Conferências e Colaboração

É possível diminuir o turnover e o absenteísmo na empresa?

Wittel
Written by Wittel

Os funcionários integram um dos pilares mais importantes em uma empresa, pois são representantes diretos do seu negócio. Eles ficam na linha de frente no atendimento e lidam com os clientes em todas as fases de contato.

É preciso, então, contar com as pessoas certas para representar sua “marca”. Porém, nem sempre é fácil gerenciar e consolidar equipes no ambiente de trabalho.

A má gestão de pessoas e um ambiente desestimulante nas empresas, pode trazer consequências caras ao negócio. Nessa conjuntura, um dos maiores desafios empresariais hoje é estruturar e manter uma equipe qualificada. Essa tarefa tange controlar o absenteísmo e o turnover da empresa.

Mas como é possível diminuir o turnover e o absenteísmo na empresa? Vamos entender melhor na leitura desse artigo.

Turnover

O termo turnover está relacionado com a rotatividade dos profissionais na companhia. Ou seja, representa o giro entre admissão e demissão de funcionários durante determinado período de tempo.

O turnover pode ser voluntário – quando o operador pede demissão – ou involuntário – quando o desligamento é feito por iniciativa da empresa.

Deve-se tomar cuidado quando a taxa de turnover está muito elevada. Isso pode significar problemas internos, como falta de engajamento, utilização de tecnologias ultrapassadas e até mau ambiente de trabalho.

O acompanhamento dessa variação torna-se, então, necessário para definir a qualidade da empresa e pensar em novas estratégias de gestão.

Absenteísmo

Outro termo que deve-se levar em consideração na gestão empresarial é o absenteísmo. Constantemente usado nas organizações, é o que designa a ausência dos profissionais no trabalho, por falta ou atraso. Trata-se, então, da soma total do tempo perdido quando os funcionários não vão ao trabalho.

Ele pode ser justificado ou não. Ou seja, funcionários podem faltar por motivos de saúde e apresentar atestados médicos, justificando sua ausência, ou simplesmente não aparecerem, sem aviso prévio. As faltas não justificadas, quando recorrentes podem levar até à demissão do colaborador por justa causa.

Porém, apesar das taxas rescisórias e burocracias, a demissão é uma saída fácil. O ideal é identificar dentro da empresa quais são os motivos que podem estar levando seus funcionários a deixarem de comparecer ao posto de trabalho.

Desvantagens

As empresas que sofrem de altos índices de turnover e absenteísmo, acabam tendo diversos problemas internos, como:

  • Remanejamento emergencial de posições;
  • Falta de agilidade no atendimento;
  • Necessidade contínua de recrutamento e treinamento.

Esses empecilhos acabam prejudicando o andamento e a qualidade da empresa. Uma vez que, recrutar e treinar uma pessoa demanda tempo e recursos. Assim, quando o fluxo de entrada e saída de funcionários é grande, os custos da empresa sobem e a qualidade do atendimento fica comprometida.

Como melhorar as taxas?

É uma pergunta comum para qual as empresas buscam obter a resposta. Por isso, é interessante fazer análises para entender e tentar solucionar os principais motivos causadores do turnover e absenteísmo.

Vamos conferir algumas estratégias de resolução:

Manter o interesse

Manter e estimular o interesse do funcionário no emprego e na empresa, não é uma tarefa fácil, porém é necessária e deve ser contínua. Quando o profissional constrói uma afinidade com o ambiente e os colegas de trabalho, é muito mais provável sua permanência na empresa.

Por isso, é interessante promover espaços e momentos de socialização entre os funcionários. Como também, investir em uma decoração que transmita bem-estar nas pessoas. Ambientes claros e arejados são recomendados no trabalho.

Veja aqui 7 maneiras de melhorar o ambiente de trabalho no call center.

Rever o processo de recrutamento

Uma das causas do turnover pode estar relacionado com o processo de recrutamento da empresa. Assim, é relevante reavaliar as diretrizes do recrutamento e seleção dos novos colaboradores.

A equipe de RH pode aplicar testes de personalidade, e dinâmicas que possam revelar mais claramente o perfil dos candidatos para os cargos que a empresa busca.
Processos mais rigorosos evitam custos elevados através de contratações erradas e perda de tempo.

Recompensa

A recompensa é uma estratégia muito usada para elevar o engajamento de pessoas. Oferecer bônus para os colaboradores que não faltam, por exemplo, é um grande incentivador para que eles não se ausentem sem real necessidade.

As recompensas podem ser monetárias, folgas ou brindes aos funcionários que mostrarem comprometimento com a empresa.

Integração

Aumentar o contato entre os funcionários e com lideranças da empresa é uma estratégia para aumento do sentimento de pertencimento. Isso contribui para a compreensão da cultura interna já que as equipes integradas trabalham com o mesmo foco.

Essa integração favorece a comunicação interna e a qualidade do atendimento, pois o profissional se sente pertencente a algo maior. Quando os funcionários se sentem alienados das atividades da empresa, e não possuem contato com os outros membros, a chance de deixarem a empresa é maior.

Saiba como as outras empresas têm auxiliado a conversa entre lideranças e funcionários neste info-book: Panorama da Comunicação Interna.

Gostou do artigo?

Você também pode conferir o ebook sobre a Nova era da comunicação interna para modernizar a comunicação da sua empresa.

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This