Colaboração e Integração Conferências e Colaboração

Como a tecnologia pode beneficiar o ensino híbrido

Escrito por Wittel

Alunos e professores estão se adaptando a uma nova rotina escolar, devido à pandemia e, com este cenário, grande parte das escolas vão passar a adotar como estratégia o ensino híbrido.

O ensino híbrido é um modelo educacional que mescla a aprendizagem presencial com estratégias digitais, ou seja, o aluno executa parte das atividades fisicamente na escola e a outra parte à distância, geralmente pela internet, em casa. Neste modelo, o aluno é protagonista da sua aprendizagem e o professor passa a ser mediador do conhecimento. Existem os modelos sustentados, como sala de aula invertida, laboratório rotacional e rotação por estações; e os modelos disruptivos, como rotação individual, flex, à la carte e virtual aprimorado.

Ao entrar em uma era de aprendizagem híbrida, é preciso pensar em soluções que integrem todos os estudantes junto aos professores. Transformar parte das aulas em aulas remotas traz mudanças referentes não apenas à distância física entre as pessoas, mas também à falta de outros fatores muito importantes: envolvimento pessoal, contato visual entre as pessoas, avaliação da eficácia da aprendizagem dos alunos através da linguagem corporal e a segurança que os estudantes sentem com a presença física de um instrutor. O ambiente escolar não é apenas um ambiente de aprendizagem, mas também de troca, de convívio social, e a manutenção dos relacionamentos é um dos maiores desafios das instituições de ensino e dos professores.

A tecnologia em benefício do ensino híbrido

Imagem: blogs.cisco.com

A aula online traz a necessidade de reimaginar o ensino, mantendo a turma envolvida e visando o bom desempenho em ambiente híbrido. O Webex Rooms ajuda nisso, pois permite que a escola e/ou o professor ofereça uma aula interativa, simulando uma experiência real ao utilizar dispositivos com ótima qualidade audiovisual e alta tecnologia.

Quando há uma parte da turma assistindo à aula presencialmente e outra via internet, novas dificuldades surgem, como manter o dinamismo da aula. Se o professor fica estático em frente à câmera, distrai o aluno que está fisicamente presente na sala; se fizer movimentos bruscos ou caminhar pelo ambiente, corre o risco de distanciar ainda mais o aluno remoto. Na verdade, isso pode ser evitado com a utilização do PresenterTrack da Cisco, uma tecnologia para videoconferências que detecta e acompanha o apresentador do vídeo. Com o PresenterTrack instalado no ambiente da sala de aula, o professor pode andar tranquilamente pelo espaço, pois o dispositivo vai segui-lo, dando aos alunos conectados de forma remota a sensação de estarem no mesmo ambiente físico que o instrutor.

Existe forma tecnológica e simples de melhorar também a interação pessoal entre os alunos, como o Webex Board, um quadro branco interativo que permite que qualquer um da sala (remota ou presencial) faça anotações na tela. Para isso, é só implantar uma placa Webex na sala de aula e cada aluno que acessar o Webex Teams em seu computador terá acesso ao quadro branco. Isso aumenta o senso de comunidade entre os alunos, aproximando-os de forma segura em momento de distanciamento.

A utilização dos dispositivos e softwares é muito simples, dispensando longos treinamentos, por exemplo, e abrange salas de aulas e auditórios de qualquer tamanho. Como todas as tecnologias são Cisco Webex, a integração entre elas é excelente e promove uma experiência do usuário muito positiva.

Escolas públicas e particulares podem se beneficiar da tecnologia neste momento de ensino híbrido, aproximando os professores e os alunos para melhorar a aprendizagem e fortalecer os laços afetivos, o que naturalmente motiva quem ensina e quem aprende. Alunos e colaboradores mais engajados tendem a permanecer por mais tempo na instituição, logo, o investimento em tecnologia gera também um retorno financeiro positivo às escolas.

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This