Conferências e Colaboração

Como usar o endomarketing como estratégia de gestão eficiente?

endomarketing como estratégia de gestão
Escrito por Wittel

O endomarketing se apresenta como uma ótima estratégia de gestão: o termo se refere, literalmente, a um marketing interno – endo é um prefixo originário do grego cujo significado é dentro. No interior de uma empresa ele designa, portanto, um marketing que busca melhorar a imagem da empresa entre seus funcionários.

As companhias dedicam muitos de seus recursos para atrair e melhorar a experiência dos clientes, mas negligenciam os próprios funcionários. O problema de tal comportamento é perceptível de imediato.

De que forma as empresas se conectam ao consumidor? Através dos funcionarios. Funcionários insatisfeitos, por sua vez, não prestarão um bom serviço. Todo o investimento feito com o cliente em foco é assim desperdiçado.

Uma estratégia de gestão baseada no endomarketing transforma o ambiente de trabalho. Preservar e aprimorar a imagem de uma companhia frente aos seus funcionários requer uma série de medidas que acabam por manter a equipe mais motivada, o que promove também uma série de outros benefícios.

É exatamente como se você estivesse vendendo a empresa para quem trabalha nela. Como, então, começar a adotar essa estratégia?

Envolva os funcionários com a cultura da empresa

Antes de mais nada, os funcionários devem se sentir parte integrante da empresa na qual trabalham. Uma equipe com valores e objetivos em comum sabe exatamente o quê fazer, como fazer e porquê.

Treiná-los e incentivá-los para que pensem dessa maneira faz com que os princípios da companhia sejam vistos como parte do próprio colaborador. O que não exclui os líderes e gestores da organização. Um grupo que trabalha bem em conjunto precisa, afinal, de unidade.

Reconheça os esforços da equipe

Mostrar aos funcionários que os esforços de todos têm impacto dentro da estratégia geral os deixa ainda mais motivados e satisfeitos com suas contribuições. Recompensá-los é uma ótima maneira para que continuem a fazer um bom trabalho. Dias de folga, bônus, ingressos variados, certificados etc.

Além disso, benefícios também podem ser oferecidos. A busca por parcerias, por exemplo, que garantam descontos em cursos ou restaurantes. Horários mais flexíveis ou a possibilidade de se fazer home office são bastante atraentes também.

Não enxergue, porém, essas recompensas como um gasto a mais para a empresa. Enxergue como uma forma de demonstrar o quanto a dedicação e o comprometimento são valorizados.

Usar o endomarketing como estratégia de gestão envolve precisamente isso: a consciência de que os funcionários têm um papel fundamental no sucesso do negócio. Fazê-los considerar o sucesso da empresa como sendo o próprio sucesso é o que garantirá seu desenvolvimento.

Essas medidas trazem vantagens para ambos os lados: significam o aumento na produtividade, na qualidade do serviço e no bem-estar das pessoas dentro da sua companhia.

Promova reuniões colaborativas

O ambiente de trabalho não pode deixar de ser visto como um ambiente também humano, composto por profissionais que podem ou não entregar bons resultados, dependendo da forma como se sentem com relação ao todo.

Em uma estratégia de gestão que utiliza o endomarketing sabe-se que as relações pessoais são indispensáveis. Momentos de reunião e descontração entre os funcionários funcionam muito bem ao estimular um bom convívio geral durante os projetos diários.

Estabeleça canais de comunicação interna

Para que sua estratégia de gestão baseada no endomarketing funcione, no entanto, é necessário uma comunicação interna eficiente.

Invista em canais de comunicação interna para manter um diálogo eficaz e consistente com todos os seus funcionários. A tecnologia é inovada constantemente, deixar de utilizar novas ferramentas impede que a empresa trabalhe de maneira coesa e integrada.

Para descobrir como inovar a sua comunicação, baixe o nosso e-book sobre A Nova Era da Comunicação Interna e descubra como modernizar e potencializar a produtividade!

Mas não faça desse diálogo algo unilateral. A hierarquia não pode ser um fator desencorajador, caso contrário a comunicação deixa de ser efetiva. Ao utilizar o endomarketing como estratégia de gestão, valoriza-se o funcionário: é preciso escutar o que todos têm a dizer.

Leia nosso artigo sobre 10 erros de comunicação que você está cometendo e evite outros erros de comunicação interna.

Monitore os resultados

Toda estratégia deve ser avaliada, mesmo a de gestão com endomarketing. Para isso, você pode realizar pesquisas de satisfação entre os funcionários.

Receber opiniões é uma ótima maneira de se fazer mudanças e aplicar melhorias. Por meio delas você será capaz de medir resultados, sabendo assim se as mudanças surtem o efeito esperado.

Outros indicadores-chave de desempenho, além da pesquisa de satisfação, também são necessários. Segue alguns dos principais indicadores:

  • Taxa de absenteísmo;
  • Nível de produtividade;
  • Desperdício de material;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

Benefícios do endomarketing como estratégia de gestão

Coordenação entre as diversas áreas

O principal benefício de se adotar o endomarketing como estratégia de gestão é a articulação entre as diferentes áreas da companhia, que passam a trabalhar com mais eficiência e sem grandes dificuldades. Isso tem efeitos positivos no processo geral e na adoção de planos e estratégias eficazes.

Além disso, a comunicação interna com o mesmo alcance para todas as áreas impede surpresas, por vezes inconvenientes, e falhas devido à ignorância.

Quando todos os setores envolvidos se empenham em conjunto, complementando o trabalho dos demais, erros e problemas são identificados com muito mais facilidade, impedindo falhas em projetos que demandam tempo e dinheiro.

Funcionários motivados

A motivação dos funcionários é outro grande benefício do endomarketing como estratégia de gestão. Um funcionário mais motivado significa mais produtividade e qualidade.

Ele se sente parte do todo e, como já dissemos, a equipe passa a trabalhar com base em valores e objetivos comuns. Todos conhecem plenamente seu papel dentro do negócio e sua importância.

Redução de turnover

O turnover diminui consideravelmente devido ao aumento da satisfação e comprometimento por parte dos colaboradores. O ambiente de trabalho melhora e a qualidade de vida de todos também.

As empresas precisam entender que as pessoas que compõem o grupo de funcionários são seus maiores ativos. Elas fazem toda a diferença. A reputação de uma empresa começa de dentro, por isso a estratégia de gestão baseada no endomarketing passa a ser também uma forma de conquistar clientes.

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This