Conferências e Colaboração

Por que você deveria investir em comunicação empresarial unificada?

comunicação empresarial e unified communication
Escrito por Wittel

A grande maioria das companhias que utilizam diversas soluções de comunicação empresarial em seus negócios não estão completamente satisfeitas. A falta de controle sobre os vários sistemas pode afetar o atendimento ao cliente, reduzir a colaboração entre funcionários, bem como sobrecarregar do time de TI. Por isso a unificação da comunicação empresarial, mais conhecida como Unified Communication (UC), é mais importante do que nunca.

Pense em todas as formas adotadas pelo seu negócio para manter a comunicação sempre em movimento: o fluxo constante de e-mails, mensagens instantâneas, videoconferências, lembretes em calendários, entre outras. É uma tarefa bastante complicada manter o controle sobre tantos canais.

A não ser que todos esses dados sejam devidamente unificados e organizados o problema persistirá. Diversas organizações já descobriram os benefícios de se usar uma plataforma baseada na nuvem para atender suas necessidades de comunicação da melhor maneira.

Todas as ferramentas passam a estar conectadas com o cliente de maneira inteligente e rápida. Não há estresse devido ao gerenciamento de diferentes sistemas e funcionários se tornam mais engajados. Vejamos a seguir em mais detalhes todos esses e outros benefícios proporcionados pela Unified Communication.

Colaboração entre funcionários

A colaboração entre funcionários, seja qual for sua área de atuação ou setor, é um fator de grande peso para tornar a equipe mais produtiva e envolvida. Não só entre si, mas com a organização como um todo.

Através de soluções para comunicação empresarial colaboradores são capazes de se conectar com seus colegas de trabalho de onde quer que estejam. Sempre trocando informações indispensáveis em sua rotina de trabalho. Seja por mensagens, áudio, vídeo ou web conferência!

Contudo, se a sua comunicação empresarial não permite que funcionários passem sem dificuldades de uma interação em bate-papo para uma conversa em voz ou para uma videoconferência, a colaboração é prejudicada. Com a Unified Communication, as soluções estão concentradas em uma única plataforma. E a colaboração se torna, de fato, real e engrandecedora.

Com o compartilhamento de dados garantido pela integração, o seu time pode trabalhar em conjunto nos mesmos projetos sem que falhas de comunicação prejudiquem o processo e seus resultados. Afinal, quando não há interrupções nas interações e as ferramentas de trabalho contribuem no desempenho dos colaboradores, a produtividade e a satisfação dos funcionários aumentam.

Produtividade do time de TI

A grande quantidade de aplicativos e soluções implantadas em sistemas diversos não poderia deixar de significar mais trabalho para a equipe de TI. Esses funcionários precisam dedicar muito de seu tempo para gerenciar, atualizar e manter todos esses sistemas de comunicação empresarial. Consequentemente, outros projetos, de fato importantes para o seu negócio, acabam por ser deixados de lado.

A plataforma baseada em nuvem da Unified Communication diminui significantemente a lista de tarefas dos funcionários de TI. Além disso, a implantação e a instalação são rápidas e fáceis. Não há necessidade de se investir em infraestrutura física e as atualizações e manutenção são feitas pelo próprio provedor.

Comunicação empresarial segura

Independentemente do tamanho do seu negócio ou do ramo no qual você está inserido, a segurança dos dados é sempre uma preocupação. Com efeito, muitas empresas, em especial as pequenas, sofrem ataques cibernéticos preocupantes.

Uma comunicação empresarial feita com a Unified Communication é uma ótima maneira para se reduzir o risco de ataques ao seu sistema. Com ela é possível gerenciar a segurança através de aplicativos e dispositivos. A integração também elimina o risco de funcionários utilizarem aplicativos de comunicação não aprovados pela organização oficialmente.

Todos os dados e informações trocados por colaboradores ou disponibilizados pelos clientes terão um backup no sistema. Ademais, quando uma boa solução de Unified Communication é adotada, ela também contará com o serviço de Disaster Recovery. Ele permite recuperar arquivos sem dificuldade.

Operações mais inteligentes com a Unified Communication

Além de todas as complicações já vistas, quando diversos sistemas de comunicação empresarial são utilizados, se torna difícil acessar, compartilhar ou analisar dados.

Com a Unified Communication, por outro lado, a sua empresa é capaz de ter uma visão completa do seu negócio ao contar com insights consistentes. Os quais permitem que as decisões mais inteligentes sejam tomadas e estratégias mais assertivas formuladas.

Experiência do cliente

Nos tempos atuais, onde as pessoas obtêm informações com tanta facilidade através da internet, tornou-se algo bastante comum clientes pararem de fazer negócio com uma empresa porque a concorrência oferece uma experiência melhor.

A multicanalidade está entre as soluções adotadas para se cativar o consumidor. O atendimento pelo telefone deixou de ser a única opção. A multicanalidade dá ao cliente o poder de escolha sobre como realizar interações com determinada marca: e-mail, bate-papo, sms, ligações etc.

Contudo, a implementação de diversos sistemas de comunicação pode também afetar negativamente a experiência do cliente. Sem a integração entre os sistemas a experiência se torna inconsistente e, o tempo de resposta, lento.

A adoção do Unified Communication através da nuvem significa também que muitas outras soluções podem ser implementadas através desse sistema. Estendendo, assim, seus benefícios para outras áreas cruciais da sua organização: como o seu contact center.

Os operadores da sua central poderão, por exemplo, obter informações a respeito do cliente com mais facilidade. O que permite a entrega de um atendimento personalizado. Além disso, os usuários, assim como os colaboradores, podem transitar entre canais de atendimento com facilidade e sempre mantendo o contexto de suas interações.

Então, gostou do artigo? Se você descobriu que a comunicação empresarial unificada é o que a sua empresa procura, não hesite em entrar em contato conosco. A Wittel preza a qualidade e considera todas as necessidades particulares de uma empresa durante a implementação de novas soluções. Sabemos que isso é indispensável para que o investimento valha a pena!

Não abra mão de uma tecnologia eficaz. A Unified Communication é o futuro da comunicação e interação no mundo dos negócios!

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This