Contact Center

Sistemas na nuvem são seguros

segurança na nuvem
Escrito por Wittel

O sistema na nuvem refere-se à ações que ocorrem virtualmente e não dependem da instalação de programas ou do descarregamento de arquivos para o computador. Assim, tudo fica disponibilizado na nuvem, ou seja, em servidores online. É um servidor com muita segurança, mas que ainda gera dúvidas.

Outra característica do sistema na nuvem é a divisão entre dois tipos de modelos: públicos e privados. Esse sistema tem se tornado cada vez mais utilizado por conta dos seus benefícios para as empresas e principalmente para os contact centers. Isso porque com o sistema em nuvem é possível criar uma nuvem própria no Data Center da sua empresa.

Mas esse sistema é realmente seguro? Vamos entender melhor.

Contact center on cloud

Para alguns pode ser novidade um contact center alocado na nuvem. Entretanto, já é uma realidade adotada por diversas empresas e que tem revolucinado os call centers (saiba mais). O sistema fica alocado virtualmente e não depende da instalação de programas.

O contact center contrata uma empresa de tecnologia especializada para gerenciar os procedimentos e atendimentos da central. E toda estrutura fica armazenada na nuvem. Isso evita gastos com hardwares e softwares, e você contrata o plano de acordo com suas necessidades e pelo tempo necessário. É uma grande economia, pois você só paga pelo tempo utilizado.

O call center on cloud é um conjunto de ferramentas integradas. Alguns exemplos dessas ferramentas são:

  • URA;
  • Backups automáticos;
  • Análise de interações;
  • Acompanhamento de dados.

Outro diferencial é a capacidade de comportar interações de diversos canais de comunicação – chamadas telefônicas, mensagens de redes sociais e emails, por exemplo.

Para saber mais sobre a funcionalidade do sistema na nuvem acesse nosso artigo Servidor na nuvem: como funciona.

Nuvem e segurança

A segurança é um requisito importante para qualquer tipo de negócio. Ainda mais para sistemas na nuvem que, como já dissemos, podem não ser comuns para algumas empresas. Porém, esse método é, muitas vezes, mais protegido do que um contact center on-premise.

Os fornecedores destes sistemas em nuvem são responsáveis pelas medidas de segurança e, geralmente, são empresas grandes e especializadas. Isso faz com que haja mais recursos voltados para a proteção das informações armazenadas em seus servidores. Mais ainda do que em uma empresa que opta pelas instalações on-premise.

Os procedimentos de alta segurança tornam o acesso de informações e documentos confidenciais do contact center praticamente impossível. Além disso, também conta com medidas de proteção aos servidores para que não haja prejuízos e falhas.

Como funciona

Os arquivos em nuvem são hospedados em um servidor e o acesso é restrito apenas para quem tem autorização de visualizá-los. Dessa forma, os arquivos, documentos e programas ficam em segurança.

Além disso, o servidor na nuvem armazena os dados em data centers. Essa medida previne perdas de informações e arquivos no caso de uma falha ou pane, por exemplo.

Para saber mais sobre o assunto, visite nosso artigo: Como manter a segurança da informação no call center.

Backup

O backup é uma das medidas que contribui para a segurança na nuvem e pode ser feito periodicamente. O backup é responsável pela segurança dos dados, protegendo contra ataques e más práticas por parte de funcionários. Ele gera cópias dos dados automaticamente, o que evita perda de dados, documentos e informações necessárias ao decorrer do tempo.

Tecnologia

Além do backup, que é uma maneira eficaz de garantir a segurança dos dados, há também outras tecnologias disponíveis.

Há soluções inteligentes que monitoram e controlam todo o acesso das operações. Principalmente na hora do atendimento onde ocorre o contato direto com o cliente. É possível, então, gravar os atendimentos, monitorar e analisar para otimizações futuras e tomada decisões estratégicas.

Isso ocorre devido ao ambiente criptografado para transmissão de mensagens, tempo limitado de abertura de janelas, segurança contra hackers e alarmes de ameaças que impedem acesso aos dados do cliente.

Assim, um call center na nuvem é uma opção mais inteligente para seu negócio. Representa redução de custos, flexibilidade e segurança, mantendo a mesma qualidade. Ao invés de realizar grandes contratações e compras de uma estrutura de atendimento ao cliente.

Gostou do artigo?

Vamos te deixar mais uma dica valiosa: nosso ebook Call center omnichannel na nuvem! Entenda mais a fundo a diferença de on-premise e on cloud, as vantagens e as funcionalidades.

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This