Contact Center Insights

Caminhando em direção ao futuro: a biometria de voz e a segurança da informação

biometria de voz
Wittel
Written by Wittel

A confirmação da identidade de usuários já atravessou um longo caminho, onde novos métodos passaram a ser adotados e novas tecnologias foram desenvolvidas para que ela se desse de maneira mais confiável e segura. Esse não foi, no entanto, um resultado encontrado facilmente até o surgimento da biometria de voz.

Afinal, os ataques fraudulentos nunca foram tão sofisticados quanto atualmente. Dessa forma, a pressão sobre as empresas para que encontrassem uma maneira eficaz de legitimar a identidade de seus clientes ganhou cada vez mais importância.

A biometria de voz foi a solução encontrada por muitos para garantir a segurança da grande quantidade de informações armazenadas em seus bancos de dados. A autenticação de voz é o futuro quando pensamos em segurança. Neste artigo, vamos mostrar para você o porquê.

Eficiência entre os diferentes métodos de autenticação

A vida do consumidor, e sem dúvida alguma das empresas também, tornou-se muito mais fácil devido ao desenvolvimento da tecnologia. Métodos de segurança, por exemplo, aperfeiçoaram-se muito com o passar do tempo: diversas formas de autenticação de identidade foram desenvolvidas.

No passado, a única maneira de se legitimar a identidade de um indivíduo era encontrá-lo pessoalmente. É inquestionável, no entanto, que essa verificação, apesar dos inconvenientes, forneceria os resultados mais confiáveis.

Atualmente, PINs, senhas, perguntas ou mensagens de texto de autenticação são alguns dos métodos mais comuns utilizados. No entanto, ainda que sejam grandes facilitadores, também deixaram as empresas suscetíveis à fraudes. Afinal, informações como as requisitadas por eles podem ser rapidamente encontradas em perfis de mídia social, por exemplo.

E, ainda que os ataques fraudulentos à call centers aumentem e persistam com o passar dos anos, as centrais insistem em se basear, especialmente, em perguntas de autenticação para confirmar a identidade dos usuários.

Mesmo os operadores mais capacitados e preparados para barrar transgressões na segurança possuem dificuldades evidentes para tornar essa maneira efetiva. Logo, muitas organizações permanecem vulneráveis às investidas maliciosas desses “profissionais”.

É por isso que as empresas estão agora recorrendo a um método mais complexo de autenticação para ajudá-los a combater fraudes: a biometria de voz.

Biometria de voz: garantia de proteção

A biometria de voz, ao contrário dos métodos já vistos, faz uso de características biológicas únicas para autenticar a identidade dos usuários que entram em contato com um contact center. Dessa forma, a ferramenta não exige do cliente que ele forneça senhas ou informações pessoais, as quais podem ser facilmente roubadas, perdidas ou simplesmente esquecidas.

A biometria de voz é capaz de transformar em códigos e gráficos todas essas particularidades: padrões de fala, vocalização, timbre de voz, entre muitos outros aspectos presentes. O reconhecimento de voz realiza essa análise em tempo real e confirma a identidade do consumidor sem demora. Ou questionamentos cansativos e, como já sabemos, ineficientes.

Assim, quando ataques fraudulentos tentarem burlar a segurança do seu contact center, eles serão rapidamente identificados. Quando a análise assinala uma falha na confirmação do usuário, a biometria de voz imediatamente compara a voz do indivíduo em questão com os já conhecidos fraudadores dos bancos de dados das empresas e autoridades. Isso permite que um alerta seja acionado e as medidas condizentes sejam tomadas.

Ademais, aqueles que não estão presentes nessa lista são rapidamente adicionadas a uma lista de suspeitos de fraude.

Trata-se, portanto, de uma solução sofisticada que, além de proteger tanto a sua empresa quanto os seus clientes, também provê um atendimento mais eficiente e dinâmico graças à facilidade na comprovação de identidade!

Como garantir a qualidade da sua biometria de voz

A biometria de voz é uma solução complexa. Logo sua implementação exige o cuidado de profissionais competentes e qualificados que possam configurá-la adequadamente. Isso garante que a autenticação ocorra como o previsto, protegendo realmente o seu negócio.

Caso contrário, até mesmo as mais sofisticadas soluções tecnológicas sempre estarão sujeitas à falhas.

Além disso, a biometria de voz, para ser implementada, precisará ser integrada à computadores de armazenagem. Consequentemente, apesar de sua eficiência contra fraudes, o sistema estará suscetível ao ataque de hackers.

Por isso, para que tais problemas sejam evitados, a escolha de um provedor competente é imprescindível.

A Wittel conta com o necessário para que a biometria de voz entregue a eficiência e proteção prometidas para o seu cliente e empresa. Nossos especialistas estão sempre prontos para implementar soluções, bem configuradas e planejadas. Também oferecemos o serviço de gerenciamento da ferramenta caso essa seja a sua necessidade.

Entre em contato conosco para mais detalhes. Nosso time está sempre disponível para tirar dúvidas e ajudar a sua empresa a se beneficiar ao máximo das soluções contratadas.

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This