Contact Center

O que é um número 0800 e quando sua empresa precisa dele?

0800
Escrito por Wittel

A Discagem Direta Gratuita (DDG), ou 0800 como é popularmente conhecida, é um serviço que possibilita que o consumidor entre em contato com as empresas gratuitamente. Sem qualquer custo. Sendo, portanto, um importante recurso de suporte ao cliente.

O 0800 pode ser direcionado, além disso, não para o atendimento, mas para o telemarketing. Por meio do qual a empresa oferece serviços e produtos.

Dispor de um número gratuito coloca em evidência a preocupação da sua empresa tanto com os clientes atuais como com os clientes em potencial. Com o 0800 ligado ao seu negócio, você está incentivando a comunicação. Demonstra, assim, que deseja que eles possam contatá-lo rapidamente e sem custos.

Como saber se sua empresa deve oferecer o 0800?

Essa dúvida costuma surgir devido à dificuldade que era se obter um número de discagem gratuita. Além de seu alto custo de contratação, as filas de espera eram extensas. Consequentemente, o 0800 era reservado às grandes empresas apenas.

Hoje, contudo, o DDG perdeu seu aspecto de ferramenta destinada aos grandes para se tornar um diferencial valioso ao alcance de empresas de todos os portes. Com custos reduzidos, mais acessível e rápido de se obter.

Falaremos mais adiante das diversas vantagens da obtenção do 0800 e do porquê, mesmo sua empresa sendo pequena, é uma ótima ideia adotar esse recurso. Mas antes disso, vejamos como ele funciona.

Como funciona o 0800?

As ligações feitas ao 0800 são direcionadas para o seu call center, seja ele terceirizado ou não. Portanto, não há necessidade de mudar o número de contato da sua empresa. Seja qual for o seu número – ou números – as ligações feitas ao seu 0800 serão direcionadas a você.

Como mencionamos, os números 0800 não cobram nada dos clientes, estando então a cargo da própria empresa cobrir o custo da ligação. Esses custos, por sua vez, variam de acordo com a região de onde a chamada provêm, o tempo de duração (medido em minutos) e se ela foi feita através de um telefone fixo ou móvel.

Cada fornecedora de DDG apresenta planos de contratação próprios, mas, como mencionamos, os custos são bem mais baixos e se adequam ao que a sua empresa necessita.

Vejamos um exemplo bastante flexível existente no mercado. Neste modelo, o contratante pode personalizar seu plano de acordo com as necessidades da empresa e sua demanda de ligações. Uma quantidade é pré-determinada de acordo com dados já existentes. Assim, a empresa contratante paga o valor estabelecido e, caso o limite seja excedido, a diferença é cobrada na fatura.

Além disso, há a possibilidade da sua central de atendimento ser auxiliada pela fornecedora do 0800. Quanto o direcionamento não for possível, as chamadas são atendidas por agentes virtuais. Esses agentes são treinados de acordo com os padrões de atendimento da sua empresa, ou seja, respondem as chamadas assumindo o papel de um agente assumindo o papel da sua marca.

Ao disponibilizar o 0800 para o seu cliente, portanto, demonstra-se solidez e segurança à medida que sua empresa está sempre à disposição – ainda que remotamente com o auxílio de agentes virtuais – e, o que é melhor, sem custo algum para o consumidor.

Vantagens de se adotar o 0800

Ajuda a criar uma imagem de marca

Disponibilizar um número de discagem gratuita, seja em seu site ou em anúncios, confere à sua empresa reconhecimento de marca e credibilidade, dando a ela uma atmosfera mais profissional.

Além disso, como vimos, o 0800 direciona ligações. Então se sua empresa possuir mais de um número para contato isso deixa de ser um problema já que o DDG centraliza as ligações em um só lugar. Isso facilita a memorização do telefone e se torna também uma ótima estratégia de marketing.

Flexibilidade de atendimento

O DDG permite que ligações não sejam perdidas. Mas, ao invés disso, encaminhadas com base em horários, dias da semana e localidades, por meio do uso de programação e agentes virtuais.

Além disso, as ligações podem ser também delimitadas, como por exemplo, ao restringir chamadas de celular.

Melhor atendimento ao cliente

As pessoas não querem ter que gastar para entrar em contato com a sua empresa quando estão em busca de informações ou precisam resolver problemas.

Ao adotar o 0800 se garante a satisfação do cliente, afinal a sua empresa está oferecendo um número de suporte gratuito. Essa simples ação impacta positivamente na experiência do usuário com a sua marca. E, com a alta concorrência, um atendimento rápido e de qualidade tornaram-se requisitos para um negócio bem sucedido.

Tendo isso em mente, acesse nosso artigo sobre 8 falhas no atendimento ao cliente que você não pode cometer e se diferencie ainda mais da concorrência.

Aumento das ligações

O 0800 torna sua empresa mais acessível já que os clientes podem se conectar com ela gratuitamente.

Como já sabemos, os clientes preferem ligar para um número gratuito. Dessa forma, muitas vezes, caso alguém esteja interessado no serviço ou produto que você oferece é muito mais provável que ele ligue primeiro para você e não para os concorrentes.

É preciso, no entanto, ser capaz de lidar com o número crescente de ligações. Caso contrário, a sua empresa estará prestando um atendimento ineficiente.

Leia nosso artigo 10 ferramentas indispensáveis para call centers e saiba como lidar com uma nova demanda.

Acessibilidade e economia

Com todas essas vantagens em mente, a atual acessibilidade dessa ferramenta a tornou atrativa até para pequenas empresas.

As tarifas de aquisição do número gratuito podem ser bem baixas de acordo com o serviço que sua empresa de fato necessita. Deixou de ser necessário uma infraestrutura mínima para que o serviço seja contratado. Todos podem ter acesso a ele e desfrutar de suas vantagens.

O 0800 pode ser o primeiro passo para fornecer um atendimento de qualidade ao seu cliente, o que resultará em muitos ganhos para a sua empresa.

Casa esteja interessado em saber como melhorar ainda mais a experiência daqueles que fazem negócio com você e ser capaz de acompanhar o crescimento da sua empresa, leia o nosso artigo sobre como começar um contact center próprio para a sua empresa.

Outra dica é saber como funciona o call center omnichannel. Você vai descobrir que fazer uso da tecnologia para impulsionar o seu negócio é a melhor decisão.

Sobre o autor

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This