Conferências e Colaboração

O quanto sua empresa perde com uma comunicação interna ruim?

comunicação interna empresa
Wittel
Escrito por Wittel

Uma comunicação de qualidade é a base para qualquer relacionamento, inclusive no âmbito profissional. Caso você não preste a devida atenção à comunicação interna da sua empresa, é mais do que provável que você entregue resultados significativamente inferiores, além de perder tempo e dinheiro.

Por isso, deixou de ser opcional investir em estratégias eficientes de comunicação. Trata-se de uma necessidade, uma vez que envolve o diálogo aberto entre empregadores e funcionários, bem como entre os próprios trabalhadores e cada um dos departamentos, tornando-se essencial para a colaboração e o desenvolvimento de bons resultados.

Caso ainda esteja em dúvida sobre priorizar ou não a comunicação interna da sua empresa, é provável que não tenha tido uma visão clara do grande impacto que um fluxo ineficaz de informações pode causar aos seus negócios!

A falta de diálogo pode ter sérios efeitos colaterais. Neste artigo, veremos qual o verdadeiro custo por trás de uma comunicação interna inadequada para a sua empresa!

Tempo desperdiçado na busca de informações

Ter acesso a informações de um jeito rápido e prático possui uma influência profunda em muitos aspectos da vida moderna e é algo crucial para a realização das mais simples tarefas diárias.

Quando uma empresa falha em oferecer uma comunicação interna capaz de compartilhar informações importantes no momento certo, ou quando estas são transmitidas em excesso, de uma só vez, torna-se muito custoso localizá-las quando de fato se precisa delas. Assim, os funcionários são forçados a adiar o trabalho.

Estipula-se que se perca, em média, 2,5 horas diárias na busca por informações. Se considerarmos o salários desses funcionários, fica fácil perceber o tempo e, consequentemente, o dinheiro desperdiçado pelas empresas devido à falta de uma comunicação interna de qualidade.

Além disso, quando as informações não são compartilhadas de maneira eficaz, é muito mais provável que reuniões desnecessariamente longas sejam mais recorrentes, uma vez que é necessário fazer mais do que apenas uma atualização geral durante as discussões.

Produtividade reduzida

O trabalho em equipe é dependente de uma boa comunicação. Afinal, sem ela, os funcionários não podem criar ou manter relações mais estreitas uns com os outros. Tal fator é ainda mais importante para trabalhadores remotos, os quais costumam se sentir desconectados com os demais e com a organização.

Em cenários como esse, portanto, a colaboração, tão crucial para a geração de bons resultados, se vê impossibilitada de ocorrer.

Contrariamente, quando funcionários se comunicam mais livre e abertamente, eles confiarão mais um no outro, o que influi em uma rotina mais produtiva e com um maior desempenho. Dessa forma, colaboradores também se sentem mais engajados e se empenham mais para oferecer um serviço de alta qualidade.

Calcula-se que empresas com melhor comunicação interna e, por conseguinte, alto envolvimento dos funcionários, são 22% mais lucrativas!

Baixa retenção de clientes

A partir do momento em que uma empresa promove uma cultura corporativa de comunicação interna deficiente, os funcionários tendem a não compartilhar informações relevantes, guardando-as para si. Tais informações vão desde prazos para a finalização de projetos, ou mesmo a algo mais valioso, como o feedback do cliente.

Dentre as questões já vistas neste artigo, isso também significa que as pessoas terão mais probabilidade de manter dados comerciais fundamentais reclusos em seus respectivos departamentos. Com isso, não serão raras as situações em que a empresa acabará por decepcionar seus clientes ou perder prazos críticos devido à falta de informações.

Ademais, o atendimento ao cliente é diretamente influenciado pela má comunicação entre funcionários. Quando estes não se sentem envolvidos e trabalham sob orientação insuficiente, costumam falhar no atendimento ao consumidor. Por isso, as taxas de retenção de clientes são 18% mais altas quando colaboradores são capazes, de fato, de colaborarem entre si.

Comunicação interna inadequada prejudica a cultura empresarial

Não dedicar esforços para criar uma ótima cultura empresarial, com uma comunicação interna eficaz, pode gerar desafios quanto a atração e retenção de talentos!

Já foi possível perceber que um negócio movido por uma comunicação deficiente faz com que os funcionários se sintam menos envolvidos, o que, por sua vez, cria um ciclo prejudicial de desempenho inferior, baixa motivação e moral. Nesse sentido, gerentes também não conseguem se comunicar de maneira eficaz e perdem a confiança de seus funcionários.

Como resultado, os funcionários terão mais probabilidade de deixar a empresa. Isso leva a mais um gasto alto e desnecessário, já que a contratação, bem como o treinamento de novos colaboradores, é algo bastante custoso!

Dessa forma, ao considerarmos o impacto total que a sua empresa recebe ao contar com uma comunicação interna ineficiente – horas gastas na busca de informações, produtividade reduzida, baixa retenção de clientes e alta rotatividade de funcionários – o custo se mostra muito maior do que você poderia imaginar!

A implementação de recursos e políticas para uma comunicação interna bem-sucedida não é mais opcional. O seu negócio depende disso!

Para saber como solucionar esse problema, confira nosso post sobre como otimizar a comunicação interna da sua empresa!

Sobre o autor

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This