Contact Center

Hospedagem da nuvem, economia e agilidade

hospedagem na nuvem
Wittel
Escrito por Wittel

A antiga tecnologia de contact center dava às empresas alternativas bastante limitadas e custosas. No entanto, a hospedagem na nuvem, feita virtualmente, passou a oferecer o que há de mais moderno disponível sem exigir um alto investimento.

É difícil ajudar os clientes quando a tecnologia que sua empresa utiliza não favorece a operação. A hospedagem na nuvem oferece agilidade, uma experiência mais positiva junto à sua empresa, sem comprometer a segurança e trazendo também redução de custos.

Hospedagem na nuvem e agilidade

Um contact center na nuvem é uma alternativa moderna para centrais de atendimento que desejam cumprir às próprias demandas e exceder continuamente as expectativas de seus clientes.

Com a hospedagem na nuvem o acesso às mais recentes tecnologias, tanto de comunicação como operacionais, se tornam muito mais acessíveis, em custo e praticidade.

Experiência do cliente

Modernizar o contact center se tornou uma necessidade indispensável. A demanda não pode ser ignorada: existe uma procura cada vez maior por parte dos clientes por canais digitais e diferenciados de atendimento.

Imagine clientes presos em uma fila de espera, consumindo um tempo valioso, enquanto seus atendentes se sentem sobrecarregados. Que tipo de experiência ao cliente você estaria entregando? A experiência dos clientes se tornou a prioridade número um das empresas: ela tem um impacto direto em seus resultados.

Um contact center hospedado na nuvem conta com recursos que permitem agilidade e flexibilidade no atendimento ao cliente. Por meio não só de ligações, mas por e-mail, mídia social, sms, chats etc. O que, por sua vez, também tem um grande impacto na experiência dele com a sua empresa. Assim como também na quantidade e produtividade dos seus agentes, já que não se vêem mais limitados ao atendimento voltado apenas para chamadas telefônicas.

Além disso, toda grande empresa tem consciência da necessidade de conhecer seu cliente cada vez mais a fundo a fim de, ao monitorar seu comportamento, moldar o comportamento da própria empresa. Essa é mais uma das tecnologias que, com a hospedagem na nuvem, é possível sem dificuldades.

Descubra 6 vantagens da hospedagem na nuvem para o consumidor final em outro de nossos artigos!

Implementação de novos recursos

Novos recursos de contact center (de multicanais, monitoramento, entre outros) geralmente não podem ser implementados caso não sejam também aderidas novas tecnologias. Muitas empresas, no entanto, não podem recorrer a grandes investimentos, tanto por falta de dinheiro como por falta de tempo.

Só a hospedagem na nuvem possibilita a realização de testes ou mesmo a adesão de novos recursos quase que imediata. Sem a necessidade de comprar hardware, instalar software ou treinar e designar funcionários de TI para introduzir esses novos componentes.

Escalabilidade

A hospedagem de um contact center na nuvem atende, sem complicações, às diferentes exigências do seu negócio. Seja pelo crescimento da empresa ou por estar passando por períodos de pico. A capacidade de atendimento pode ser aumentada ou diminuída para corresponder às necessidades do momento.

A abordagem tradicional on-promise exige a instalação de mais equipamentos e softwares. E, passado o alto volume de chamadas, o excesso de capacidade resultante gera desperdício de recursos quando já não são necessários.

Economia

Até o momento, a hospedagem na nuvem parece só apresentar vantagens. Contudo, a pergunta realmente importante é: quanto isso vai custar?

Na verdade, mudar para a nuvem é uma das primeiras medidas a serem adotadas para reduzir custos em uma central de atendimento. A escalabilidade, a experiência do cliente e a produtividade são apenas alguns dos fatores que trazem economia: existem outros.

A nuvem requer um investimento bem menor do que se poderia esperar. A transição do on-promise para o software baseado na nuvem é uma escolha de baixo custo que, a longo prazo, traz uma economia significativa. O novo sistema ajudará a reduzir custos com hardware, equipe de TI e manutenção.

Equipe de TI

O investimento em bons funcionários de TI é algo caro que supera até mesmo os gastos com hardware e software. Além disso, não podemos deixar de considerar o custo de recrutamento em si quando se procura por candidatos competentes. Com a nuvem isso muda.

Grande parte das responsabilidade que seriam da sua empresa é transferida para o prestador do serviço de hospedagem. Isso não precisa significar, no entanto, que bons funcionários terão de ser demitidos. Muitas empresas que escolhem migrar para a nuvem passam a utilizar seus valiosos recursos de TI em outras áreas que podem beneficiar ainda mais os negócios.

Espaço e energia

Com o uso de uma infraestrutura on-promise, o sistema deve ser acomodado no local, onde todos os dados estarão concentrados e serão gerenciados. Os servidores ocupam muito espaço, consomem e desperdiçam energia mesmo em períodos de inatividade.

Servidores físicos não são necessários com a nuvem e a conta de energia será, assim, reduzida. Isso poupa também o espaço que seria necessário para comportar o hardware.

Além disso, dados e aplicativos estão disponíveis para os funcionários independentemente de sua localização já que com a nuvem a hospedagem é virtual. Caso necessário, portanto, eles podem trabalhar em qualquer lugar. Consultando smartphones, tablets e laptops.

Ficou interessado e quer saber como a hospedagem na nuvem é feita? Leia nosso artigo: Migração para a nuvem: como sua empresa pode aderir a essa tecnologia?

Caso precise de mais informações sobre a nuvem baixe nosso e-book grátis, intere-se sobre o contact center omnichannel e obtenha a segurança de que precisa.

Sobre o autor

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This