de energia elétrica e água até o cafezinho – muitas despesas despencam com a presença reduzida de colaboradores.

Para aprender a calcular o que você gasta por chamada no call center, acesse nosso artigo clicando aqui!

A redução de custos não é só uma vantagem para o contact center. Também o funcionário de beneficia disso. São eliminados os custos com transporte e reduzidos aqueles com alimentação. E, se tempo é dinheiro, economiza-se também aí: o tempo de deslocamento diário do colaborador vai a zero.

Processo de seleção

A prática de home based contribui também na hora do processo seletivo. Isso porque, muitas vezes, bons candidatos não conseguem se efetivar na empresa por morarem muito longe do local. Além de demandar muito tempo em trânsito, a distância encarece o trajeto.

Assim, o call center home based apresenta maior possibilidade de encontrar pessoas dispostas e qualificadas, sem a limitação do fator “proximidade com a empresa”.

Regulamentação

O serviço de home office é regulamentado por lei. Apresenta algumas especificidades de contrato, porém é maleável, em comparação à lei de trabalhos presenciais.

Desvantagens de um call center home based

Gerenciamento

O gerenciamento dos operadores é essencial para o bom funcionamento do contact center. Por isso, o gestor pode encontrar alguma resistência em fazer esse contato via internet. Os motivos vão da falta de familiaridade, até o desconhecimento de canais eficientes de comunicação.

Confira aqui dicas de como melhorar a qualidade de uma Webconferência.

Cultura corporativa

Pode ser mais difícil incutir uma cultura corporativa em funcionários home-based. Isso ocorre, pois esses agentes não estão inseridos no cotidiano da empresa.

A dica, então, é investir em treinamentos e encorajar visitas periódicas à empresa Essa integração promove a cultura corporativa e o senso de pertencimento à equipe.

On cloud

O conceito na nuvem tem revolucionado os contact centers. É uma solução mais econômica, flexível e ágil para as centrais de atendimento.
Ela funciona através de um servidor remoto, e, por isso, é o sistema ideal para implementar em call centers home based.

Gostou do artigo?
Para saber mais, confira nosso e-book sobre como evitar erros que prejudicam o bom atendimento. E saiba mais sobre os segredos dos grandes contact centers nesse outro e-book aqui.

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This