Conferências e Colaboração

10 erros de comunicação que você está cometendo

erro de comunicação
Wittel
Written by Wittel

Os erros de comunicação interna de uma corporação podem significar o comprometimento de todas as suas operações.

Uma empresa é composta por diferentes funcionários, cada um deles encarregado de funções diversas e necessárias. Todos os funcionários, sejam quais forem suas posições. não podem se desligar do todo: assim como engrenagens não trabalham isoladamente.

A imagem é bem simples: uma engrenagem girando sozinha não traz relevância alguma dentro de uma máquina. Se todas as engrenagens não se comunicarem, nada funciona e a máquina para de trabalhar. Como resultado, você perde dinheiro e tempo com problemas que poderiam ser facilmente evitados.

Erros de comunicação não devem, portanto, ser nunca ignorados. Neste texto, falaremos de 10 falhas que você provavelmente está cometendo e que têm um impacto negativo na gestão da sua empresa.

1. Comunicação unilateral

A hierarquia não pode ser vista como uma barreira extra na comunicação. É um erro deixar que as informações fluam apenas das principais posições, enquanto o resto do time não faz nada além de executar ordens.

A comunicação unilateral não compreende o diálogo. Com efeito, se não há diálogo, não há comunicação. Tal conduta impossibilita qualquer sensação de trabalho em equipe, cujo papel dentro de toda corporação é da mais absoluta importância.

Certifique-se, portanto, de que a comunicação flua nos dois sentidos!

2. Fazer suposições

Há erros de comunicação a partir do momento em que se deixa de fazer perguntas para fazer suposições.

Insistimos neste ponto: incentive os seus funcionários a compartilhar opiniões. Um negócio não pode crescer sem que feedbacks construtivos sejam aceitos. Encorajar sugestões dos colaboradores é uma ótima maneira para corrigir falhas e melhorar a empresa como um todo.

Crie métodos nos quais eles possam oferecer propostas e as suas próprias perspectivas sem que haja insegurança e receio de que as críticas tenham impactos negativos.

3. Falhas ao enviar e-mails

O E-mail, ainda que seja uma ferramenta antiga, continua sendo a principal forma de comunicação nos locais de trabalho. Desse modo, é importante que os funcionários, em todos os níveis, sejam capazes de fazer bom uso do e-mail.

4. Deixar de repetir

Muitos podem pensar o contrário, mas estudos já apontaram que repetir aumenta a probabilidade de conclusão de projetos com êxito.

Solicite a execução de uma tarefa várias vezes. Reforço é fundamental para que os seus colaboradores retenham informação. No entanto, para variar um pouco e evitar mensagens repetitivas e maçantes, faça uso mais de um canal de comunicação.

5. Inconsistência

Embora seja ótimo fazer uso de diversos canais, isso passa a ser um erro quando gera inconsistência e ruídos de comunicação.

Definir métodos de comunicação consistentes é fundamental para um melhor gerenciamento de projetos. Assim sendo, os envolvidos ganham um domínio muito maior para a sua execução e o engajamento da equipe é estimulado.

Saiba em outro artigo o que avaliar ao escolher um sistema de comunicação interna.

6. Adiar comunicados importantes

Seja proativo. É um erro reter comunicados e mudanças importantes que podem estar acontecendo. Isso torna propício um ambiente de rumores, fofoca e desconfiança.

Muitos funcionários se colocam resistentes à mudanças pelo simples fato de não entenderem de que maneira serão afetados por elas. Quanto mais rápido, e da forma mais honesta, for comunicado o que está acontecendo dentro da empresa, mais suporte você receberá de todos os colaboradores.

7. Comunicação obscura

Seja direto. A maioria das pessoas, quando diante de um texto longo, irão simplesmente passar os olhos pelas palavras ou parar no meio do caminho. Por isso, reduza as mensagens. Corte o excesso. Isso é mais do que necessário para evitar erros de comunicação e inspirar ações!

8. Focar somente nos objetivos administrativos

Concentrar-se somente nas metas de gerenciamento e desconsiderar as metas dos seus funcionários é um grande erro, até mesmo para a comunicação.

Os colaboradores possuem seus próprios objetivos, que não devem ser menosprezadas. Caso contrário, eles se sentirão frustrados e esquecidos, o que compromete a produtividade e a forma como colaboram e se comunicam.

Todos os funcionários devem se sentir parte importante da equipe. Incorpore as suas metas, alinhando-as à estratégia da empresa.

9. Uso de ferramentas desatualizadas e ineficientes

Os avanços tecnológicos são constantes e o mesmo acontece com os diversos recursos de comunicação disponíveis. Deixar de utilizar essas ferramentas é o mesmo que perder a oportunidade de fazer com que a sua mensagem chegue a todos os funcionários necessários com rapidez e facilidade.

Erros de comunicação impedem que os seus colaboradores tenham uma boa experiência. Dificultando, assim, a execução das tarefas diárias.

Novas ferramentas oferecem soluções para muitos dos problemas gerados devido a erros de comunicação. As vantagens para a sua corporação são inúmeras e incluem:

  • Redução de custos;
  • Crescimento da produtividade;
  • Diminuição da rotatividade de funcionários.

Baixe o nosso e-book sobre A Nova Era da Comunicação Interna e descubra como modernizar a comunicação da sua empresa da melhor forma possível!

10. Falha ao planejar

Por fim, muitas vezes, não se consegue dedicar tempo para criar uma estratégia eficiente de comunicação. Porém é impossível avançar e saber o que precisa ser aprimorado sem a devida preparação e supervisão.

Nem mesmo as melhores tecnologias geram o resultado desejado se não forem acompanhadas de perto. Só assim são capazes de contribuir com todo o seu potencial!

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This