Conferências e Colaboração

5 motivos para adotar o WebEx

Escrito por Wittel

Os webinars são muito utilizados no universo corporativo em diferentes áreas. A grande facilidade para disponibilizar conteúdo online e conectar expositores e expectadores — ou mesmo vendedores e possíveis compradores — fez com que esse formato se popularizasse bastante nos últimos anos.

Em meio às diversas ferramentas disponíveis no mercado, o WebEx se destaca pela versatilidade e confiabilidade. Com essa solução, empresas e profissionais dos mais variados ramos conseguem melhorar a presença online e aumentar o engajamento com o público, por meio da disponibilização de conteúdos interativos e relevantes.

Essa ainda é uma solução de grande valia em rotinas empresariais, como no treinamento conjunto de colaboradores pela modalidade EaD. De modo geral, o WebEx reforça a mobilidade corporativa e traz uma série de vantagens — e é sobre elas que falaremos adiante. Continue a leitura e confira 5 motivos para adotar essa incrível ferramenta!

1. Versatilidade no treinamento corporativo

A comunicação sempre foi um dos elementos mais importantes para o sucesso empresarial. No entanto, a dinâmica da tecnologia — e a necessidade de uma atuação cada vez mais ampla — fez surgir a demanda por ferramentas de interação dinâmicas e alinhadas com o contexto atual — no qual quem pode ensinar e quem quer aprender nem sempre podem se reunir em um mesmo ambiente.

Neste sentido, o WebEx traz um grande benefício às empresas. Essa ferramenta possibilita a disponibilização de conteúdo de caráter educativo para profissionais em diferentes localidades, de forma totalmente fluida e eficiente.

Por exemplo, uma empresa que possui diferentes filiais espalhadas pelo país — e que dificilmente conseguiria alinhar todos os seus gestores para manter a unidade da empresa — pode conectar todas essas pessoas virtualmente, criando apresentações e treinamentos para serem assistidos ao vivo ou gravados para exibições futuras.

Vale destacar que todo o processo é realizado na própria ferramenta. O envio dos convites, o material utilizado, além de etapas importantes — como o lembrete do evento e e-mails de confirmação de participação — são exemplos de algumas funções da plataforma.

Além disso, ainda é possível tornar a apresentação mais dinâmica e rica com a exibição de vídeos em formato MP4 ou pelo YouTube. Durante o evento, há a possibilidade de interagir com os participantes, fazer questionários e gerar dados estratégicos. Tudo isso pode ser extremamente útil para o treinamento de colaboradores, pois permite a participação ativa dos envolvidos.

2. Excelente ferramenta para aquisição de leads

Outro grande motivo para adotar o WebEx diz respeito a sua capacidade de prospectar leads. Afinal, como dito, a ferramenta facilita a disponibilização de conteúdos interativos e relevantes para o público da empresa.

O mais interessante é que isso pode ser feito com total mobilidade e flexibilidade. A duração, o dia e o horário podem ser definidos tanto por quem produz o conteúdo e também por quem o visualiza.

Imagine que a empresa deseja ofertar um pequeno treinamento gratuito ao seu público, com o objetivo de aumentar a base de clientes. De maneira semelhante ao que ocorre com a oferta de e-books gratuitos, oferecer material em vídeo — ao vivo ou gravado — também é uma excelente estratégia para gerar interesse nos visitantes do site.

A diferença é que, com o WebEx, quem oferece o conteúdo tem uma série de recursos extras para tornar a prospecção ainda mais efetiva. A plataforma permite a reutilização de conteúdos, ao gravá-los e disponibilizá-los ao público em diferentes canais, reforçando a marca e o posicionamento da empresa por mais tempo.

A interface da aplicação também possibilita a aquisição e o controle de dados estatísticos, a partir de relatórios e análises. Essa funcionalidade é muito útil na qualificação dos leads, já que também é possível coletar informações a partir de formulários personalizados.

Assim, a tarefa de identificar os pontos de interesse e satisfação — que servirão de base para otimizar as transmissões e aumentar o engajamento — se torna ainda mais eficiente.

3. Fácil integração com outros recursos

Um dos traços marcantes da plataforma WebEx é a sua facilidade de uso. Entre o planejamento e a execução de uma apresentação, poucos são os passos exigidos. Toda a ferramenta foi pensada para ser o mais funcional e dinâmica possível. Por isso, ela está cada vez mais integrada a outros recursos, melhorando a experiência dos seus usuários.

A integração é, sem dúvida, uma grande vantagem desse sistema. Quem o utiliza pode compartilhar a sua tela em tempo real, tornando ainda mais simples a apresentação de um Power Point ou vídeo, por exemplo.

Além disso, como já dito, existe a integração com o e-mail, que é bastante útil no processo de nutrição dos leads. Isso pode ser feito com o envio de informações complementares sobre o evento, aumentando o alcance da estratégia e, consequentemente, o sucesso final da apresentação.

4. Dispensa grandes recursos e profissionais de TI

Para colocar um webinar à disposição do usuário, a empresa não dependerá de nenhum recurso adicional de TI e nem de conhecimentos específicos da área.

Na realidade, a ferramenta é pensada para funcionar de maneira bastante simples — porém eficiente —, bastando apenas um computador, uma webcam e um microfone — evidentemente que quanto mais profissionais forem esses equipamentos, melhor será a captura de imagem e som da ferramenta.

Desse modo, reforça-se o caráter democrático do WebEx, sendo uma solução acessível para empresas de todos os portes, sobretudo porque não demanda nenhum esforço ou investimento extra para aproveitar todas as suas vantagens.

Nesse quesito, cabe mencionar que existem assinaturas distintas para cada tipo de usuário. Ou seja, os valores mensais ou anuais — a depender da escolha — variam conforme as funcionalidades, a quantidade de expectadores e, de modo geral, a necessidade da empresa.

5. Alinhamento perfeito com o mercado

Hoje, grande parte do público consumidor está na internet. Logo, esse é um dos canais mais estratégicos para se explorar. E oferecer conteúdos atrativos é a melhor maneira para alcançar mais pessoas e gerar retorno para o negócio. A solução coloca a sua empresa em consonância com as mais modernas práticas do mercado, sobretudo no que diz respeito ao marketing digital.

Para se ter uma ideia, 66% dos profissionais de marketing de conteúdo B2B consideram os webinars como uma das ferramentas mais efetivas na execução de campanhas de marketing. Isso porque as pessoas tendem a ser mais facilmente convencidas quando um determinado produto ou serviço é apresentado visualmente.

Como foi possível perceber, o WebEx é uma ferramenta estratégica para a sua empresa. As funcionalidades desse recurso podem tornar as campanhas ainda mais envolventes, engajando o público com a oferta de conteúdo em um formato moderno e interativo. Considere esses pontos e não hesite em adotar o webinar como parte integrante das ações de marketing — e também como reforço na comunicação interna.

Está na hora de experimentar todas as vantagens listadas acima e melhorar a comunicação na sua empresa. Entre em contato conosco e conheça as melhores soluções!

Sobre o autor

Wittel

Deixe um comentário

Share This