Conferências e Colaboração

Sala de aula virtual: entenda o conceito para treinamentos

Escrito por Wittel

As salas de aula são, há anos, um dos melhores ambientes para a troca de conhecimentos e realização de treinamentos. Com o avanço das possibilidades de comunicação proporcionadas pela internet e o desenvolvimento de novas tecnologias — como soluções na nuvem —, surgiu um tipo ainda mais moderno: a sala de aula virtual.

No artigo de hoje, vamos entender melhor o que são as salas de aula virtuais e quais são as suas principais vantagens, em especial para treinamentos empresariais. Confira!

O que é uma sala de aula virtual?

As salas de aula virtuais são ambientes digitais em que os alunos podem adquirir conhecimento, acessando-os por meio da internet. É por isso que elas também são conhecidas como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A ideia é simular os aspectos mais importantes de uma classe tradicional e aliá-los às funcionalidades tecnológicas para promover uma melhor aprendizagem, colaboração e integração entre os participantes.

Vejamos algumas dessas ferramentas.

Funcionalidades

  • Vídeos interativos: em vídeos gravados, o tutor expõe as informações e os alunos podem fazer comentários em texto ou responder a perguntas rápidas para avaliar o aprendizado.
  • Fóruns: treinados e tutores podem discutir assuntos relacionados às aulas e as discussões ficam disponíveis para consulta.
  • Compartilhamento de arquivos: apresentações, textos e vídeos são alguns exemplos de arquivos que podem ser disponibilizados para os participantes.
  • Chat: ferramenta de bate-papo que, dependendo da solução de educação a distância, permite conversas privadas entre os alunos ou entre aluno e professor.
  • Teleconferência: soluções de telepresença permitem que os participantes tenham um contato um pouco mais próximo e discutam assuntos ao vivo.
  • Lista de tarefas: os alunos têm à disposição a lista de tarefas que devem executar — assim como o prazo para entregá-las — e podem submetê-las para avaliação pelo próprio sistema.
  • Testes com avaliação instantânea: os alunos podem fazer testes de múltipla escolha e saber o resultado assim que terminarem, pois o sistema já “sabe” as respostas corretas.
  • Correção colaborativa de trabalhos: se o tutor achar interessante e a plataforma de ensino a distância (EAD) permitir, os alunos conseguem corrigir seus trabalhos entre si. Avaliar o trabalho dos pares é um método interessante de aprendizado, além de não sobrecarregar o professor em casos de turmas muito grandes.
  • Relatórios de desempenho dos treinados: como os recursos de avaliação são digitais, os sistemas de EAD são capazes de analisar os dados referentes aos resultados dos alunos e entregar ao tutor relatórios de rendimento. Assim, ele sabe quais pessoas estão com mais dificuldades e pode ajudá-las de acordo.

Tamanho da sala

Outra característica das salas de aula virtuais que temos de levar em conta é o tamanho, ou seja, o número de alunos que participarão do curso.

A melhor pessoa para tomar essa decisão é o professor, e não o contratante. Apenas o tutor terá uma visão geral sobre o conteúdo do curso e saberá a quantidade ideal de interação que precisará dedicar aos alunos. Também é o tutor quem sabe a necessidade de os treinados se comunicarem entre si.

Se um curso com muitos participantes exigir bastante colaboração por parte deles, é possível dividir a sala em grupos. O tutor pode designar monitores para cada grupo, que vão ajudá-lo a gerenciar as dúvidas, analisar as avaliações e garantir a boa qualidade do aprendizado.

Quais são os benefícios de uma sala de aula virtual?

Além de todas as funcionalidades que vimos, as salas de aula virtuais oferecem uma série de outras vantagens que têm beneficiado, principalmente, os treinamentos empresariais.

1. Flexibilidade de horários

Como não há grade horária e todo o material do treinamento fica disponível online, os alunos têm a liberdade de escolher os melhores horários para estudar. Assim, podem aprender nos momentos em que estão mais relaxados, além de decidir o ritmo de estudo de acordo com a sua disposição.

2. Permite oferecer treinamento para um grande número de alunos

As salas virtuais possibilitam que um grande número de alunos participe dos cursos, já que não dependem de espaço físico. Já encontramos no mercado diversos cursos do tipo MOOC (Massive Open Online Course), ou Curso Online Aberto e Massivo, em que centenas ou até milhares de pessoas podem fazer parte.

3. Menor custo se comparado ao ensino presencial

Já que não é preciso se preocupar com o espaço para acomodar os alunos durante os treinamentos, e nem mesmo com coffee-breaks ou outras refeições, o dono do negócio acaba por reduzir os custos.

4. Não há necessidade de deslocamento

Ter acesso ao conhecimento sem precisar se deslocar para isso é uma das maiores vantagens das salas de aula virtuais. Os alunos não perdem horas no trânsito e não correm o risco de chegarem atrasados, o que representa uma economia de tempo e dinheiro. Sem falar que, com isso, podem passar mais tempo com a família.

5. Desenvolvimento de habilidades relacionadas ao autoaprendizado

Profissionais que têm a capacidade de aprenderem sozinhos possuem aptidões valorizadas no mercado de trabalho, tais como disciplina, compromisso, priorização de tarefas e facilidade de se adaptar a novos contextos. Os treinados que ainda não tiverem essas habilidades bem desenvolvidas, terão a oportunidade de praticar o seu autodidatismo.

Apesar de todos esses benefícios, as salas de aula virtuais não são indicadas para certas atividades práticas. Há algumas competências em que a presença do tutor faz toda a diferença no ensino, pois precisa avaliar de perto se os alunos estão aplicando o conhecimento corretamente, e dar as devidas orientações.

Portanto, se a presença dos alunos for irrelevante para o tipo de treinamento que você precisa no seu negócio, as salas de aula virtuais certamente são uma ótima opção. Com todos os recursos tecnológicos que temos à disposição hoje em dia, seus colaboradores poderão se capacitar com um processo de ensino/aprendizagem muito mais agradável, produtivo e inovador.

O que achou do nosso artigo sobre ambientes virtuais de aprendizagem? Gostou das vantagens que uma sala de aula virtual pode trazer para treinamentos na sua empresa? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This