Conferências e Colaboração

Como saber se minha empresa precisa investir em telepresença?

telepresença
Wittel
Written by Wittel

Diferente das demais formas de se realizar reuniões a distância, a telepresença possibilita uma colaboração imersiva, ao combinar o que há de melhor em tecnologia de áudio, vídeo e compartilhamento de informações.

Em outras palavras, essa tecnologia faz com que reuniões virtuais sejam feitas de modo a proporcionar uma experiência parecida com a tida em encontros presenciais!

Sua empresa precisa investir em telepresença?

Não são todas as empresas que se beneficiam ao fazer uso das videoconferências como alternativa para as viagens corporativas. Grandes organizações geralmente requerem níveis maiores de sofisticação em reuniões para garantir sua produtividade. Isso, muitas vezes, não é atendido por videochamadas – ainda que estas ofereçam uma boa qualidade de aúdio e imagem.

Assim, percebemos que recorrer a essa tecnologia deixa de ser uma opção viável quando a comunicação humana, que envolve mais do que apenas a fala, precisa estar presente em todos os seus aspectos. Afinal, durante nossas interações, todos usamos muito da comunicação não verbal – repleta de expressões faciais e linguagem corporal.

Por isso, muitas empresas acabam por optar pelas viagens ao invés de investir em tecnologia. Em reuniões por áudio ou vídeo, a participação é limitada, e muita coisa deixa de ser comunicada. Isso é especialmente preocupante quando os encontros acontecem com clientes. Nessas situações os detalhes ganham ainda mais importância!

Então, são em circunstâncias como essa que a telepresença é a melhor escolha, pois permite uma colaboração mais visual e eficaz, visto que envolve uma série de recursos mais especializados e que possibilitam que os participantes da reunião interajam com a sensação de que estão realmente conversando com alguém sentado do outro lado da mesa.

Os participantes estarão sempre visíveis no decorrer de toda a interação. Isso é fundamental para mantê-los envolvidos, reduzindo possíveis distrações, ou mesmo que tarefas não relacionadas sejam executadas no decorrer do encontro.

A telepresença garante o tipo de colaboração que a sua organização precisa e de maneira instantânea! Então não há mais razões para enfrentar longas viagens – que consomem tempo e dinheiro.

Outras vantagens obtidas

Até o momento foi possível perceber que a telepresença transformou processos e transações, assim como relacionamentos comerciais, de uma forma nunca antes alcançada por outras inovações tecnológicas.

Assim, além de facilitar a colaboração sem comprometer sua qualidade, a telepresença também torna mais prático do que nunca o compartilhamento de informações, conhecimentos e ideias.

Sua empresa tem seu potencial elevado, e a consequência imediata disso é o desenvolvimento de projetos cada vez melhores!

Outro ponto importante é que a tomada de decisões se dá muito mais rapidamente, visto que essa é uma etapa que deixa de estar sujeita a deslocamentos que não podem acontecer com frequência. Dessa forma, o processo de resolução de problemas é otimizado, criando um ciclo constante de identificação e colaboração para a superação de dificuldades.

Economia e investimento

Um dos pontos principais da telepresença é que ela permite reduzir o tempo gasto com viagens e seus custos associados. Assim, os custos que seriam utilizados para passagens de avião ou hospedagens em hotéis podem ser investidos na colaboração a distância e, a longo prazo, resultam no aumento dos lucros.

No entanto, é importante pontuar que o ROI decorrente da implementação da telepresença ultrapassa a economia com os custos com viagens. Seu impacto real está na maneira como a empresa passa a trabalhar, colaborar e tomar decisões com eficácia, pois esses são fatores com grande impacto futuro, uma vez que contribuem com o crescimento do seu negócio.

Tenha certeza, portanto, de não priorizar apenas o corte de gastos. Temos de considerar que a telepresença é, mais do que qualquer outra coisa, a melhor maneira de se estimular a colaboração e a comunicação entre todos os envolvidos com a sua empresa.

Trata-se de capacitar sua companhia com o uso inteligente da tecnologia, o que também significa que inconvenientes que funcionavam como um obstáculo para o crescimento são tirados do caminho.

Então, certifique-se também de priorizar a qualidade do serviço de telepresença adotado para que as reuniões a distância não tragam dificuldades às interações e ao desenvolvimento de ideias. Isso resulta em estresse e insatisfação – os quais afastam clientes e frustram funcionários.

É importante encontrar no fornecedor da tecnologia de telepresença um parceiro no qual contar para garantir o melhor para a sua companhia!

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This