Contact Center

Prevenir é melhor que remediar: manutenção preventiva

Manutenção preventiva: computador com falha durante expediente.
Wittel
Written by Wittel

Ninguém gosta de imprevistos. Eles geram custos fora do orçamento, atrasam o funcionamento da empresa e podem afetar mais áreas interligadas à situação. Para evitar esses problemas, a manutenção preventiva é algo que precisa ser recorrente, afinal, prevenir é melhor do que remediar.

São raros os casos de empresas que possuem uma cultura de aderir à medidas preventivas – tão importantes para evitar imprevistos com equipamentos ou até mesmo problemas judiciais.

Durante o dia a dia e na avaliação de orçamento é compreensível que a manutenção seja um assunto deixado para depois. Porém, os custos e a dor de cabeça podem ser muito maiores quando um equipamento apresenta falhas inesperadas.
Então, é hora de refletir sobre a importância da manutenção preventiva, para evitar interrupções durante os procedimentos. Principalmente em um contact center, cujo ambiente exige tanto de seus equipamentos: eles funcionam constantemente e são utilizados, muitas vezes, de maneira ininterrupta.

Entenda neste artigo mais sobre a importância de ter tecnologias que são responsáveis pela manutenção preventiva de equipamentos.

Manutenção preventiva

Equipamentos quebrados ou apresentando algum tipo de falha dentro de uma determinada operação geram diversos transtornos para a empresa. Podemos citar:

  • Perda de tempo para identificar a falha, acionar assistência correta e tempo de reparo;
  • Queda na qualidade do atendimento;
  • Custos elevados para corrigir o problema;
  • Multas e penalidades;
  • Perda de documentos importantes;
  • Desestimulação nos funcionários;
  • Efeito bola de neve em outros serviços e processos.

O contact center não pode perder nem um dia e nem uma hora de trabalho, por conta de aparelhos ou softwares que apresentaram problemas. Portanto, é importante aderir à prática de realizar manutenções preventivas para obter sempre resultados positivos na empresa.

Um equipamento quebrado pode trazer muito transtorno. Entenda mais no nosso infográfico Bola de Neve do Equipamento Quebrado.

Cloud

É comum empresas não contratarem uma equipe de TI pelo fato de representar um alto custo e também por precisar do serviço esporadicamente. Dessa forma, quando falhas ocorrem nas centrais, a empresa não está preparada e diversos transtornos são gerados, como vimos acima.

Atualmente, há diversas tecnologias que auxiliam o aumento da produtividade e da qualidade nas operações; juntamente com a redução dos custos nos contact centers. Além disso, o investimento em tecnologia para contact center otimiza a experiência do cliente e reduz a necessidade de um grande departamento de TI.

Pensando nisso, os sistemas Cloud apresentam diversas vantagens para os call centers. Por exemplo, reduzem custos de investimentos iniciais, oferecem flexibilidade de adequação às sazonalidades da operação, segurança e diminuem despesas.

Quer saber mais sobre contact center na nuvem? Leia nossoartigo e entenda como esse conceito tem revolucionado os call centers.

Mas o que isso tem a ver com manutenção preventiva? Tudo! Pois, ao investir em um call center virtual, não é preciso se preocupar com equipes caras de TI ou longas manutenções nos equipamentos.

O sistema realiza backups periódicos, averiguações no sistema e manutenções preventivas para evitar falhas. Assim, você otimiza suas operações e ainda reduz grandes custos nas centrais.

Segurança

Como visto acima, a segurança é uma característica importante nos sistemas em nuvem. Isso porque há uma série de regras que a Lei do SAC prevê, a fim de proteger o cliente e a empresa.

Conheça as regras mais importantes da Lei do Call Center no nosso artigo.

Algumas dessas regras envolvem gravação de chamadas. Todo usuário tem direito a requerer sua ligação no prazo de até 6 meses. Porém, se algum equipamento ou software apresentar defeitos, essas gravações podem ser perdidas definitivamente. E isso pode gerar multas e penalidades para a empresa de contact center.

Para evitar essas e outras situações negativas, a manutenção preventiva é a solução ideal, pois evita falhas e ainda realiza backups diários para evitar perdas importantes.

Confira também em nosso outro artigo 5 situações que podem ser evitadas com a gravação de chamadas.

WE-Tools

Prevenir é melhor do que remediar: a troca e reposição de peças antes de falharem impede o desgaste ou a sobrecarga em outras partes que trabalharão mais para compensar essa falha. Ou serão até mesmo quebradas em efeito dominó.

Pensando nisso, a plataforma WE-Tools atua em 2 pilares: gerenciamento e manutenções preventivas na infraestrutura e outro de consultoria contínua sobre os usos das aplicações para alcançar resultados.

O objetivo é unir as duas melhores ferramentas que o mundo oferece: a tecnologia e as pessoas. Sendo possível, assim, um maior aproveitamento do potencial das tecnologias contratadas pela empresa. Somado, além disso, à análise contínua de equipamentos e tecnologias, para prever problemas e evitar perda de tempo.

As soluções do WE-tools contam com equipe especializada que analisa os processos internos e apresentam novas possibilidades para atingir resultados com mais eficiência e produtividade. Com ele é feito um diagnóstico após análise e identificação de nível de adoção das tecnologias pelos funcionários, taxas de imersão, rendimento e produtividade, entre outros indicativos.

Gostou do artigo?
Para entender melhor sobre manutenção preventiva, baixe agora nosso ebook Prevendo imprevistos e potencialize os resultados do seu contact center.

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This