Contact Center

Campanha para call center: 4 ideias lucrativas

Wittel
Written by Wittel

Se você está lendo este conteúdo, entende muito bem a necessidade de sempre manter a equipe de call center motivada e entusiasmada para bater metas. Com tantos clientes para atender e com todas as condições difíceis de uma operação, é imprescindível montar, pelo menos, uma campanha para call center por mês.

Essas ações funcionam como um incentivo para a equipe de atendimento. Para implantar uma rotina de campanhas motivacionais, é preciso apenas um pouco de criatividade. Com o tempo, você vai perceber que isso vai contribuir para a melhoria da qualidade do serviço e melhorar o clima organizacional.

As campanhas são uma ferramenta indispensável no call center! Quer entender melhor sobre o assunto para transformar seus resultados? Então leia este conteúdo até o fim!

Quais são os objetivos de uma campanha para call center?

Incentivar

Sempre se fala em motivação, mas ela deve ser trabalhada individualmente, no dia a dia. Os atendentes e a empresa contam com o gestor da equipe, para que todos estejam motivados durante o trabalho.

Por isso, as campanhas funcionam como um incentivo para os operadores alcançarem os resultados almejados. Elas encorajam a ação de curto prazo para o cumprimento dos objetivos profissionais e particulares — e contribuem com o sucesso do call center.

Integrar

As campanhas são excelentes para criar o sentimento de equipe e incentivar o operador a fazer a sua parte para o alcance das metas da equipe e da empresa. Assim, o funcionário se sente peça importante para o alcance do resultado. 

Reconhecer

As premiações, por exemplo, tornam público o reconhecimento do gestor e da empresa àqueles que se esforçaram para alcançar os melhores resultados.

É uma forma de expressar a gratidão ao operador que tanto trabalhou para ter boas métricas — e é também um momento em que o atendente se sente grato por ter sido incentivado e ser reconhecido pelo seu trabalho.

Como desenvolver uma campanha?

Esse é o momento de você aprender a criar uma campanha. Saiba como ter o retorno esperado.

Crie um acompanhamento real e online de metas

Os operadores não devem estar satisfeitos com o resultado mediano. Eles precisam entender que o batimento das metas é essencial para a sustentabilidade da empresa. Além disso, é comum que os atendentes sintam-se frustrados quando não conseguem atingi-las. Por isso, tenha o cuidado de estipular metas possíveis para a operação.

Não tenha receio de investir em um sistema de gestão e acompanhamento das metas. Tenha o resultado online de vendas e exponha esse número aos atendentes. Eles precisam acompanhar o próprio desempenho, para se cobrarem diariamente.

Dê feedbacks e treinamentos constantes

Em toda equipe há o bom operador e aquele que está sendo lapidado, como é o caso de novas contratações. Em ambos os casos, é importante acompanhar os funcionários e manter a rotina de treinamentos e feedbacks.

Se um colaborador precisa melhorar a explicação sobre um produto, faça um treinamento rápido somente sobre aquele item e dê dicas de como ele precisa agir para atender de maneira ágil e que responda a todas as dúvidas do usuário.

Enquanto a campanha estiver em andamento, os operadores precisam desse feedback constante. Caso contrário, eles não vão ter o apoio necessário para vencer o desafio. Por isso, eles querem — e precisam — saber o que é preciso ser feito para melhorar os números e alcançar as metas. Dessa maneira, você garante o engajamento e interação da equipe com a campanha.

Os feedbacks bem aplicados e a boa orientação são uma das melhores formas de motivar o seu funcionário. Estando seguro e ciente de suas qualidades e oportunidades de melhoria, ele vai se sentir capaz de alcançar a meta.

Seja claro e honesto

As campanhas precisam ter regras claras e o seu regulamento deve ser seguido com seriedade. Tome bastante cuidado para não favorecer algum operador, individualmente, ou para que as regras não estejam bem claras e explicadas. Caso contrário, você vai provocar o efeito negativo e nenhuma das ações futuras terá efeito na equipe.

Elabore uma meta útil para a empresa

Crie campanhas que vão ajudar a empresa a chegar ao resultado que precisa. Tenha atenção aos indicadores: se a companhia percebeu que precisa melhorar o tempo médio de atendimento, por exemplo, elabore uma campanha com esse foco.

Se você necessita que o TMA seja de 1 minuto, elabore campanhas que vão incentivar os operadores a alcançarem essa meta. 

Se não for assim, os funcionários vão pensar que estão fazendo o seu papel, sem que estejam colaborando, de fato, com o resultado dos indicadores importantes da operação.

Use elementos visuais

Use elementos visíveis, como quadros de gestão, bonecos ou alguma coisa que mude o ambiente — mesmo que um detalhe. Assim, há uma motivação visual. O vendedor vai querer ver o seu avatar andando casas, por exemplo, pois isso significa que ele está subindo de patamar ou mais próximo do objetivo final.

4 Dicas de campanha para call center

Agora que você viu como fazer campanhas efetivas, vamos dar algumas dicas de como isso pode ser realizado em sua equipe!

1. Campanhas temáticas

As campanhas temáticas mexem com os resultados e com o clima operacional. Se você está na época do Natal, por exemplo, elabore ações que envolvam a caracterização natalina: músicas de Natal, gorro do Papai Noel, árvore de Natal, entre outros.

Você pode colocar um enfeite na árvore para cada dia de meta batida naquele indicador que mais importa, por exemplo.

2. Técnicas de gamificação

As campanhas que utilizam dessa técnica engajam a equipe e tornam o ambiente de trabalho mais dinâmico. Desse modo, alcançar as metas fica ainda mais fácil e prazeroso para os operadores.

Um exemplo de campanha desse tipo: use um jogo de tabuleiro e, para cada ligação em que o operador solucionou o problema do cliente em até 1 minuto, ele avança uma casa. Pense em uma premiação ao fim do desafio.

3. Premiações diferentes

Sempre que realizar uma campanha, anuncie uma premiação que ainda não foi dada para os operadores. Prêmios diferentes tornam a campanha mais atrativa. Isso vai depender dos recursos que a empresa tem à disposição, mas tente ser criativo e oferte experiências agradáveis.

4. Bonificações

Ofereça bonificação para aqueles que atingirem as metas. Se você tem mais de um indicador, pense que o requisito para o bônus é que o operador esteja bem em todos os índices. Nada impede que você premie os operadores que forem alcançando os resultados aos poucos, mas mostre aos atendentes que alcançar o principal objetivo é algo importante — e, por isso, a bonificação é mais atraente.

Viu a importância de ter sempre uma campanha para call center rodando na equipe? Além de incentivar, a ação melhora o clima entre os funcionários fica mais fácil e prazeroso alcançar as metas! Equipe motivada é sinal de meta atingida com sucesso!

Para complementar o conteúdo, baixe o nosso e-book grátis com o guia para um bom processo de atendimento e melhore a performance do seu call center!

About the author

Wittel

Wittel

Leave a Comment

Share This