Contact Center

Como construir uma boa cultura de vendas no call center?

call center vendas
Wittel
Written by Wittel

Ter uma boa cultura empresarial é o que garante que um negócio mantenha funcionários competentes, ao invés de perdê-los para a concorrência. O call center responsável pelas vendas é um setor crítico da organização. Eles lidam diretamente com clientes em potencial! Por isso, é muito importante contar com uma equipe motivada e colaborativa. Esse tipo de equipe é mais bem-sucedido. Consequentemente, o seu negócio terá mais sucesso.

Ao criar uma cultura de vendas no call center, é importante reconhecer cada agente individualmente, ao mesmo tempo em que cria um ambiente em que todos trabalham juntos para um mesmo objetivo.

Neste artigo, reunimos dicas que ajudarão você a alcançar essa meta, criando assim uma cultura positiva para o contact center! Confira:

Gestor de call center envolvido com a equipe de vendas

Antes de mais nada, um líder precisa se mostrar acessível e envolvido com sua equipe. Especialmente quando essa equipe trabalha sob uma rotina desgastante, na qual a motivação pode ser facilmente perdida. E isso é inevitável quando não existe alguém que os incentive.

Então, quando se percebe que algo não está como deveria com um dos operadores, é importante que isso não seja ignorado. Esse tipo de atitude contribui negativamente para o ambiente de trabalho como um todo.

Ter conversas privadas mostra que você, como líder, se importa com o bem-estar de seus colaboradores, e a empresa se torna um aspecto positivo na vida dessas pessoas.

Além disso, conhecê-los melhor traz um resultado inestimável. Pode parecer irrelevante para as vendas do call center em um primeiro momento, mas conhecer esses funcionários, poder identificar o que é importante para cada um deles e o que os motiva cria empatia e confiança. Essas são características fundamentais para um ambiente de trabalho saudável.

O resultado dessa aproximação é uma equipe mais feliz e engajada. Ademais, o que é muito importante, práticas inadequadas são resolvidas rapidamente já que você se mantém presente, e as quedas nos níveis de desempenho são evitadas com eficiência!

Valorizar a opinião dos operadores

Os operadores de um call center de vendas se encontram na linha de frente da sua empresa, representando-a e interagindo com clientes em potencial diariamente. Isso significa que esses funcionários possuem insights valiosos a respeito do que precisam para obter melhores resultados e quais estratégias ou ferramentas estão funcionando ou não.

Por isso, a opinião desses agentes deve ser levada a sério. Não só para tornar mais eficiente a rotina, mas para que sintam que são valorizados dentro da organização. Além disso, quando o gestor se torna mais envolvido, como já falamos anteriormente, também se pode reservar tempo para discutir com esses colaboradores e reunir ideias.

Oferecer treinamento e oportunidades de aprendizado

É muito importante fornecer aos funcionários treinamento adequado, assim como oportunidades de aprendizado contínuos. Dessa forma, eles podem atingir as metas de venda do call center de maneira eficiente.

Um funcionário irá, eventualmente, procurar por outro emprego quando não tem perspectiva de crescimento profissional, ou quando não se sente seguro com suas habilidades – trazendo assim dificuldade para sua rotina de trabalho. Essas são, inclusive, algumas das principais razões para a alta taxa de turnover no telemarketing.

Dar feedback significativo, incluindo também referências específicas sobre práticas positivas, assim como orientações construtivas sobre onde se pode melhorar, é fundamental para impulsionar um melhor desempenho!

Uma forma bastante eficaz de obter informações consistentes sobre o que precisa ser melhorado é através da coleta de dados. Por isso, não deixe de baixar nosso ebook gratuíto para saber mais!

Aumentar colaboração entre os membros da equipe

Ainda que cada agente de call center trabalhe sobre suas vendas individualmente, é importante que colaborem uns com os outros. Dessa forma, poderão se sentir mais conectados aos membros da equipe e às metas da empresa.

A colaboração no ambiente de trabalho pode ser estimulada de diversas formas. Uma ótima ideia para começar é disponibilizar ferramentas colaborativas – tais como bate-papos, por exemplo. Assim, os colaboradores podem conversar entre si e trocar informações relevantes para ajudar na performance do conjunto.

Você também pode criar colaboração ao realizar reuniões mensais. Onde todos são encorajados a compartilhar feedbacks positivos e negativos, assim como elogios aos seus colegas. Além disso, confraternizações, nas quais o trabalho deixa de ser o assunto em pauta, também são muito importantes para manter uma cultura de vendas saudável no call center.

Incentivar competição saudável

Os jogos são ótimos para aumentar a moral e incentivar a competição entre os agentes de uma forma mais divertida. Por isso, pense de que forma as metas de vendas do call center podem ser incorporadas dentro de diferentes tipos de jogos.

Vamos pensar em um exemplo simples: o bingo. Basta criar cartões de bingo para cada um dos operadores, nos quais cada quadrado corresponde a uma meta. Assim, toda vez que se atinge um objetivo, um quadrado do bingo é marcado. O primeiro a fazer bingo ganha uma recompensa!

Saiba mais a respeito da gamificação em outro de nossos blogs!

Oferecer incentivos

Os funcionários gostam de ser reconhecidos por seu trabalho, especialmente quando realmente estão se esforçando para entregar bons resultados. Já vimos no tópico anterior que os jogos resultam em prêmios. Porém, à parte da gamificação, programas de incentivo em geral são um grande motivador nos contact centers.

Caso o orçamento esteja apertado e esse incentivo não possa vir em forma de acréscimo salarial no fim do mês, há outras maneiras de incentivo tão eficazes quanto. Por exemplo: folgas, almoços, ingressos de cinema ou teatro, prêmios da empresa etc. É importante, no entanto, manter o incentivo dentro do que cada funcionário mais valoriza para que se sinta de fato recompensado.

Lembre-se: uma empresa com uma cultura saudável contribui para manter a motivação de seus funcionários de maneira saudável. Isso faz com que os índices de venda no seu call center sejam cada vez maiores. Sem que os agentes se sintam pressionados e tentados a deixar a sua empresa. Um colaborador feliz e realizado profissionalmente estará empenhado para trazer sucesso para o local onde trabalha!

About the author

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Leave a Comment

Share This