Conferências e Colaboração

A importância dos processos contínuos de aprendizagem e aperfeiçoamento

educação corporativa
Wittel
Written by Wittel

A Educação Corporativa é uma estratégia de compartilhamento de conhecimento que tem por objetivo treinar continuamente os funcionários e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso de um negócio.

Atualmente, as empresas notaram o quanto é vantajoso investir no desenvolvimento profissional de seus funcionários: a educação corporativa é muito mais econômica do que procurar por treinamento externo ou por novos profissionais já altamente capacitados.

Educar funcionários, com responsabilidade e um bom planejamento, demonstra a preocupação da empresa e a valoriza frente aos colaboradores. Adotar a educação corporativa é também uma maneira de formar uma unidade, na qual os funcionários entendem sua importância para a companhia e se tornem, de fato, parte dela.

Trata-se de uma estratégia organizacional que promove a redução nas taxas de turnover dentro da empresa, bem como o aumento da produtividade e da qualidade do serviço que o profissional oferece.

Vantagens competitivas da Educação Corporativa

Encontre e treine talentos

Ao manter um profissional sem perspectivas de aprendizagem, você pode estar desperdiçando pessoas com grande valor e potencial que têm muito para somar à empresa. Investir na educação corporativa ajuda a encontrar e a reter talentos.

Além disso, tem-se a oportunidade de estimular os colaboradores a criar uma identidade forte junto à marca, seus valores e a cultura da companhia. Como já mencionamos, ele se torna parte integrante da identidade do local onde trabalha e, com isso, tem tudo para ser também um promotor dentro e fora da empresa, dando prestígio à marca.

Adesão às estratégias da empresa

Imagine contar com uma equipe alinhada e focada nas metas de negócio da sua empresa. Por meio da educação corporativa, os funcionários conhecem com clareza os propósitos da empresa e que tipo de estratégias precisam aplicar para atingi-los.

Um colaborador consciente de seu papel e do papel dos demais membros de equipe na estratégia geral resulta em uma complexidade incrível na execução de cada uma das funções. Isso estimula as habilidades de cada um e promove sincronia com o todo, gerando com isso uma força única. Afinal, é impossível entregar bons resultados trabalhando isoladamente e sem uma visão consistente do todo.

Além disso, é muito mais fácil manter a motivação de todos. Profissionais que estão focados nas mesmas metas de negócio podem ajudar outros que ficaram desmotivados no meio da jornada, o que prejudicaria o trabalho de todo o grupo.

Alta performance

O autodesenvolvimento profissional envolve não só o sucesso mediante às estratégias da empresa, mas também a construção de uma carreira de sucesso para o próprio colaborador. Durante seu trabalho, dentro da própria empresa, o funcionário aprende e cresce com as pessoas que trabalham em sua área.

Com a educação corporativa o aprendizado é contínuo, permitindo a aquisição de um conhecimento mais profundo. Isso faz com que o funcionário cresça profissionalmente, o que ele enxerga como uma grande vantagem. Isso é devolvido para a companhia em forma de alta performance.

Os funcionários passam a ter os mesmos objetivos da empresa: o sucesso.

Nivelamento de equipe

Após passar o conteúdo, é importante também avaliar o aprendizado para saber quais dos funcionários precisam de mais investimento em treinamento.

Com funcionários em um mesmo nível, o desempenho de toda a equipe é estimulado. Por isso, é necessário elevar o nível de todos e garantir que isso esteja sendo feito.

A educação corporativa continuada

Já vimos que a maioria das empresas deseja investir em seus funcionários atualmente. Isso retém talentos e também os desenvolve.

Reforçamos, contudo, que é essencial que essa educação seja continuada. Manter os funcionários bem treinados e atualizados é o que possibilita que os colaboradores sejam capazes (e se sintam capazes) de atender às necessidades em constante evolução da empresa.

O aprendizado contínuo mantém os funcionários engajados e interessados. Ter habilidades adquiridas constantemente é vantajoso: mencionamos acima como a especialização é fundamental e também gera produtividade.

Porém não se trata apenas de poupar dinheiro. A empresa também mostra aos seus funcionários que eles valem a pena o dinheiro e o tempo investido. Isso cria confiança.

Novas habilidades e renovação são necessárias tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Assim ambos permanecem relevantes no mercado no qual muitos competem atualmente e podem ser bem-sucedidos.

Tendo em vista a importância da comunicação interna durante todo esse processo, recomendamos que baixe nosso e-book grátis e saiba como modernizar a sua empresa na nova era da comunicação!

Implementando a Educação Corporativa

A implementação de um sistema de Educação Corporativa pode ocorrer de diversas maneiras. Vejamos algumas delas:

  • Cursos presenciais;
  • Cursos a distância;
  • Ensino a distância e cursos presenciais.

Assim como os conhecimentos se atualizam constantemente, há no mercado novas tecnologias a todo momento. Elas trouxeram a possibilidade de realizar aulas online, o que facilita a implementação da educação corporativa nas empresas.

Por meio de ferramentas tecnológicas, os funcionários podem aprender por videoconferências, cursos ministrados pela internet ou até mesmo pela Intranet da empresa. Isso facilita lidar com a rotina de trabalho e a de aprendizagem: o colaborador pode adquirir conhecimento sem sair do lugar e no momento que for melhor para ele.

Conheça mais sobre o aprendizado virtual em outro de nossos artigos: Sala de aula virtual: entenda o conceito para treinamentos!

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This