Contact Center Insights

Biometria de voz: a tecnologia contra fraudes

biometria de voz
Wittel
Written by Wittel

A biometria de voz é um recurso de segurança muito eficaz e é cada vez mais buscado por diversas companhias no mundo todo; os contact centers não são exceção. Eles tem também muito a ganhar com essa tecnologia.

Muitos consumidores podem não estar familiarizados com a biometria de voz. Porém, depois de descobrirem tudo que a ferramenta pode oferecer, ficarão certamente encantados com a possibilidade de contar com tal recurso.

Neste artigo, vamos explicar para você a respeito da biometria de voz e sua eficiência no combate à fraudes. Você vai perceber também que a ferramenta de biometria de voz da Wittel é a escolha que mais acrescentará à sua empresa. Leia para descobrir todos os detalhes!

O que é a biometria de voz?

Cada ser humano possui características – comportamentais e biológicas – próprias e únicas. A biometria é uma tecnologia que explora essa singularidade, a fim de validar informações de uma maneira mais segura. Reconhecimento de íris, escrita, impressões digitais e elementos vocais são amplamente utilizados como chaves de acesso e confirmação de identidade.

A biometria de voz, como sua denominação já sugere, permite confirmar a identidade de uma indivíduo através da sua fala. Com esse recurso, transforma-se padrões de fala, timbre da voz, vocalização, entre outras características específicas, em códigos e gráficos para que o indivíduo seja – quase que imediatamente – identificado.

É uma solução sofisticada que, além de trazer segurança, também facilita a comprovação da identidade. O atendimento passa a ser mais dinâmico e eficiente, garantindo ao cliente segurança em suas transações.

A verificação tradicional demanda tempo e pede do usuário uma série de dados, para que assim se verifique se ele é quem diz ser. Trata-se de um método bastante limitado e arriscado, tanto para o cliente quanto para a empresa.

Usuários muitas vezes não podem fornecer essas informações. Senhas são esquecidas com facilidade, ou até mesmo roubadas, e perguntas de confirmação podem ser respondidas incorretamente.

Além disso, contact centers estão sempre sob o risco, contínuo, de sofrer com ataques fraudulentos. O prejuízo decorrente de situações como essa são geralmente atribuídos à empresa, a qual sofre também com danos à sua reputação.

Biometria de voz contra fraudes

Reproduzir a voz de outra pessoa é praticamente impossível. E como já vimos anteriormente, a biometria de voz considera diversas características para identificar usuários com precisão. Ela se torna, portanto, um excelente aliado no combate às fraudes presentes em contact centers.

Fraudadores representam apenas um percentual das pessoas que entram em contanto com centrais de atendimento. Mas a simples existência deles, ainda que pequena, demanda das empresas medidas eficientes para que sejam identificados e combatidos.

O problema é que essas medidas são insuficientes. Muitas companhias contam com operadores habilidosos, treinados especialmente para identificar fraudes. Isso, no entanto, não é o bastante para proteger integralmente a empresa e tampouco seus clientes.

Fraudadores são geralmente profissionais que tem pleno domínio do que estão fazendo, sempre munidos de informações à respeito da vítima para que possam burlar quaisquer medidas de segurança.

Entretanto, quando a tecnologia está envolvida, isso muda completamente. A biometria de voz transforma as tentativas desses “profissionais” em ataques inofensivos.

Além de confirmar a identidade dos verdadeiros usuários, a biometria de voz também reconhece fraudadores já conhecidos entre autoridades e empresas. Ao detectá-los, o sistema emite um alerta imediatamente, para que assim as providências necessárias possam ser tomadas

Com a biometria de voz, o operador se sente totalmente seguro para realizar seu trabalho diário, dedicando sua atenção exclusivamente para os clientes, sem precisar ficar atento à fraudes no processo. Com o auxílio da tecnologia todos os processos se tornam muito mais eficientes!

Impacto na experiência do cliente

A biometria de voz é sinônimo de segurança para clientes e empresas. Essa segurança está diretamente relacionada à experiência dos usuários com o seu negócio, pois, caso não se sinta seguro, é provável que procure os serviços da concorrência.

Foi possível perceber também que essa solução traz um grande conforto para os usuários, tornando sua experiência com a companhia muito mais positiva por poupar tempo, dispensando a verificação tradicional e cansativa.

Além disso, a biometria de voz é aliada de um mercado mais consciente, que considera mais grupos de pessoas em suas inovações tecnológicas.

A facilidade nas interações dada pela biometria de voz compreende ainda mais usuários, oferecendo um atendimento de maior qualidade também para deficientes visuais e pessoas com dificuldades motoras.

Não é a toa que essa tecnologia vem sendo adotada em todo o mundo.

A biometria de voz também exige alguns cuidados

É preciso selecionar com cuidado a empresa que disponibilizará a biometria de voz para você. Ainda que seja eficiente contra fraudes, a biometria de voz é uma ferramenta tecnológica integrada à computadores de armazenagem. Consequentemente, esse sistema está sujeito à intervenção de hackers.

Além disso, a configuração da ferramenta deve ser feita por profissionais competentes. A associação entre a voz do cliente e a do registro, por exemplo, pode não funcionar como deve em decorrência de erros humanos durante sua implementação.

Com a Wittel você tem a garantia de contar com equipamentos bem configurados, um serviço bem planejado e especialistas disponíveis também para gerenciar a sua ferramenta caso essa seja a sua necessidade. Nós priorizamos a segurança da sua empresa, com profissionais e tecnologia de qualidade!

Processo de implantação da biometria de voz

Para que a sua empresa se beneficie de todos os aspectos oferecidos pela biometria de voz vistos neste post, é necessário tomar algumas medidas legais. Para isso, verificamos juntamente com você se o procedimento está de acordo com as leis e normas vigentes, as quais dependem do seu setor de atuação.

Após resolvida essa questão, passamos então para a questão contratual, ou seja, o consentimento dos clientes. Eles devem autorizar que o registro de voz seja feito. Para isso, devem estar informados adequadamente do que se trata a biometria de voz e quais são suas vantagens. Para isso, as campanhas de marketing serão essenciais.

Há casos, além disso, em que a integração de sistemas é necessária. A Wittel, além de providenciar a melhor ferramenta para você, também guia a sua empresa de modo a fazer a adoção da biometria de voz da maneira mais eficiente, pois oferecermos ambas consultoria especializada e a implementação da tecnologia.

Feito isso, a sua central, assim como os seus clientes, poderão desfrutar de todas as facilidades da nova solução. A biometria está cada vez mais inserida na rotina da nossa sociedade. Comece a modernizar e oferecer as melhores experiências também no seu contact center!

Gostou do artigo? Ficou interessado em adotar essa solução para a sua empresa? Entre em contato conosco. A nossa equipe está sempre disponível para ajudar no que você precisar.

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This