Insights

Divulgação de resultados: como uma apresentação pode influenciar investidores?

divulgação de resultados
Wittel
Escrito por Wittel

Fazer um negócio crescer apenas com recursos próprios é muito difícil, a menos que o dono não tenha limitação financeira alguma. Na maioria dos casos, a saída é se tornar uma empresa de capital aberto, ou seja, buscar investidores dispostos a apostar no seu serviço ou produto. É aí que entra a importância da divulgação de resultados.

Uma das obrigações desse tipo de empresa é prestar contas para seus acionistas sobre o plano de negócios e o fluxo de caixa, entre outros detalhes. Só assim os investidores saberão se o aporte financeiro está valendo a pena e quando terão o retorno desse dinheiro.

Apresentar esses números de forma adequada é crucial para a manutenção desses acionistas, bem como para conquistar novos investimentos. Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber para divulgar seus resultados de maneira clara e objetiva, a fim de acelerar o crescimento do seu negócio. Quer saber mais? Confira a seguir!

Como funciona uma empresa de capital aberto?

Abrir o capital é uma das maneiras mais tradicionais de se conseguir investimentos para o crescimento de uma empresa. Nesse modelo, investidores (individuais ou em grupo) compram ações e passam a receber uma parte dos lucros e dividendos, que serão proporcionais à porcentagem adquirida.

Para atuar dessa forma, a empresa já precisa estar minimamente consolidada no mercado. Afinal, para buscar acionistas, é necessário apresentar um plano de negócios consistente, além de contar com apoio jurídico e financeiro para superar as burocracias do processo.

Antes de colocar seu próprio dinheiro em uma empresa, o investidor precisa conhecer o modelo de negócio, os detalhes da operação e os planos do empreendedor para o futuro dos seus produtos e serviços. Por isso, é fundamental montar uma apresentação que exponha todos esses detalhes de forma simples e esclarecedora.

E isso não ocorre apenas na etapa de captação de acionistas. Depois de receber o aporte, a empresa deve divulgar periodicamente todas as suas contas e resultados, já que o retorno sobre o investimento (ROI) está diretamente ligado ao desempenho do negócio no mercado.

Com que frequência deve acontecer a divulgação de resultados?

Empresas de capital aberto precisam divulgar seus resultados trimestralmente e anualmente. Algumas também fazem balanços semestrais, de acordo com suas necessidades e as dos investidores. O intuito dessa prática é deixar todos os interessados sempre a par da saúde financeira e econômica do empreendimento.

Os resultados trimestrais são uma ótima maneira de orientar os investidores sobre os rumos imediatos da empresa. Já o balanço anual oferece uma visão mais ampla do negócio, excelente para acionistas que pensam no longo prazo.

Quais resultados devem ser apresentados?

Existem duas situações em que o empreendedor precisa dar detalhes sobre seu negócio para os investidores: a captação de novos acionistas e a prestação de contas para quem já aplicou capital na empresa. Os dois cenários demandam apresentações com conteúdos diferentes, que serão detalhados a seguir.

Captação de novos investidores

Ao apresentar o seu negócio a um possível investidor, procure responder a principal dúvida dele: “o que eu vou ganhar com isso?”.

Explore as vantagens do seu produto e evidencie as principais oportunidades que o mercado oferece para o crescimento da sua empresa. Também é importante expor eventuais falhas e ameaças do negócio, desde que fique claro que é feito um trabalho árduo para eliminar qualquer tipo de risco ou erro operacional.

Entre os detalhes mais relevantes de uma apresentação inicial, podemos citar:

  • formas de monetização;

  • modelo de negócio;

  • profissionais que farão parte da equipe e suas respectivas funções;

  • diferencial da empresa no mercado;

  • dados sobre os concorrentes;

  • público-alvo;

  • portfólio de produtos e serviços;

  • ferramentas necessárias para a operação;

  • estratégias de marketing.

Todas essas informações mostram ao investidor que tudo o que falta para o negócio decolar é o aporte financeiro, já que todo o caminho para o sucesso já está traçado.

