Conferências e Colaboração

UC na nuvem: como a comunicação interna pode se beneficiar?

Escrito por Wittel

A comunicação interna empresarial precisa se inovar cada vez mais nas companhias. Isso para otimizar os processos e aumentar a qualidade das operações. Neste artigo, vamos entender como a integração entre Unified Communications – UC – e o sistema cloud computing na nuvem pode beneficiar e auxiliar a comunicação interna empresarial.

Unified Communications

Unified Communications – UC – como o nome já diz, é um sistema que integra diversas formas e meios de comunicação em tempo real. O principal objetivo da Unified Communications – UC – é de facilitar e otimizar a comunicação, colaboração e produtividade de uma empresa.

Essa tecnologia se integra pela pluralidade de meios de comunicação por meio de dispositivos e aplicativos que podem ser usados em conjunto.

As possibilidades são inúmeras. As ferramentas de colaboração auxiliam o fluxo de trabalho interno, reuniões e treinamentos. Com a Unified Communications – UC – é possível integrar e utilizar em tempo real:

Essa integração da Unified Communications – UC – ocorre devido ao software que suporta a comunicação em tempo real, ou não, para que o usuário tenha fácil acesso a qualquer das ferramentas de qualquer dispositivo em uso.

Baixe nosso e-book sobre o Panorama da Comunicação Interna e entenda o que tem acontecido na comunicação corportaiva.

Cloud computing

Cloud computing ou computação em nuvem é um sistema que possibilita a distribuição de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, software, análises – pela Internet, na nuvem. O acesso pode ser realizado por qualquer dispositivo com permissão; computador, tablet ou celular conectado à Internet. Além disso, o cloud computing se destaca por apresentar vantagens em relação ao custo, escalabilidade, segurança e velocidade.

Custo

Uma das vantagens mais atrativas da computação em nuvem é o fato que o investimento inicial é muito menor comparado à instalações on-premise. Não é necessário ter o gasto com a compra de hardware e software, instalação e execução de datacenters locais. Tampouco com racks de servidores e custos altos de manutenção com eletricidade e resfriamento. Além disso, quando você adota esse sistema na nuvem, não é necessário realizar a contratação de grandes equipes de TI para o gerenciamento da infraestrutura.

Escalabilidade

A escalabilidade é uma possibilidade atraente no sistema de cloud computing. Isso porque há uma capacidade de dimensionamento elástico.

Ou seja: a quantidade correta de recursos de TI é fornecida em relação, por exemplo, à potência de computação, armazenamento e largura de banda. Adequando-se ao local e hora corretos. Como também permite à adesão de mais recursos e possibilidades ao sistema sem diminuir a capacidade e qualidade dos processos.

Segurança

A segurança é uma das maiores preocupações quando se fala em nuvem. Porém, esse sistema é muitas vezes mais seguro que instalações on-premise. Os provedores do sistema em nuvem oferecem um planejamento de conjunto de políticas, tecnologias e mantêm o controle das operações a todo momento. Isso auxilia na proteção de dados, aplicativos e possíveis ameaças.

Velocidade

Rapidez e eficiência devem andar juntas. Por isso, os processos devem ser instantâneos para que sejam eficazes. Os serviços de cloud computing são fornecidos por autosserviço e sob demanda. Ou seja, isso garante que até grandes quantidades de recursos de computação possam ser realizadas em minutos, e até instantaneamente. Isso representa mais flexibilidade e rapidez para as empresas.

Servidor na nuvem: como funciona? Confira nosso artigo e entenda melhor sobre cloud computing

Integração tecnológica

A Unified Communications – UC – pode ser baseada em nuvem, como um serviço (UCaaS). É possível que a comunicação em tempo real seja incorporada aos navegadores da web.

Isso faz com que gestores e colaboradores se comuniquem de forma rápida e a qualquer momento. Essa possibilidade é graças à integração de sistemas.

As vantagens são inúmeras, tanto para redução de custos, quanto para as relações profissionais. Por exemplo, em viagens corporativas os colaboradores podem manter o contato com a equipe e é possível trabalhar remotamente com a Unified Communications – UC. O formato de comunicação também é mais moderno, pois utiliza-se os meios habituais, como um aplicativo de mensagens instantâneas.

Para saber mais sobre a importância da Unified Communications – UC – nas empresas, confira nosso artigo sobre o assunto.

Benefícios

Os benefícios da integração entre Unified Communications – UC – e cloud computing, na nuvem, são excelentes para qualquer empresa. Por exemplo: é possível um melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. Isso porque, como a parte mais pesada do processamento fica na nuvem, é preciso apenas que o usuário possua um navegador e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço. Vamos ver mais benefícios:

  • Acesso de qualquer local e dispositivo com uma boa conexão de internet e dados de acesso;
  • Elasticidade referente ao espaço necessário de uso da nuvem;
  • Segurança dos servidores;
  • Comunicação rápida e eficiente;
  • Otimização de performance das tecnologias adotadas.

A comunicação interna fica mais eficiente e com mais qualidade para realizar os processos da empresa.

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This