Insights

6 vantagens da nuvem para o consumidor final

Wittel
Escrito por Wittel

Em um cenário de transformação digital, tendência marcante quando o assunto é inovação em serviços virtuais, a computação em nuvem desponta como uma das soluções que mais cresce em termos de aplicabilidade no mercado. E, agora, esse conceito ganha espaço no cotidiano do consumidor final, que ganha diversos benefícios.

A cloud computing, hoje, permite uma maior integração entre dispositivos e uma mobilidade jamais experimentada — características que estão alinhadas às necessidades e aos hábitos do consumidor moderno. Continue a leitura e confira, no post de hoje, os 6 benefícios que justificam a popularidade dos serviços baseados na nuvem no dia a dia dos usuários.

1. Economia com serviços SaaS baseados na nuvem

É impossível falar das vantagens da cloud computing sem citar a economia na contratação de serviços SaaS (Software as a Service). Com a expansão da tecnologia e a sua consequente estruturação em termos de capacidade, mais serviços migraram para a Cloud.

Nesse momento, ganha-se uma vantagem crucial em relação aos custos desses serviços, pois, o diferencial da nuvem para as empresas — e para o usuário final — é a escalabilidade, permitindo que os recursos sejam adaptados ao nível da demanda.

De maneira direta, isso acaba afetando o valor dos serviços, pois se paga apenas pelo que é utilizado. Em razão dessa economia, serviços SaaS têm custos menores — tanto para a empresa quanto para o consumidor final.

Por isso, a ideia de disponibilizar softwares como serviço tornou-se bastante comum — a exemplo do Spotify, em que o usuário não tem que comprar a ferramenta para utilizar as suas funcionalidades, mas apenas pagar uma assinatura mensal, muito mais em conta.

2. Maior variedade de serviços disponíveis em qualquer lugar

Esse fator possibilita uma grande mobilidade para o usuário, que pode acessar informações e realizar modificações de qualquer localidade. Para isso, basta apenas uma conexão com a internet.

É importante mencionar que o mercado mobile teve um grande aumento nos últimos anos e, associado ao conceito de nuvem, possibilitou o aprimoramento de serviços úteis para grande parte dos usuários. Isso se reflete na quantidade de ferramentas de armazenamento em nuvem disponíveis, como Google Drive, Dropbox e outras.

3. Facilidade na utilização de sites e aplicativos em horários de pico

Um dos grandes benefícios da nuvem, como dito, é a escalabilidade. Essa característica viabiliza adaptações rápidas na prestação dos serviços, permitindo que eles se mantenham estáveis mesmo em momentos de alta demanda, como é o caso de alguns sites e aplicações em horários de pico.

Sites e apps hospedados em servidores na nuvem conseguem aumentar a quantidade de recursos para suprir as demandas de acesso em qualquer horário. Isso evita a lentidão no carregamento das páginas de um site ou em funcionalidades de um aplicativo — ou mesmo a indisponibilidade total —, garantindo acesso em tempo integral para o consumidor.

4. Maior segurança em transações comerciais

A segurança também é outro traço marcante da nuvem. Hoje, os serviços de Internet Banking, por exemplo, já funcionam com hospedagem cloud. A razão disso é que as instituições financeiras se preocupam com a proteção dos dados sensíveis de seus correntistas e acionistas.

Em comparação com os tradicionais data centers locais, esse modelo oferece um nível de segurança bem maior, tanto em relação aos riscos físicos quanto na possibilidade de ameaças virtuais.

Toda a operação da nuvem é acompanhada por profissionais altamente capacitados, capazes de manter a integridade e o sigilo das informações, corrigindo falhas e eliminando rapidamente qualquer tipo de risco.

Desse modo, o usuário final pode ter a certeza de que as operações financeiras realizadas pelos aplicativos bancários são completamente seguras e sigilosas — e toda a comunicação é criptografada, reforçando ainda mais esse quesito.

5. Menor dependência do hardware

Durante muito tempo, os usuários de computadores e dispositivos móveis eram presos aos hardwares de suas máquinas, especialmente na parte de armazenamento. Por exemplo, guardar fotos e documentos era uma tarefa arriscada, pois sempre havia o risco de algo acontecer com o aparelho em que os documentos estavam armazenados.

Contudo, essa realidade mudou completamente. Hoje, o consumidor final tem muito mais facilidade na hora de guardar seus dados com segurança. A dependência com o hardware físico praticamente não existe, pois todos os arquivos são armazenados nos servidores remotos, permanecendo acessíveis mesmo que o computador do usuário queime, por exemplo.

6. Fortalecimento da sustentabilidade

Atualmente, temas relacionados à sustentabilidade ganham um grande destaque. As empresas buscam alinhar suas atuações a esse cenário e, no mesmo caminho, o consumidor se preocupa em dar a sua contribuição para um ambiente saudável.

Quando se fala em computação em nuvem, logo nos deparamos com uma noção de compartilhamento de infraestruturas físicas, superando o antigo modelo de aquisição de muitos equipamentos próprios — e que nem sempre eram utilizados em toda sua capacidade, gerando desperdícios.

Por outro lado, a cloud computing traz muitos benefícios ecológicos, como economia de energia, de espaço, menor necessidade de sistemas de refrigeração, redução na emissão de dióxido de carbono, entre outros.

Todas as necessidades dos grandes servidores ficam reunidas em um único espaço e utilizam as mais modernas e eficientes tecnologias disponíveis no mercado, capazes de melhorar o consumo de recursos naturais, além de minimizar o impacto sobre o meio ambiente.

Desse modo, quando o consumidor final utiliza mais serviços em nuvem, ele contribui para o reforço desse caráter sustentável, estimulando mais empresas a rever o modelo de atuação e migrando para aqueles serviços que sejam mais inovadores e ambientalmente responsáveis.

As vantagens da cloud computing são inúmeras. Esse conceito, sem sombra de dúvidas, é um dos que melhor representa o cenário tecnológico atual, pois ele atende as demandas por agilidade, mobilidade e integração dos mais variados serviços utilizados pelos usuários comuns.

Então, motivos não faltam para que a sua empresa adote essa tendência para satisfazer os consumidores e oferecer um melhor atendimento — com ferramentas integradas e hospedadas na nuvem!

Gostou deste post? Acha que este conteúdo pode ser útil para outras pessoas? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre para seus amigos e colegas as diversas vantagens desse tipo de hospedagem!

Sobre o autor

Wittel

Wittel

Comemorando 25 anos de experiência, a Wittel integra as necessidades das empresas com ferramentas de comunicação disponíveis no mercado. Tudo isso por meio de soluções que auxiliam nas interações internas (entre colaboradores) e com seus clientes, tornando o dia a dia mais produtivo. Oferece soluções de conferências e colaboração, contact center, trading floor, além de todas as aplicações voltadas ao processo de qualidade e eficiência no atendimento, tanto no modelo OnPremise como também na nuvem.

Deixar comentário.

Share This