Conferências e Colaboração

Funcionários felizes: qual o papel do gestor nisso?

Escrito por Wittel

A liderança e seu relacionamento com o time é de extrema importância para a motivação dos colaboradores. Ela pode ser a diferença entre funcionários felizes e insatisfeitos.

Evidentemente, não é uma tarefa fácil estimular um time. Porém, investir na motivação dos funcionários, refletirá em um melhor ambiente de trabalho e em maior produtividade também.

Qual o papel do gestor no bem-estar dos funcionários? E como isso traz benefícios para a empresa? Vamos entender melhor na leitura desse artigo.

Funcionários felizes: por que deve ser uma preocupação?

Primeiro de tudo, vamos entender a importância da felicidade dos funcionários.
A qualidade do atendimento ao cliente é diretamente relacionado com o desempenho profissional dos colaboradores. Esse desempenho é reflexo do bem-estar de cada indivíduo. Se os colaboradores estiverem felizes e motivados, o atendimento será de melhor qualidade.

Entretanto, se insatisfeitos com o ambiente em que trabalham, isso pode resultar em atendimentos problemáticos e prejudiciais à imagem da empresa.
Por isso, o bem-estar da equipe é considerado como um diferencial competitivo nas organizações.

Segundo pesquisas, um funcionário feliz é 12% mais produtivo e pode vender até 37% a mais, se satisfeito.

Abaixo podemos conferir mais vantagens de funcionários felizes para sua empresa:

  • Felicidade gera maiores lucros;
  • Aumento do desempenho profissional;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Retenção de bons profissionais;
  • Sucesso organizacional.

As pessoas satisfeitas no atendimento proporcionam melhor experiência ao clientes, outros colaboradores do time e, por conseguinte à empresa como um todo.
.
Você faz endomarketing? É uma estratégia para melhorar o ambiente do trabalho e a produtividade da equipe. Leia nosso artigo e saiba tudo sobre.

Estratégias para gestão de pessoas

Para otimizar o relacionamento entre equipe e empresa é relevante realizar alinhamentos periódicos. Principalmente entre a liderança e o time. O gestor, deve então, promover iniciativas que integrem os colaboradores e contribuam funcionários mais felizes.

As possibilidades de integração incluem:

Reuniões presenciais

Uma forma de integrar toda a equipe é realizar reuniões presenciais. É um contato direto entre os funcionários, e pode ser uma ótima oportunidade para discutir assuntos internos. Por exemplo, formas de otimização do ambiente, problemas recorrentes no atendimento e outros assuntos pertinentes que podem surgir.

Porém, a reunião presencial pode representar um alto custo para abrigar toda a equipe. Por isso, uma alternativa é realizar conferências não-presencias. Além de reduzirem custos com viagens, elas não requerem um espaço físico para comportar todos funcionários concomitantemente. A reunião pode ser captada por aparelhos eletrônicos e transmitida em diferentes salas.

Você sabe como funciona uma reunião por teleconferência? Leia nosso artigo e saiba tudo sobre!

Eventos

Promover eventos é também uma forma de integrar e motivar a equipe. Os eventos podem ser de cunho educativo, com informações sobre novas técnicas e produtos. Ou podem ser mais descontraídos com palestras e apresentações.

Entretanto, esse tipo de estratégia pode ser financeiramente inviável para algumas companhias. Dessa forma, é interessante utilizar as vantagens da mobilidade corporativa para realizar eventos menores e produtivos.

Ouvidoria

Ter um canal dedicado a sugestões e reclamações do time, como uma caixa de sugestões física ou até mesmo online é sempre uma iniciativa sensata. Entretanto, contar somente com essa prática não é suficiente. Se não houver uma seriedade para atender a essas solicitações, o funcionário pode se sentir desvalorizado.

Uma opção, então, é realizar reuniões menores, ou uma conference call, para atender os colaboradores.

Para saber mais sobre a comunicação interna empresarial, confira nosso infográfico sobre o assunto.

O que achou sobre o artigo?
Você pode se aprofundar no assunto com nosso ebook nova era da comunicação interna. Entenda tudo sobre como otimizar a comunicação de sua empresa.

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This