Conferências e Colaboração

Sua empresa está acompanhando a transformação digital?

transformação digital
Escrito por Wittel

Com certeza você já ouviu falar em transformação digital. Esse conceito é muito atual, mas ao mesmo tempo bastante distante da realidade de muitas empresas.
Sabemos que há muitas dúvidas e mitos sobre essa estratégia. Afinal, o que é transformação digital e como seu negócio se enquadra nessa realidade?

Vamos entender melhor na leitura desse artigo!

Transformação digital. O que é?

A transformação digital está diretamente relacionada à influência tecnológica no cotidiano das pessoas e como essa influência tem mudado os hábitos dos consumidores. Essa alteração no comportamento impulsionou uma mudança radical na operação das empresas. Isso levou muitas a se perguntarem como se adequar ao novo cenário.

A transformação digital diz respeito a como sua empresa se organiza e opera frente ao consumidor moderno. E ao funcionário moderno também!
E não é somente aderindo ao marketing digital ou automatizando processos.
O digital precisa estar em todo o processo operacional. Desde marketing, vendas, liderança, a modelo de negócio e até mesmo o RH. A transformação digital não é o amanhã, ela deve começar a acontecer no agora. E você precisa se modernizar, para não ficar para trás.

Mitos

Muitas empresas ainda não conseguem iniciar um programa de transformação pela insegurança frente aos mitos. Portanto, antes de falarmos mais sobre essa estratégia, vamos apontar os principais mitos que você precisa superar sobre esse assunto.

  • Transformação digital é apenas para empresas de tecnologia;
  • É algo apenas para a equipe de TI pensar;
  • Já estou na internet, então já estou inserido na transformação;
  • Não é algo para agora. Pode esperar.

Não importa o segmento, toda empresa pode e deve se beneficiar desse novo modelo de ação. Digitalizar áreas do seu negócio é modernizar e investir em produtividade.
Vamos entender melhor onde essa transformação se aplica e quais são seus pilares de funcionamento.

Entenda melhor sobre a Nova Era da Comunicação Interna com nosso ebook gratuito e fique por dentro das mudanças digitais nessa área.

Pilares da transformação digital

A transformação digital deve ser o centro da empresa e estar alinhada a sua cultura corporativa.
Mesmo que não ativamente, a maioria dos negócios está na internet. Online, eles são julgados e avaliados pelos usuários a todo momento. Por isso, é essencial estar preparado para oferecer a melhor experiência para seus clientes e colaboradores. A transformação digital vem, então, para melhorar o desempenho e garantir resultados.

Sua empresa já tem presença digital? Já iniciou a mudança para acompanhar o mercado?
É importante refletir sobre qual o grau de imersão tecnológica em que sua empresa se encontra. Para isso, vamos entender melhor suas bases.

A transformação digital, inserida no processo empresarial, é constituída por 3 pilares:

  • Operação;
  • Experiência do cliente;
  • Modelo de negócio.

Operação

Em operação, a transformação digital vem para automatizar os processos internos. O que isso quer dizer? A automatização diminui falhas, otimiza o tempo e as tarefas dos funcionários.
Consequentemente, reduz custos, propicia decisões mais assertivas e o mais importante de todos: tem foco principal no cliente.

Experiência do cliente

Com todas as áreas da empresa trabalhando com eficiência e foco no cliente, é inevitável a melhora na experiência do consumidor. Além disso, com a modernização, fica mais fácil traçar perfis de clientes e entender melhor sua jornada. Assim, você sabe muito bem o que oferecer e para quem oferecer.

Modelo de negócio

A transformação digital traz um novo modelo de negócio. Uma nova forma de pensar a estrutura organizacional, principalmente a comunicação interna. Como dito antes, a empresa precisa estimular uma cultura digital em todos os setores. Com a mudança de hábito do consumidor, novas ferramentas e estratégias são necessárias.

Quando se torna parte importante dos diversos setores da empresa, a transformação digital é um processo que se autossustenta. Os colaboradores passam a perceber que a tecnologia vem para agregar facilidades a seu trabalho. E isso faz com que sua aderência aos processos digitais aumente.

Gostou? Descubra como a Wittel pode melhorar sua comunicação e te ajudar a chegar mais longe.

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This