Contact Center

Servidor na nuvem: como funciona?

Wittel
Written by Wittel

Sabemos que servidor na nuvem não é um termo novo. Foi pensado nos anos 60, mas tem ganhado tanta força que hoje é comum para diversos tipos de usuários.
Essa solução veio para revolucionar os sistemas, e tem sido adotada tanto para uso pessoal, quanto profissional.
Nas empresas isso se justifica pelo fato de que um servidor na nuvem torna o ambiente de trabalho mais integrado e fácil de ser gerenciado. Além disso ele elimina o investimento em hardware, servidores e manutenção de estrutura física e técnica.

Por isso, as empresas estão optando cada vez mais em integrar a nuvem em seus sistemas parcial ou integralmente.
Vamos entender como funciona o servidor na nuvem e seus benefícios.

Servidor na nuvem

O Cloud Computing refere-se ao conceito de computação em nuvem. Ele utiliza dados, como memória e armazenamento, de computadores e servidores conectados, também conhecido como computação em grade.
Ou seja: os computadores e sistemas da empresa se conectam através da internet a servidores físicos que armazenam os dados, sem precisar de servidores próprios para isso.

Nos contact centers, essa modalidade de serviço significa um formato mais econômico de implementação pois a infraestrutura é hospedada em nuvem. Isso representa desde redução de custos, a agilidade no serviço.

Você pode saber tudo sobre call center omnichannel na nuvem (e as diferenças entre ele e o on-premise) neste e-book!

Por ser um servidor armazenado na nuvem, ou seja, que não existe “fisicamente” na empresa, o sistema é executado em um ambiente virtual. O que torna mais fácil sua gestão e modificação de recursos. Além de ser mais prático, pois os operadores trabalham de qualquer lugar que tenha acesso à internet. E também os gestores, uma vez que todos os dados podem ser remotamente acessados.

Servidor na prática

O servidor na nuvem é adaptável para qualquer tamanho de call center por sua facilidade de instalação. Os operadores não precisam mais “quebrar a cabeça” para utilizar sistemas, pois o servidor é muito intuitivo.

Logo no primeiro contato, os agentes possuem todas as informações necessárias de interações passadas do cliente.
Ligações, e-mails, chats, redes sociais, qualquer contato que o usuário teve com a empresa. O acesso a esses dados é feito de forma rápida e simples, em dashboard único.

Além disso, o gestor do contact center tem controle de todas as interações cliente-operador. Esses dados, como tempo de atendimento e solução dos problemas, são úteis para tomar decisões mais assertivas. Como também, para desenvolver melhorias e fornecer o melhor atendimento possível.

Imagem: Shutterstock

Benefícios

O servidor na nuvem trás inúmeros benefícios e facilidades para o contact center. A escalabilidade é um exemplo disso.
A modalidade em nuvem permite que os recursos sejam adaptados de acordo com a demanda. Ou seja, vários sistemas e instalações podem ser adquiridas sem precisar de tempo e investimentos altos. a empresa E a empresa só paga o que utilizou.

Essa economia reflete diretamente para o cliente. Além disso, o usuário, pode acessar informações e realizar modificações em arquivos de qualquer localidade. Para essa facilidade, basta ter uma boa conexão com a internet.
Você pode ler aqui como fazer a migração para a nuvem.

Contudo, deve-se ter cuidado com a localidade do servidor do provedor do serviço. Uma vez que, pela lei, determinados dados não devem ser armazenados fora do território nacional.
A latência do servidor no Brasil também deve ser considerada. É um aspecto importante para agilizar suas operações e garantir que não haja lag na comunicação.

Vamos conhecer mais sobre os benefícios do servidor na nuvem.

  • Facilidade de aquisição de novas licenças esporádicas ou sazonais;
  • Segurança reforçada;
  • Criptografia;
  • Possibilidade de atendimento 24h;
  • Não necessidade de contratação de extensa equipe de tecnologia para gerir os servidores.

O servidor na nuvem pode ser mais inteligente pro seu negócio. Depende de seus objetivos. Ele reduz custo, tempo de operação e oferece agilidade nos serviços. Além disso, é possível armazenar e analisar dados para tomar decisões assertivas. Para saber mais sobre as vantagens para seu cliente, confira nosso artigo sobre o assunto.

E o melhor de tudo é que você não fica sozinho! A Wittel oferece assessoria, desde a implementação até a execução e a tomada de decisões inteligentes, para nossos clientes que optam por servidores na nuvem. Nossa ferramenta WE-Tools te ajuda na gestão e na análise de dados, para oferecer a melhor experiência para seu cliente.

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This