Divulgação periódica de resultados

A divulgação de resultados para investidores que já se juntaram ao negócio deve contar com uma série de relatórios que categorizam e quantificam as contas da empresa. Os indicadores mais comuns nesses casos são o balanço patrimonial e a demonstração de resultados:

  • balanço patrimonial: são detalhados os ativos, passivos, total de recursos investidos e reserva de resultados (quanto a empresa ganhou ou perdeu desde a abertura de capital). Resultados são exibidos dentro de um recorte de tempo, como trimestre ou semestre;

  • demonstrativo de resultados: relatórios sobre as receitas e as despesas da empresa, para avaliar seus recebimentos, gastos e o resultado de suas operações.

De modo geral, essas apresentações devem ser estruturadas para expor aspectos positivos do desempenho da empresa, como aumento na receita de vendas, no lucro líquido e no capital circulante. Assim, os acionistas conseguem enxergar como seu dinheiro está sendo usado e em quanto tempo terão o retorno esperado.

Quais cuidados deve-se ter ao fazer a apresentação?

O segredo de uma boa apresentação é prestar atenção a todos os detalhes. Vestimenta, desenvoltura, domínio do assunto, postura corporal… Tudo isso é essencial para ser relevante e persuasivo durante a divulgação de resultados ou do plano de negócios. Veja os principais cuidados que você deve ter ao conversar com investidores.

Esteja preparado

Tenha em mente que o investidor fará todo tipo de pergunta possível para tentar encontrar buracos no seu planejamento — o que é natural, já que ele precisa proteger seus recursos de charlatões ou de empreendedores despreparados.

Por isso, tenha na ponta da língua as principais informações sobre o mercado e o seu negócio. Antecipe possíveis saias justas e prepare as respostas adequadas para questões desafiadoras. Vale até ensaiar o discurso em frente ao espelho. Tudo isso ajuda a passar segurança e mostrar que você sabe o que está fazendo.

Sem isso, além de desperdiçar a oportunidade, você corre o risco de se queimar no mercado, pois as informações correm muito rápido, para o bem e para o mal. Lembre-se: de nada adianta uma proposta muito boa se a pessoa que a apresenta não demonstrar preparo, pensamento estratégico e capacidade de superar desafios.

Produza bons slides

Uma apresentação de slides bem-feita é fundamental para deixar a divulgação de resultados mais atrativa e dinâmica. A dica número um nesse quesito é: evite textos longos demais. As ideias devem ser organizadas em frases curtas, diretas e organizadas por tópicos. Estruture uma ideia por tela, em ordem lógica, e, no máximo, dez slides.

Outro ponto importante é o design dos slides, que deve torná-los atrativos, sóbrios e transmitir profissionalismo. Além disso, é fundamental alinhar todos os detalhes com a identidade visual da empresa.

Utilize as ferramentas certas

Hoje, divulgar resultados envolve muito mais do que reunir executivos em uma sala e conduzir uma apresentação de slides. É possível utilizar recursos tecnológicos para otimizar as apresentações e até mesmo fazê-las de forma remota, poupando o precioso tempo de todos os envolvidos.

Ferramentas de conference call são ideais para essa finalidade. Além de possibilitar chamadas em grupo a distância, é possível gravar a reunião para avaliação posterior. Há também funcionalidades como o assistente virtual para introdução do evento e o moderador para a organização das perguntas dos participantes.

A webconferência possui recursos similares, com a vantagem do compartilhamento de conteúdo em tempo real. Assim, as informações são repassadas de maneira mais rápida e a comunicação se torna muito mais eficiente.

Para saber mais, baixe gratuitamente nosso e-book: Nova Era da Comunicação Interna!

Essas foram as nossas dicas para otimizar a divulgação de resultados! Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é hora de colocar o que aprendeu em prática. Estruture suas apresentações de forma estratégica, preste atenção em todos os detalhes e use as ferramentas adequadas. Dessa forma, sua comunicação com os investidores será muito mais transparente e produtiva!

Gostou deste artigo? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter! Assim, você receberá diretamente no seu e-mail nossos melhores conteúdos sobre reuniões, comunicação e atendimento ao cliente!

 

Sobre o autor

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixe um comentário

Share This