Conferências e Colaboração

Como melhorar a otimização da comunicação interna da empresa

comunicação interna empresa
Wittel
Escrito por Wittel

Sem uma comunicação interna eficiente, a sua empresa certamente se verá impossibilitada de realizar diversas metas importantes, e mesmo quando resultados forem obtidos, estes dificilmente corresponderão às necessidades e expectativas.

A razão por trás disso é simples: é impossível que se colabore em direção a um objetivo comum quando não se possui meios adequados de troca de informações. Dessa forma, funcionários criam uma rotina sem direção clara e não se sentem integrados ao seu local de trabalho, ou com seus colegas de time.

Principais efeitos de uma comunicação falha

A falta de comunicação quebra expectativas: tanto no que se refere a prazos, quanto à qualidade final de projetos.

A partir do momento em que se realiza uma tarefa sem saber ao certo como executá-la, é iniciado um ciclo vicioso de frustração e maus resultados. O colaborador não se vê capaz de executar o que lhe é pedido e entrega uma tarefa de caráter inferior.

Consequentemente, funcionários acumulam estresse e passam a ter sua moral afetada por não conseguirem cumprir com suas designações. Assim, é inevitável que a produtividade também seja afetada e o índice de turnover aumente.

Uma comunicação interna eficiente dentro da empresa flui em dois sentidos. Não se pode simplesmente receber informações, elas precisam ser trocadas constantemente. Não apenas entre membros de uma equipe – para que o projeto seja coeso e bem estruturado -, mas entre empregador e funcionários, de modo a incentivar esclarecimentos, sugestões e feedbacks construtivos.

Dessa forma, funcionários também entendem melhor as necessidades da organização e como suas tarefas influenciam no objetivo final.

Clientes insatisfeitos

Se algo não funciona como deveria em um negócio, isso acaba por prejudicá-lo como um todo. Como vimos, com uma comunicação interna falha dentro da sua empresa, as tarefas não serão bem executadas. Portanto, não há dúvidas de que isso afetará igualmente o serviço final entregue aos clientes que confiaram na sua companhia para terem suas necessidades atendidas.

No cenário atual, não existe mais a dificuldade de se encontrar parceiros de negócio competentes. Então, quando clientes estão insatisfeitos, eles não hesitam em procurar por outras empresas que possam de fato oferecer uma boa experiência.

Melhorando a comunicação interna da sua empresa

O primeiro passo para que uma comunicação interna efetiva seja adota pela sua empresa é criar um ambiente de trabalho saudável, no qual a companhia mostra clara preocupação e interesse para com seus funcionários.

Veja nosso blog sobre uma estratégia de gestão eficiente e saiba como isso pode ser feito!

Além disso, como já mencionamos, é fundamental que os superiores estabeleçam um diálogo aberto com seus funcionários, mostrando que ideias são sempre bem-vindas ao incentivar perguntas e comentários. Isso faz com que colaboradores se sintam parte integrante da empresa!

Após garantir esses pontos, é necessário adotar uma comunicação clara, além de investir em meios eficientes para que o diálogo seja constante e facilitado.

As descrições das tarefas e projetos, por exemplo, devem conter instruções objetivas. A criação de uma lista de prioridades sempre que a demanda de trabalho for muito alta também é uma ótima ideia, a fim guiar a equipe e evitar estresse.

Reservar tempo para reuniões presenciais é outra medida essencial. Dessa forma, preocupações podem ser abordadas e as melhores soluções podem ser encontradas em conjunto.

Evite, no entanto, limitar esses encontros a assuntos de trabalho. É importante promover confraternizações, nas quais funcionários serão capazes de estreitar suas relações, ou mesmo comemorar metas que foram atingidas depois de tanta dedicação.

Usando a tecnologia para reunir ideias e resolver problemas

Os avanços tecnológicos na comunicação revolucionaram e continuam a afetar todos os aspectos da vida em sociedade. Então, assim como a praticidade trazida pelo envio de mensagens instantâneas – de texto, áudio ou mesmo vídeo – alterou significativamente as relações em âmbito pessoal, elas também afetaram a comunicação no âmbito dos negócios.

Atualmente é possível reunir os funcionários da sua empresa em uma única plataforma de comunicação que, com seus diversos recursos, engaja toda a equipe na troca de todo tipo de informações!

Dessa forma, a sua empresa é capaz de criar o ambiente perfeito para uma comunicação interna eficiente, na qual as melhores ideias podem ser geradas e compartilhadas com praticidade.

Agora que já sabemos que a comunicação interna desempenha um papel vital dentro da sua empresa e conhecemos algumas maneiras de otimizá-la, recomendamos também outro de nossos posts.

Lá você poderá conhecer a solução que melhor te ajudará a criar essa colaboração dentro da sua companhia!

Sobre o autor

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This