Conferências e Colaboração

Videoconferência no celular: como fazer e as vantagens da mobilidade

Escrito por Wittel

Esperar que todos os colaboradores estejam presentes fisicamente em uma reunião para conseguir alinhar estratégias não é mais rápido o suficiente para garantir sua sobrevivência no mercado.

A videoconferência no celular, hoje, é uma saída adotada no mundo inteiro para trazer agilidade e produtividade sem prender o negócio à disponibilidade em um escritório. Veja a importância desse novo modelo de reunião e os principais aplicativos para introduzir a prática dentro da sua empresa!

Por que realizar videoconferência no celular?

Antes de entrar na parte prática dessa nova solução para reuniões e conferências, é interessante passar um pouco pelas razões que tornam a videoconferência no celular um ganho em produtividade e estratégia dentro das empresas.

A popularização dessa tecnologia tem muito a ver com uma nova forma de organizar o trabalho no mundo corporativo: negócios que se prendem ao modelo de produção fixo em um ambiente físico — com turnos definidos de trabalho — não conseguem mais acompanhar a flexibilidade e a capacidade de ajustar estratégias de modelos de gestão mais modernos.

Uma empresa de sucesso, hoje, precisa de um sistema e de trabalhadores disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar. Nesse sentido, as videoconferências são uma das ferramentas capazes de fornecer essa disponibilidade.

Com um bom gerenciamento online — e aplicativos especializados —, você não precisa mais de equipamentos caros ou de um setup em uma sala de reuniões para discutir assuntos importantes e tomar decisões estratégicas. Basta o acesso a um aparelho celular — que todos os participantes, com certeza, têm no bolso — e uma boa infraestrutura (soma de conexão, serviço e ferramenta), para agilizar a administração de um negócio.

Ou seja, a videoconferência no celular é uma prática inovadora para um novo mundo corporativo, no qual diretores e funcionários estão sempre disponíveis, mesmo que nunca estejam todos no mesmo espaço físico.

Quais são os melhores aplicativos para videoconferência no celular?

Pela importância que a videoconferência vem ganhando no mercado empresarial, a escolha do aplicativo utilizado deve ser feita com cuidado. Definir a ferramenta certa deve ter relação com os recursos, a segurança, a estabilidade e a facilidade de uso em qualquer situação. Para ajudá-lo a fazer reuniões remotas por celular, vamos listar as principais opções e como configurar a conferência. Acompanhe!

Skype

O Skype há muito tempo é a solução mais popular para conferências tanto de áudio como de vídeo. Ao seu favor estão a qualidade de imagem e de som que a aplicação oferece, além da facilidade de uso e disponibilidade em praticamente todos os sistemas operacionais — desktop ou mobile.

O software funciona como um modelo mais clássico de mensagens. Isso significa que, depois de instalar o aplicativo — disponível para iOS e Android —, você deve montar sua lista de amigos adicionando todos os participantes por meio dos endereços de e-mail.

Assim que todos aceitarem a solicitação, basta iniciar uma ligação por vídeo e escolher a opção de adicionar contato à chamada, para incluir todos os participantes da reunião.

Uma grande vantagem é que qualquer pessoa da videoconferência pode adicionar contatos, mesmo que ele não esteja na lista de amigos dos outros membros do grupo.

Hangouts

O aplicativo de chat do Google oferece muita qualidade e praticidade para videoconferências. A ferramenta aceita até 25 participantes na mesma chamada e não custa nada.

O Hangouts já vem instalado de fábrica na maioria dos celulares Android. Se esse não é seu caso — ou se você usa um iPhone —, é só instalar o programa pela loja de aplicativos. Então, clique no botão verde no canto inferior direito e, em seguida, em “Nova videochamada”.

Você pode adicionar participantes por meio da sua lista de contatos ou simplesmente inserindo um endereço do Gmail. Assim que aceitar a solicitação, o usuário convidado é incluído automaticamente na conferência.

Booyah

O WhatsApp é o aplicativo de conversas mais popular do Brasil, mas, infelizmente, a disponibilidade e facilidade de encontrar pessoas não pode ser aproveitada nativamente para realizar videoconferências.

Para resolver essa questão, a empresa Rounds lançou o Booyah — disponível para iOS e Android — que permite reunir até 12 participantes em uma conversa.

Ao instalar o programa, ele vai buscar e registrar todos seus contatos do WhatsApp — e de outros mensageiros, como o Messenger do Facebook e até o Instagram.

Depois, é só clicar em “Add Friends to This Chat” e escolher os participantes. O aplicativo manda automaticamente, para o WhatsApp das pessoas escolhidas, um link de acesso para entrar na videoconferência — um processo simples e rápido. Se o usuário que recebeu o link não tem o aplicativo instalado, o link gerado leva diretamente para a página de instalação na loja de apps.

WebEx

Embora todas essas opções sejam úteis para uma videoconferência de qualidade e produtiva, as reuniões corporativas demandam algumas características que poucos aplicativos podem garantir — como a segurança da informação e ferramentas adicionais de apoio a uma reunião empresarial.

No WebEX, por exemplo, é possível compartilhar mídias e documentos durante a videoconferência para todos os participantes e gravar o vídeo da reunião para referências futuras.

Além da qualidade e da quantidade de recursos, o aplicativo conta com todas as especificações e garantias de segurança da Cisco, tanto para a gestão da reunião quanto para a confiabilidade e confidencialidade dos dados compartilhados.

O WebEx também está disponível nas principais lojas de aplicativos para Android e iPhone. Depois de instalado, você pode iniciar imediatamente uma conferência, convidando os participantes a partir dos endereços de e-mail cadastrados na ferramenta. Também é possível agendar a reunião para uma data específica.

Essa possibilidade de agendamento é, inclusive, uma forma de melhorar a gestão de pautas e horários para tornar suas reuniões ainda mais produtivas. Mais segurança, recursos e confiabilidade tornam o WebEx a solução ideal para videoconferências mobile em empresas.

Como garantir o melhor uso da melhor solução?

Ter a ferramenta instalada, porém, não é suficiente quando o negócio não possui uma estratégia definida de implementação e de execução de conferências remotas. Como dissemos, essa prática está transformando a cadeia produtiva e administrativa dentro das empresas, mas somente com planejamento é possível extrair todas as vantagens que você procura.

Que tal então potencializar a videoconferência no celular para aumentar a produtividade e otimizar sua gestão estratégica? A melhor forma de conseguir esses benefícios — e brigar na ponta do mercado — é contando com uma parceria tecnológica visando resultados.

Então, entre em contato conosco! A Wittel tem a prática, a tecnologia e a experiência estratégica necessária para impulsionar a comunicação dentro do seu negócio.

Sobre o autor

Wittel

Deixe um comentário

Share This