Insights

Afinal, a telefonia VoIP funciona em escala?

Escrito por Wittel

O VoIP, telefone que utiliza a internet para transmissão de voz, permite que as chamadas fiquem mais baratas e, por essa razão, a tecnologia passou a ser cada vez mais procurada pelas empresas que visam a redução de custos. Mas e se a telefonia VoIP for utilizada em escala? De que forma isso seria possível? Quais são os melhores usos para ela?

Neste post, vamos responder a questões como essas, além de trazer mais informações sobre essa tecnologia que vai possibilitar uma grande economia para o seu negócio.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Telefonia VoIP: o que é e em que se diferencia da tradicional?

A telefonia por IP foi criada no final dos anos 90, mas começou a se popularizar somente na década seguinte, quando o acesso à internet em banda larga foi ampliado. Essa tecnologia conseguiu proporcionar uma grande economia e, por isso, era muito procurada por pessoas e empresas que precisavam fazer grande volume de chamadas de longa de distância — modalidade de ligação que é bem mais cara na telefonia tradicional.

Essa diferença no preço ocorre por causa da tecnologia utilizada e da estrutura necessária para o uso de cada tipo. Veja os principais fatores que os distinguem:

 

TELEFONIA TRADICIONAL

TELEFONIA VoIP

Tecnologia

Uso da Rede de Telefonia Pública Comutada (PSTN): dados analógicos transmitidos por fios de cobre e fibra óptica.

Uso da internet: a voz é convertida em pacotes de dados, que são transmitidos pela rede mundial de computadores.

Equipamento

Aparelho físico, ligado à PSTN.

Aparelho físico, conectado à internet; computador com software para uso como telefone VoIP; aparelho telefônico comum adaptado.

Recursos

Chamadas locais e internacionais, identificador, encaminhamento e bloqueio de chamadas, correio de voz, chamada em espera.

Chamadas locais e internacionais, identificador, encaminhamento avançado e bloqueio de chamadas, correio de voz, chamada em espera, atendimento automático, videoconferência, integração com aplicativos para smartphones, gravação de chamadas, entre outros.

Escalabilidade

Instalação de novas linhas demanda alterações físicas no local, requerendo novo cabeamento, novos aparelhos, entre outros.

A instalação de novas linhas requer alteração de configurações, sem mudanças físicas.

Quais as aplicações e benefícios do VoIP?

Escalabilidade é a capacidade que um sistema tem para crescer uniformemente sem perda de eficiência. No VoIP, é a possibilidade de se multiplicar os pontos telefônicos sem que se comprometa a qualidade das chamadas.

A facilidade com que a telefonia VoIP é escalável favorece organizações que estão em franco crescimento, pois, como mencionado, não são necessárias alterações físicas para que novos pontos sejam instalados.

Mas não é apenas no contexto de crescimento que essa modalidade de telefonia pode ser útil para as corporações. Selecionamos alguns exemplos de situações em que o VoIP é aplicável. Veja:

Crescimento da empresa

Quando a empresa está em crescimento, novos pontos de telefonia podem ser facilmente gerados ao utilizar a telefonia VoIP. Assim, ela é aplicável a escritórios que têm novos colaboradores admitidos, call centers que obtiveram expansão com necessidade de novos postos para operadores.

A vantagem é que, para fazer as mudanças, não há necessidade de comunicação com a central telefônica para que novos cabeamentos sejam criados de lá para a empresa. Basta que configurações sejam alteradas e a mesma rede utilizada para internet será usada também para transmissão de voz.

Estabelecimento de filiais

Quando o progresso de uma empresa inclui a abertura de filiais, ela também pode se beneficiar da escalabilidade facilitada pela telefonia por IP.

Dessa forma, ao abrir nova filial, em vez de chamar a companhia telefônica para fazer um cabeamento entre a central mais próxima e a nova unidade da sua empresa, basta, novamente, alterar configurações do seu VoIP para resolver tudo relacionado à telefonia.

Campanhas sazonais

Existem épocas do ano com fluxos diferenciados de atendimento, como é o caso dos períodos posteriores às datas comemorativas, que movimentam muito o comércio. Nessas datas, o pós-venda exige um esforço maior dos call centers e, assim, temos a necessidade temporária de criar mais pontos de atendimento.

Esse é um exemplo de campanha sazonal que terá sua estrutura facilmente estabelecida — e posteriormente desfeita — com o uso da telefonia VoIP.

Interface com telefonia celular

Uma das possibilidades da telefonia VoIP é a utilização em smartphones. Para tanto, basta instalar um aplicativo que permita essa interface.

A vantagem desse uso é que ele colabora para a mobilidade corporativa, já que funcionários ou membros da gerência que trabalham viajando com frequência poderão ser sempre contatados por meio de um número corporativo, sem que haja o encargo extra de um contrato com uma operadora de telefonia celular.

Utilização no mercado financeiro

No mercado financeiro, o VoIP começou a ser usado há bastante tempo. Na verdade, a tecnologia vem sendo aprimorada ao longo dos anos pelo setor de finanças.

Atualmente, o trading floor é uma das soluções mais procuradas por traders que tomam parte em pregões e leilões e que, por essa razão, precisam de informações ágeis para a tomada de decisão, com garantia de confidencialidade e estabilidade.

O aparelho exclusivo para essa função utiliza a telefonia VoIP e assegura agilidade e alta performance nas comunicações, com a possibilidade de integração digital com a rede corporativa e também com a pública.

Outro diferencial da opção por um trading floor de uma empresa parceira confiável é a identificação proativa de fraudes, além da opção de gravação, que conferem ainda mais segurança às operações financeiras.

Como implementar o VoIP em escala?

A implantação desse sistema de telefonia é tranquila e requer poucas alterações físicas, pois conta com a estrutura de internet preexistente. No entanto, esse é um trabalho que deve ser feito por especialistas.

Assim, ao implementar a telefonia VoIP na sua empresa, conte com um parceiro com expertise no assunto, uma vez que ele será capaz de indicar eventuais alterações estruturais, fornecer os melhores equipamentos, além de toda a configuração do sistema, de acordo com as necessidades do seu negócio. Outro ponto importante é a garantia de contar com o suporte técnico sempre que for preciso.

A Wittel tem a experiência necessária para ajudar a sua companhia a crescer ainda mais. Entre em contato conosco e seja nosso parceiro também na telefonia VoIP!

Sobre o autor

Wittel

Deixe um comentário

Share This