Conferências e Colaboração

Você tem feito o endomarketing?

Wittel
Written by Wittel

A prática do endomarketing tem se alastrado cada vez mais em empresas de diversos segmentos. Mais do que um gasto, ele deve ser considerado um investimento. Vamos ver porque neste texto:

As grandes companhias já perceberam a necessidade de estimular e encorajar os colaboradores internos. Afinal, são eles que estão na linha de frente de vendas, atendimento e relacionamento com cliente.

Por isso é ideal que sejam os primeiros “clientes” da sua empresa. Eles devem acreditar nos produtos e serviços oferecidos. Dessa maneira, eles estarão mais envolvidos com a empresa na hora de entrar em contato com seus consumidores.

Estes funcionários engajados possuem potencial para oferecer o melhor atendimento para seus consumidores. Com as práticas de endomarketing é possível, então, aperfeiçoar o atendimento, reduzir custos, melhorar as vendas e fidelizar os clientes.

Por esses motivos, o endomarketing tem sido uma das estratégias mais eficientes para melhorar a produtividade da equipe.

Endomarketing

Afinal, o que é endomarketing? São ações de marketing, aplicadas dentro da própria companhia, para melhorar o relacionamento interno e bem-estar da equipe.

O principal objetivo do endomarketing é reter e atrair os colaboradores internos, a fim de se sentirem integrantes valiosos na empresa. Consequentemente, a qualidade dos serviços e a produtividade dos funcionários aumentam, trazendo benefícios individuais, para a empresa e para os clientes.

Como aplicar endomarketing na empresa

Diversas ações podem compor o endomarketing e contribuir para os mais variados setores internos da empresa.

Vamos conhecer algumas delas:

Pesquisas com colaboradores

Ouvir o que os funcionários têm a falar e entender suas necessidades pode ser o primeiro passo para criar uma estratégia de sucesso. Entender como eles enxergam a empresa e como avaliam o ambiente de trabalho também.

Com a pesquisa interna, é possível perceber se os funcionários se sentem reconhecidos e motivados, além dos tipos de benefícios que gostariam de receber.

Conheça seus hábitos e preferências para poder traçar ações assertivas que serão eficazes quando implementadas. As ações precisam estar alinhadas com o perfil da empresa e dos funcionários.

Não seria útil, por exemplo, marcar um happy hour com o objetivo de integrar o seu time em um bar, se muitos dos funcionários não consomem álcool.

Comunicação

Para todo tipo e tamanho de empresa, é importante que se tenha um (ou vários) canal de comunicação interna. Informações institucionais, avisos, novos produtos e mensagens motivacionais, devem ser repassadas diariamente para todos os funcionários.

Uma comunicação eficiente é a base para o desenvolvimento das tarefas diárias e de integração da equipe.

Para se integrar mais sobre o assunto, confira nosso ebook gratuito sobre a nova era da comunicação interna e fique por dentro das inovações deste mercado.

Eventos internos

Estabelecer uma cultura que promova conhecimento, integração e descontração é uma maneira eficaz de aplicar o endomarketing. Assim, eventos internos, como palestras, workshops e cafés da manhã motivacionais voltados para o público interno podem trazer ótimos resultados.

O objetivo desses encontros pode variar a cada mês. Você pode convidar palestrantes, coaches e até mesmo oferecer a oportunidade para os próprios colaboradores falarem sobre sua área de atuação.

E por que não fazer uma manhã de jogos e dinâmicas de equipe? Você pode propor jogos tradicionais, como os de carta ou tabuleiro, e realizar dinâmicas para descontrair.

Reconhecimento

O reconhecimento é uma das práticas mais antigas e eficazes de motivação com pessoas. Valorize o trabalho de cada um e reconheça quando seus colaboradores baterem metas, forem proativos e produtivos. Para demonstrar o reconhecimento, você pode oferecer:

  • Cursos de idiomas;
  • Desconto em restaurantes e academias;
  • Folga extra para os aniversariantes;
  • Bonificação monetária;
  • Ingresso para o cinema.

Ações como essas estimulam a qualidade de vida e favorecem um ambiente de trabalho agradável. Essas práticas farão toda diferença na forma como seu colaborador enxerga a empresa.

Gostou de saber um pouco mais sobre endomarketing?
Você pode fazer o download gratuito do nosso infográfico, o panorâma da comunicação interna, e se atualizar sobre os desafios que os profissionais da comunicação corporativa estão enfrentando.

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This